É possível usar o FIES para Medicina?

FIES para Medicina

Teste Vocacional Rápido

Já pensou em ser médico, mas não tem como pagar pelo curso? Saiba que não é o único estudante que enfrenta o mesmo problema! Exatamente por conta disso, a gente decidiu trazer para o blog a resposta pra uma das suas principais dúvidas: é possível conseguir FIES pra Medicina?

Sem dúvidas, essa é uma das graduações mais procuradas do país. Afinal, falamos de uma profissão respeitada, bem-remunerada e com diversas opções de emprego.

E com o FIES, dá pra você cursar uma faculdade particular de Medicina sem pesar o orçamento. Quer saber mais? Leia o post até o final e descubra como se tornar um médico com ajuda de alguns benefícios!

Afinal, é possível recorrer ao financiamento para Medicina?

Sem muito suspense, temos uma boa notícia pra você: é possível usar o FIES pra Medicina! Mesmo com as últimas mudanças realizadas no programa, o curso continua sendo um dos que mais têm financiamento liberado.

Então, se você ouviu dizer que está cada vez mais difícil conseguir esse financiamento estudantil para graduação, saiba que é verdade. Mas, por envolver a formação de profissionais extremamente importantes pra sociedade, o curso de Medicina ainda é priorizado.

Como funciona e quais são as limitações?

Informação é tudo, né? Além de estudar muito para o vestibular e ficar atento à nota de corte em Medicina, é importante que você já esteja ciente dos requisitos pra conseguir o FIES pra faculdade de Medicina.

Isso mesmo! Infelizmente, não é todo estudante que consegue acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil. Existem limitações, documentos e situações que precisam ser conferidas.

A primeira de todas é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Pitágoras, qualquer edição dos últimos 3 anos já é válida. Mas isso não é tudo! Conheça as demais regras do FIES:

  • ser de nacionalidade brasileira;
  • pode ser graduado ou não;
  • deve ter alcançado uma pontuação superior a 450 pontos no Enem;
  • a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • a renda familiar bruta mensal deve ser de até 5 salários mínimos por pessoa, no caso do P-FIES;
  • não pode ter zerado a redação do Enem.

É importante destacar que, a partir de 2021, as regras serão um pouco diferentes. No caso da redação, o candidato deve obter nota mínima de 400 pontos. Na modalidade do P-FIES, essa mudança já entrou em vigor nesse segundo semestre de 2020.

Qual a nota de corte para Medicina no FIES?

A nota de corte do FIES pra Medicina ficou na faixa de 720 a 830 pontos, considerando a edição mais recente do Enem.

Entender esse conceito é muito simples: é a menor pontuação que conseguiu entrar no número de vagas para um curso. Se existem 20 oportunidades para Medicina em uma faculdade, por exemplo, o desempenho do candidato que ficou na vigésima posição é considerado a nota de corte.

O FIES cobre todo o valor da mensalidade?

Outra dúvida muito comum de quem pretende usar o FIES para o financiamento de Medicina é sobre a possibilidade de que toda a mensalidade seja englobada no contrato.

Nesse sentido, é preciso fazer uma análise um pouco mais aprofundada. Como você sabe, o curso é um dos mais procurados do país e exige uma grande estrutura e investimento das faculdades.

Pra assegurar um ensino de qualidade, dentro dos parâmetros do MEC, com professores altamente qualificados e respeitados e uma estrutura completa, o valor das mensalidades é superior ao das demais graduações.

O governo criou um teto de financiamento no valor de R$ 7 mil* mensais. Sendo assim, confira na sua faculdade o preço da mensalidade. Caso ela supere esse limite, vai ser necessário complementar do seu bolso.

Como saber se uma faculdade participa do FIES?

Além de todos os requisitos já mostrados, você precisa saber que nem toda faculdade participa do FIES. Isso mesmo! Assim como os estudantes, apenas as instituições que se enquadram nas regras estabelecidas pelo governo podem oferecer essa opção aos seus alunos.

Quer um exemplo? O MEC avalia as faculdades por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os cursos que alcançam a pontuação 5 e 4 são priorizados na hora da liberação da bolsa de Medicina.

banner plano de estudos medicina pitágoras

Isso significa que apenas os cursos reconhecidamente de qualidade desfrutam desse benefício. Essa informação é muito importante, né? Antes mesmo de prestar o vestibular, é interessante conferir no site do FIES se a faculdade escolhida está na lista.

É possível pagar o FIES por meio de trabalho na rede pública de saúde?

O FIES é um financiamento estudantil oferecido pelo governo pra estudantes que decidem prestar vestibular de Medicina numa faculdade privada. Então, depois de formado, o profissional deve pagar por esse empréstimo.

No caso dos médicos recém-formados, há uma opção que merece ser destacada. Em algumas situações, ele pode trabalhar na rede pública em troca da quitação das parcelas do seu financiamento. Pra isso, é preciso cumprir com os seguintes requisitos:

  • integrar uma equipe de Saúde da Família cadastrada e atuar em algum dos 2.219 municípios priorizados pelo Ministério da Saúde;
  • solicitar o abatimento da dívida depois de um ano de trabalho ininterrupto como médico integrante da referida equipe.

Esse benefício só vai ser mantido durante o tempo em que o profissional cumprir com as regras que a gente mencionou. Caso ele deixe de trabalhar em um PSF cadastrado, perde o direito ao benefício.

Além disso, caso a quantia referente ao abatimento da dívida não seja suficiente pra quitar todo o contrato do FIES, vai ser necessário fazer a complementação.

Como conseguir o FIES para Medicina?

Por ter uma imensa valorização social e do mercado de trabalho, o curso de Medicina costuma ter alta concorrência, independentemente do meio de ingresso (vestibular, FIES, Prouni etc.). Por isso, nossa primeira sugestão é planejar sua entrada na faculdade com bastante antecedência pra saber se você atende a todos os critérios do programa.

Quanto mais você tirar no Enem, maior é a sua chance de conseguir uma vaga no FIES. A concorrência no programa acontece entre os candidatos que escolheram o mesmo curso, faculdade, campus e turno.

Além disso, tenha muito cuidado no momento da inscrição. Certifique-se de que todas as informações estão corretas antes de dar prosseguimento à inscrição, principalmente detalhes a respeito dos dados pessoais e do curso escolhido.

A primeira etapa das inscrições normalmente é feita no Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Na plataforma, o candidato informar os dados solicitados: CPF, data de nascimento, e-mail e uma senha cadastrada. Em seguida, basta validar o cadastro no e-mail recebido.

É possível contar com o Prouni pra fazer Medicina?

Sim, é possível! Inclusive, você pode participar do FIES e do Programa Universidade para Todos ao mesmo tempo, desde que os programas sejam usados pra pagar o curso na mesma instituição de ensino. Nesse caso, o FIES é solicitado por bolsistas parciais do Prouni pra conseguir o financiamento do restante da mensalidade.

Isso só pode acontecer quando a faculdade que o estudante cadastrou pra receber a bolsa do Prouni também participa do FIES. Além disso, o estudante deve atender aos critérios pra ter os benefícios desse programa. Quer saber quais são? Veja aqui embaixo:

  • não pode ter diploma de curso superior;
  • ter feito a edição mais recente do Enem, com média de pelo menos 450 pontos;
  • não ter zerado a redação;
  • apresentar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (pra concorrer a uma bolsa integral);
  • apresentar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa (pra concorrer a uma bolsa parcial, de 50%).

Além dos critérios acima, o estudante precisa atender a pelo menos uma destas condições:

  • ter feito o ensino médio completo em escola da rede pública ou particular (neste caso, como bolsista integral);
  • ser uma pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública e concorrer a uma bolsa em curso de Licenciatura (já aqui, não é preciso comprovar renda).

Embora seja necessário obter o mínimo de 450 pontos e tirar uma nota acima de zero na redação, não é tão simples conseguir uma bolsa de Medicina pelo programa. A concorrência para o curso é grande, assim como em outras formas de ingresso, e a nota mínima não é a garantia do benefício.

O Prouni escolhe os candidatos com as maiores notas do Enem, que estão disputando o mesmo curso, na instituição e turno que você escolheu. Então, quanto maior for a sua média, maior é a chance de conseguir uma vaga em Medicina pelo Prouni.

Quais são as vantagens de investir em Medicina?

Está pensando ainda se entrar em Medicina vale a pena? Separamos algumas vantagens pra te ajudar na decisão. Veja só!

Valorização no mercado de trabalho

A Medicina está no topo das atuações com alta empregabilidade no país. Isso significa que dificilmente médicos formados ficam sem emprego. Além das oportunidades de vagas, é uma área com amplo campo de atuação e com a possibilidade de obter ótimos ganhos.

É claro que esses benefícios não vêm tão fácil quanto parece. Logo no início da carreira, médicos costumam ser colocados no mercado de trabalho pra atuar em setores de urgência, nos quais é preciso trabalhar em regime de plantões. É uma carga de trabalho grande pra fazer valer a ótima possibilidade de retorno financeiro.

Atuação com forte impacto na vida das pessoas

O objetivo maior da área é ajudar outras pessoas e promover a saúde, sendo também a beleza da profissão. Combater doenças e proporcionar cura é uma condição única que médicos lidam diariamente.

É a profissão responsável por reabilitar pessoas e garantir que elas tenham mais tempo pra ficar com suas famílias e amigos.

Incrível, não é? Então, se você quer seguir carreira na área de saúde e sonha em atuar em uma profissão com forte impacto social, talvez Medicina seja o curso perfeito pra você!

O paciente percebe quando os médicos se doam pra sua melhoria sem medir esforços, e ele retribui com uma gratidão enorme. Ao mesmo tempo que a Medicina é a área pra ajudar o próximo, também é contemplada com um imenso retorno emocional.

Aprendizado contínuo

Uma das certezas na carreira de quem atua na área médica é que o estudo nunca cessa. A ciência na Medicina é muito dinâmica, com produção de novos conceitos a todo instante no mundo inteiro.

Nesse contexto de inovação, o médico que não estuda com consistência não se mantém atualizado. É preciso ir atrás de leituras em revistas especializadas, participar de cursos e congressos, entrar em iniciativas de pesquisa e fazer publicações pra evitar a desatualização, que pode gerar prejuízos para o tratamento de pacientes.

Por que fazer Medicina na Pitágoras?

Passar em Medicina e se formar são grandes passos pra sua vida profissional. Além de poder usar seus conhecimentos pra salvar vidas e contribuir para o bem-estar de toda a sociedade, a carreira traz um bom retorno financeiro, como vimos — o salário de um médico pode ultrapassar os R$ 25 mil*, dependendo da especialização, como é o caso do oncologista.

Atualmente, diversas faculdades particulares oferecem esse curso, mas é essencial pesquisar, comparar e fazer a escolha certa. Afinal, isso influencia diretamente o tipo de profissional que você vai se tornar.

Pitágoras é uma instituição de ensino sólida e respeitada do país. Nossos professores são altamente capacitados e experientes, o que é fundamental pra sua formação. Temos parceria com o programa Mais Médicos, pra te ajudar na inserção no mercado. Isso sem falar em outros benefícios imperdíveis.

Nesse contexto, vale a pena destacar que os acadêmicos de Medicina participam do projeto Aula Destaque. São encontros ministrados por profissionais renomados na área. Assim, é possível aprender com quem mais entende do assunto.

Pra estudar com a gente, você pode prestar o vestibular tradicional, com provas online e, também, aproveitar sua nota no Enem como forma de ingresso.

Outro grande diferencial é o acesso ao Canal Conecta, um portal exclusivo pra deixar nossos alunos mais próximos do mercado de trabalho. E, falando em financiamento, temos parceria com a Creditas pra te ajudar a realizar seu sonho com mais tranquilidade e sem apertar o orçamento –– pra complementar o valor do FIES ou mesmo pra quem não se enquadra nas regras do programa!

Temos uma infraestrutura de ponta, com laboratórios bem equipados e modernos. Além de tudo isso, os acadêmicos contam com aulas práticas e estágios que fazem a diferença e contribuem ainda mais pra sua boa desenvoltura no mercado de trabalho.

Dê mais um passo rumo à carreira de sucesso!

Agora que você já sabe que conseguir FIES pra Medicina não é um objetivo impossível de ser alcançado, basta se preparar. Estude, fique atento às notícias, datas e pesquise bastante antes de escolher sua faculdade. Lembre que a Pitágoras tem convênio com o FIES e está de braços abertos pra você.

Pronto pra mudar o rumo de sua vida? Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Pitágoras e realize seu sonho de ser médico!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content