Quantos pontos preciso no Enem para passar em Medicina?

estudante comemorando nota do enem em medicina

Se você sonha em usar jaleco branco e ter aquela rotina intensa que a gente costuma ver nas séries médicas de TV, já deve ter se perguntado: afinal, quantos pontos preciso pra passar em Medicina no Enem? A fama de curso superconcorrido não é lá muito animadora, concorda?

Mas calma! É tudo questão de preparo e planejamento. Se você sabe quais são as notas de corte pra Medicina e as suas oportunidades pra entrar na faculdade, fica mais fácil fazer um plano de ação rumo ao seu sonho! E é pra isso que a gente está aqui!

Neste post, a gente te conta tudo sobre as notas que você precisa ter no Enem pra conquistar sua vaga e começar seu curso de Medicina. Vamos lá?

Quantos pontos você precisa pra passar em Medicina no Enem?

Descobrir quantos pontos você precisa ter no Enem pra passar em Medicina depende das formas de ingresso escolhidas: vestibular, Prouni, Sisu e FIES contam com notas de corte distintas. Mas todas têm em comum o fato de serem mais altas do que as médias de outros cursos.

Isso porque o curso de Medicina está entre os mais concorridos do Brasil. Não é pra menos, né? Estamos falando de uma carreira com alta empregabilidade, prestígio na sociedade, média salarial superior a R$ 10 mil* e, é claro, muita realização pessoal. Então, a primeira coisa que você deve saber é: a nota do Enem tem que ser boa!

O que é e pra que serve a nota de corte?

Agora, se você está se perguntando qual pontuação pode ser considerada boa, se liga: existe um índice muito útil pra ter uma ideia de quantos pontos precisa tirar no Enem e conseguir uma vaga. É a nota de corte! Já ouviu falar, né?

Em resumo, é a menor nota necessária pra ficar entre os selecionados no processo seletivo, desde um vestibular de Medicina até um programa de bolsas ou financiamentos. É muito simples: imagine que a faculdade que você deseja tem 20 vagas pra esse curso.

Pra conquistar uma, você precisa se inscrever no vestibular e concorrer com dezenas de candidatos. Os 20 estudantes que tiverem o melhor desempenho na prova vão ocupar as primeiras posições e, assim, preencher as vagas. Logo, a pontuação do 20º colocado é a nota de corte em Medicina nesse curso.

Isso quer dizer que todos os outros candidatos que tiveram uma pontuação menor do que essa estão desclassificados. Já deu pra entender pra que esse índice serve, né? Conhecer quais são as notas de corte nos processos seletivos de faculdades é um ótimo meio de entender o desempenho mínimo que você deve ter pra conseguir uma vaga.

Qual é a nota de corte em Medicina?

Agora, vamos ao que mais interessa: quais são as notas de corte pra Medicina? Veja quais são as pontuações médias pra aprovação nas principais formas de ingresso em cursos da área.

Sisu

Se não sabe como funciona o Sisu, pense que ele é responsável pelo ingresso em instituições públicas de ensino superior. Assim, o que está em jogo são vagas gratuitas na faculdade. Nem precisamos falar que o Sistema de Seleção Unificada é extremamente concorrido, né? As notas de corte costumam ficar entre 770 e 900 pontos no Enem!

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) distribui bolsas integrais (100%) e parciais (50%) pra cursos de Medicina em instituições de ensino privadas. Assim como o Sisu, ele utiliza a nota do Enem como critério de classificação dos candidatos, mas é um pouco menos concorrido.

As notas de corte pra bolsas do Prouni em Medicina ficam em torno de 763 pontos. A menor registrada é de 707 pontos e, a maior, de 814 pontos.

FIES

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o programa governamental que concede créditos estudantis com condições facilitadas. O financiamento não elimina o pagamento das mensalidades do curso, mas funciona como um empréstimo com juros baixos — que podem chegar a zero — e prazos longos pra pagamento da dívida.

Assim, você pode começar a pagar o seu curso só depois de se formar e em parcelas bem diluídas, o que já facilita o acesso à faculdade por quem não tem condições de arcar com os custos. Pra concorrer a uma vaga no FIES, você precisa tirar mais de 754 pontos no Enem, já que essa é a nota de corte média.

Vestibulares

Outra forma de entrar na faculdade é prestar um vestibular de Medicina. Ele funciona do mesmo jeito que esse tipo de prova, só vai te exigir uma nota de corte maior, como já vimos.

Aqui na Pitágoras, você consegue disputar uma vaga no curso de Medicina usando somente a sua nota do Enem, dispensando a realização do vestibular. Os pré-requisitos são:

  • ter feito o Enem a partir de 2017;
  • ter uma nota mínima de 400 pontos na redação.

Como a Pitágoras pode ajudar?

Se você não conseguiu alcançar as notas de corte pra Medicina ou não quer esperar pra fazer o Enem, fique tranquilo! Aqui na Pitágoras, você pode realizar o seu sonho desde já e sem nenhum drama. É isso mesmo!

Afinal, dá pra estudar com a gente por meio do vestibular (veja os editais abertos). Além disso, é possível obter descontos na faculdade de Medicina — incluindo o programa Amigo Vale-Prêmio.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre quantos pontos você precisa pra passar em Medicina no Enem? Como deu pra ver, as notas de corte podem ser altas, mas não faltam oportunidades pra começar seu curso e construir sua carreira nas muitas áreas de Medicina!

Então, está esperando o quê? Se inscreva logo no vestibular de Medicina da Pitágoras e comece o seu curso o quanto antes!

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 82

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos relacionados