Prouni: entenda os benefícios e saiba como participar

prouni

Desconto nota do Enem

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um projeto que tem como objetivo conceder bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. O desconto pode ser integral ou parcial — contribuindo para que muitos brasileiros que não têm condições de pagar pelos estudos tenham acesso a um diploma de graduação.

O programa é uma excelente oportunidade para os estudantes que, preenchendo os requisitos mínimos para buscar uma vaga nas instituições desejadas, consigam realizar o sonho de se formar e construir uma carreira. Essa ajuda é oferecida aos estudantes que declaram baixa renda para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não se trata de um financiamento estudantil, mas sim de uma bolsa de estudos.

Esse benefício do Governo integra as políticas de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação e seleciona os candidatos com base no desempenho no Enem. Portanto, quanto melhor a nota na prova, maior a chance de conseguir a aprovação. Por meio desse processo, é possível conseguir vagas em faculdade como a Pitágoras, que tem educação de qualidade e é reconhecida no mercado de trabalho.

Pensando em facilitar o seu caminho, vamos explicar o funcionamento do Prouni, mostrar o que é necessário fazer para participar do programa e quais são suas principais vantagens. Acompanhe a leitura!

Entenda como funciona e saiba como participar do Prouni

Existem duas etapas de seleção do programa por ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo. São oferecidos dois tipos de bolsas de estudo: as parciais, que correspondem a 50% do valor, e as integrais, ou seja, 100%. Tudo isso é avaliado de acordo com a condição financeira do candidato.

Como dissemos, a classificação para para as faculdades que aceitam Prouni é feita com base nas notas do Enem e, para concorrer a uma vaga, é necessário tirar no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e nota superior a zero na redação. Por isso, o desempenho no exame é fundamental na disputa por um lugar na faculdade.

As inscrições são realizadas pelo portal do Prouni e durante o processo, o candidato pode escolher até duas opções de instituições, cursos e turnos que estiverem disponíveis. A concorrência não é aberta, ou seja, cada estudante disputa as vagas com quem selecionar as mesmas alternativas que ele.

Na etapa inicial, são divulgadas as vagas da primeira chamada, e os estudantes escolhidos devem comparecer às instituições para sinalizar o interesse e realizar a matrícula. Caso ainda restem vagas, é disponibilizada uma segunda chamada, seguida de uma lista de espera. Por fim, podem ser abertas inscrições para as bolsas remanescentes.

Quem pode participar do programa?

Como o programa tem o objetivo de ajudar os estudantes de baixa renda, existem regras que definem quem pode entrar na concorrência pelas vagas. Para participar do processo de seleção, o candidato precisa preencher estes requisitos:

  • participar da edição mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação;
  • ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários-mínimos por pessoa;
  • não ter diploma de nível superior.

Além disso, é necessário se encaixar em um dos seguintes perfis:

  • ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou particular, desde que na condição de bolsista integral;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor efetivo da escola pública de ensino básico, concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura. Para essa modalidade, o requisito de renda familiar não é necessário.

As bolsas, como dito acima, podem ser integrais ou parciais. Para concorrer a uma integral, sua renda familiar bruta per capita deve ser de até 1 salário-mínimo e meio. No caso da parcial, ela fica entre 1,5 e 3 salários-mínimos.

Tour pela prova do Enem

O cálculo é feito com base na renda total de todos os integrantes da família que moram na mesma casa. É preciso somar os valores e depois dividir o resultado pelo número de moradores, tendo assim a quantia da renda familiar bruta per capita.

Conheça as vantagens do programa

Agora, que explicamos sobre o funcionamento do Prouni e os requisitos necessários de participação, vamos entender quais as vantagens que o programa oferece. Confira!

Ter acesso a um curso superior de qualidade

Conseguir o acesso a um curso superior de qualidade não é tarefa simples — e se torna ainda mais complicada para quem não tem condições financeiras. O Prouni facilita o ingresso em boas instituições de ensino, sem cobrar por isso e com uma concorrência inferior.

Como utiliza a nota do Enem, ele elimina a necessidade de vestibular por parte da instituição de ensino. Isso aumenta as possibilidades do candidato, que provavelmente teria dificuldades para prestar mais de um vestibular em instituições diferentes.

Diminuir os custos com a faculdade

Sem uma bolsa, os estudos em uma instituição privada de ensino superior podem custar mais caro. Por isso, ainda que consiga um desconto parcial, o aluno economiza muito dinheiro e não precisa abrir mão de seu futuro para arcar com suas despesas obrigatórias. Além disso, os benefícios como o Prouni ajuda o estudante a manter o pagamento das mensalidades em dia e organizar suas finanças, sem precisar acumular dívidas.

A diminuição de gastos proporcionada pelo programa permite, ainda, que o dinheiro que sobra seja utilizado para compra de materiais complementares, como livros, cadernos, cursos extras (excel, língua estrangeira, informática etc). Assim, as pessoas se sentem mais motivadas e ir em busca da profissionalização e da capacitação.

Ampliar as chances de conseguir emprego

O profissional que está estudando e buscando qualificação tem mais chances de conseguir um emprego. Ainda enquanto estudante, é possível encontrar colocações melhores, que darão mais tranquilidade financeira e estabilidade — como ser promovido ou se recolocar em uma nova área do mercado.

A busca pelo curso superior demonstra que o estudante tem o interesse de se especializar, portanto, quer crescer e adquirir conhecimento. Dessa maneira, novas oportunidades aparecem, expandindo as possibilidades de contratação e efetivação.

Aumentar a renda familiar

Com a conquista de um emprego, é provável que o aluno consiga o aumento da renda familiar durante o curso e, principalmente, após a formação. Portanto, o projeto contribui para melhorar a qualidade de vida dos candidatos, que recebem mais oportunidades de crescimento.

Ficou empolgado depois de conhecer o Prouni, saber como ele funciona e quais são os requisitos necessários para participar? Saiba que esse projeto é um ótimo meio de conquistar uma vaga em um curso superior de qualidade, mesmo que a sua condição financeira não seja tão favorável.

Mas para que ele abra portas e ofereça as possibilidades que você deseja, é importante fazer uma escolha acertada da faculdade. Além de viabilizar e facilitar o seu ingresso pelo Prouni, a Pitágoras oferece um excelente custo-benefício, excelente estrutura e corpo docente qualificado.

Quer nos conhecer melhor para saber do que estamos falando? Aproveite a visita ao nosso blog e leia outros artigos que preparamos para auxiliá-lo na sua caminhada rumo ao sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados