5 motivos para cursar uma faculdade particular de Medicina

faculdades particulares de medicina pelo enem

Teste Vocacional Rápido

Que a área da saúde é promissora, valorizada socialmente e oferece bons salários, todo vestibulando já sabe. Mas investir em uma faculdade de Medicina é uma decisão que deve ser avaliada sob vários pontos de vista. Como a disputa por uma vaga é a mais alta do país, vale pensar sobre os recursos (financeiros, de tempo etc.) que você tem disponíveis pra se dedicar à preparação para o Enem e vestibulares.

Conhecer as opções de faculdade e se planejar são as chaves de sucesso pra passar por esse período e conquistar uma vaga no curso de Medicina. E isso começa por entender como funciona a faculdade particular e quais são os diferenciais que ela oferece pra quem quer seguir carreira médica.

Por isso, vamos te mostrar alguns motivos e formas de ingressar nas faculdades particulares de Medicina pelo Enem. Continue a leitura e descubra por que vale a pena batalhar por uma vaga — principalmente aqui na Pitágoras!

Ingresso por meio do vestibular

Se dedicar durante 4 ou 5 anos pra passar em Medicina em uma instituição pública pra, depois, estudar de graça é uma boa lógica. Mas muita gente não se liga num ponto fundamental: sem frequentar cursinhos online ou presenciais específicos pra Medicina, a aprovação é quase impossível.

A razão pra isso está nas notas de corte extremamente altas de grande maioria das instituições públicas. Como a concorrência envolve muita gente e as vagas são limitadas, é natural que apenas aqueles com as melhores pontuações fiquem com as colocações no vestibular.

Já pensou que o valor gasto nesse período poderia ser utilizado em uma faculdade particular de Medicina? E não é só essa a vantagem. Em vez de só fazer o Enem, que tem concorrência nacional, é possível prestar o vestibular na instituição, e a nota de corte de Medicina vai ser bem menor.

Mas não se esqueça de que a preparação é rigorosa para o Enem ou outras provas de seleção. Por isso, planeje um guia de estudo para o vestibular de Medicina, combinado?

Utilização da pontuação do Enem

Você sabe quantos pontos precisa no Enem pra passar em Medicina numa instituição federal? Pelo menos 769,73, como foi no Sisu 2019. Se você não conseguir alcançar essa nota mínima, pode usar a pontuação do Exame diretamente em uma instituição particular.

Seu resultado é utilizado como parte do processo seletivo interno, substituindo a prova de vestibular. Além disso, é possível concorrer a bolsas específicas pra essa nota, como a gente vê a seguir.

Faça uma relação das faculdades nas quais você pode entrar

O primeiro passo pra utilizar a sua nota do Enem como substituta ao vestibular tradicional em uma faculdade particular é, claro, fazer a sua lista de instituições possíveis para o seu ingresso. Essa é uma tarefa que requer bastante pesquisa. Mas, em um primeiro momento, é suficiente apenas separar todos os nomes.

Nem todas as faculdades oferecem essa modalidade de ingresso. Por isso, em caso de dúvida, fique à vontade pra entrar em contato direto com a equipe da instituição e verificar se essa é uma opção possível, caso ela não esteja claramente especificada no site oficial dos cursos.

Meça os prós e os contras de cada instituição

Com a lista em mãos, é hora de fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre cada uma das opções. Escolher a melhor faculdade de Medicina pra chamar de sua é uma tarefa que deve ser levada muito a sério e que determinará o sucesso de sua carreira!

Alguns pontos aos quais você deve atentar são os seguintes.

  • O curso tem um bom reconhecimento no MEC? Você pode conferir essa informação acessando o eMec.
  • A faculdade tem preocupação com o uso da tecnologia e faz a implementação de inovações digitais no ensino?
  • Há diferenciais no ensino dessa instituição?
  • Há uma preocupação importante com a qualificação do estudante?
  • O corpo docente é devidamente qualificado para o ensino?
  • Qual é a modalidade de ensino aplicada na graduação?

Na Pitágoras, você conta com uma série de diferenciais, todos eles focando as tendências educacionais e trazendo a tecnologia para o dia a dia dos estudantes.

Além disso, contamos com certificações ao longo da graduação e o curso de Medicina é oferecido na modalidade PBL (aprendizado baseado em problemas), que conecta o aluno desde o primeiro período com o dia a dia da prática médica.

Leia os editais com bastante atenção

Escolheu a faculdade de seus sonhos? Incrível! Agora, é hora de ler o edital com toda a atenção possível e anotar os pontos mais importantes. Algumas dicas são a data das seleções, o começo das matrículas e por aí vai.

Também é interessante já começar a separar a documentação necessária para a sua matrícula. Afinal, deixar tudo para a última hora pode ser um grande tiro no pé, e as chances de você se desesperar são grandes. Por isso, agilize o processo enquanto tudo está tranquilo!

Faça a sua escolha no ato da inscrição ao vestibular

Depois disso, é muito fácil. Faça a sua inscrição! Esse é um processo muito simples e bastante intuitivo.

No site da Pitágoras, por exemplo, há uma caixinha com os dizeres “quero utilizar meu Enem para a inscrição”. Basta marcá-la e seguir preenchendo seus dados normalmente!

Lembrando que o processo só é válido pra edições do Enem que aconteceram nos últimos 3 anos. Essa é outra vantagem: você pode utilizar a melhor nota que obteve nesse período e conquistar a sua vaga!

Programa interno de bolsas

Conseguir uma bolsa de Medicina não é simples, mas também não é impossível. Aqui na Pitágoras, temos programas de bolsas e descontos na faculdade de Medicina e em outros cursos. Conheça alguns:

  • Bolsa Incentivo: pra alunos que comprovem dificuldades financeiras;
  • Bolsa Primeiro Semestre, exclusiva pra calouros;
  • Bolsa Transferência.

Além das bolsas, a Pitágoras conta com programas de incentivo, como Amigo Vale-Prêmio e o Desconto Pontualidade, que dá um abatimento para os estudantes que quitam a mensalidade até o 5º dia útil. Legal, né?

Pra facilitar o seu pagamento, a Pitágoras ainda tem a parceria com o Creditas. Esse empréstimo tem juros baixos, sem surpresas para o seu bolso, e bastante prazo pra quitar: são até 20 anos!

Viu como é preciso ir em busca de informações? Talvez você nem imaginasse que havia todas essas formas de reduzir o valor das parcelas!

Qualidade do ensino

Depois de tudo o que a gente falou até aqui, você pode estar se perguntando: e a qualidade do ensino, é pior que a da faculdade pública? Nem de longe!

Temos que considerar as altas perspectivas de um estudante de Medicina, e esse não é um curso qualquer. Ele demanda laboratórios e materiais especializados, professores capacitados e metodologia eficiente.

Aqui na Pitágoras, com mais de 20 anos de tradição, temos convênio com o Programa Mais Médicos e visitas programadas às unidades básicas de saúde do município. Assim, desde o início do curso, você mantém contato com as diversas áreas da Medicina e com a realidade da profissão.

A Pitágoras também se destaca por oferecer novas instalações, com laboratórios e salas de aula especiais para o aluno de Medicina. Na Unidade Eunápolis, desenvolve o primeiro programa de residência médica na cidade.

Custo-benefício do investimento

A gente deixou para o fim a melhor das vantagens da faculdade particular: o custo-benefício de estudar no tempo que você deseja, sem ficar anos penando no cursinho. A qualidade da instituição é reconhecida inclusive pelo MEC — então, não há diferenças no diploma na hora de ir em busca de emprego ou de tentar uma especialização em Medicina (mestrado ou doutorado).

Na Pitágoras, ainda tem a parceria exclusiva do Canal Conecta. Assim, pode buscar estágios durante o curso pra manter contato com a profissão — um apoio que não se encontra em toda faculdade particular! Depois de conquistar seu diploma, a plataforma ajuda na conquista de vagas, com salários que vão de R$ 6.940 a R$ 15.165*.

Vem pra Pitágoras você também!

Comece sua carreira de sucesso na área de saúde estudando numa renomada faculdade particular de Medicina pelo Enem! Se você avaliar todos esses pontos, vai ver que existem formas de reduzir ou até mesmo eliminar o pagamento das parcelas, já que esse é um impedimento às vezes tão grande quanto a concorrência.

Entendeu quais são os diferenciais da faculdade particular? O que está esperando? Se inscreva pra Medicina na Pitágoras e comece o seu futuro agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content