Saiba como funciona o vestibular para Engenharia Civil na Faculdade Pitágoras!

estudante de engenharia civil ead

Teste vocacional rápido

Sabia que existe mais de uma modalidade de vestibular de Engenharia Civil na Pitágoras? Pois é, e os estudantes que almejam ingressar neste curso podem ainda escolher entre várias outras formas de ingresso

Para te ajudar a escolher qual é a melhor, nós separamos neste artigo todas as maneiras que você pode começar a sua graduação e ainda como cada uma delas funciona na prática!

Confira as formas de ingresso na Pitágoras!

  • Vestibular tradicional;
  • Vestibular online; 
  • Nota do Enem;
  • Segunda graduação;
  • Transferência externa;
  • ProUni e Fies.  

Vestibular de Engenharia Civil tradicional

Quem pensa em fazer uma faculdade já deve ter ouvido falar no vestibular tradicional. Esse é aquele modelo adotado por diversos locais e serve para testar os conhecimentos sobre os assuntos vistos durante o ensino médio. O funcionamento dele é bem simples.

Basicamente, o vestibulando faz a sua inscrição no site e realiza o pagamento da taxa de inscrição. O próximo passo é verificar a data e local onde a prova será realizada, uma vez que ela é presencial, e seguir até lá no dia. Os resultados são divulgados após a correção no site da própria faculdade. 

Vestibular online de Engenharia Civil

Uma modalidade de vestibular que vem se tornando bem popular, e foi adotado pela Pitágoras, é a online. Ou seja, a prova é feita do conforto da sua casa e é preciso apenas ter conexão com a internet e um computador ou celular em mãos. 

O vestibulando pode optar por essa modalidade na hora da inscrição ou solicitar depois, caso tenha perdido a data da versão tradicional. Ao todo, ele terá 60 minutos para finalizar uma prova. 

Caso precise recarregar a página, saiba que são dadas cinco tentativas. Mas fique atento, pois os temas mudam a cada uma delas. Os resultados costumam sair em até quatro dias e são divulgados na área do candidato do site. 

Ingresso no curso de Engenharia Civil com a Nota do Enem

Fez o Enem nos últimos anos e pretende cursar Engenharia Civil? Então saiba que você pode usar a nota do exame como forma de avaliação e ingressar no curso sem a necessidade de prestar o vestibular. 

Mas fique atento a algumas regras. A primeira é que são aceitas notas apenas a partir de 2010. Além disso, é preciso ter alcançado no mínimo 200 nas provas de conhecimento e na redação. 

Para escolher esse método, basta você clicar na opção “Utilize a sua nota do Enem” na aba de inscrições e fazer o envio dos documentos que comprovem a realização da prova e da nota alcançada nela. 

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Segunda graduação em Engenharia Civil 

Quem já possui uma graduação, mas pretende fazer uma nova faculdade também encontra um método de ingresso especial para o curso de Engenharia Civil. É a chamada segunda graduação. 

Para utilizá-la, é necessário apenas entregar, ou enviar, os documentos que comprovem que o vestibulando já possui ensino superior. A lista completa pode ser encontrada no site da Pitágoras. 

As vagas disponíveis para os candidatos de segunda graduação são as que restaram dos outros processos seletivos. Por isso, é preciso passar por um processo de seleção. Caso ele seja aprovado, resta apenas ir na unidade para concluir a matrícula. 

Transferência externa para Engenharia Civil 

Sabia que é possível solicitar uma transferência externa e passar a estudar em outra instituição, sem a necessidade de prestar o vestibular. Pois é, mas existe o requisito de ter trancado o curso em outra faculdade há, no máximo, seis meses. 

Para ingressar por esse método, o candidato deve escolher o curso no site e clicar na opção de transferência externa. Feito isso, basta enviar os documentos requisitados e fazer a matrícula. 

Solicitação de ProUni e Fies para Engenharia Civil 

Por fim, existe o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que possuem sistemas de seleção próprios e dependem da nota do Enem.

Todos os anos são disponibilizadas um certo número de vagas para esses métodos de ingresso e para concorrer é necessário se inscrever nos portais dos programas, quando as inscrições estiverem abertas pelo cronograma do Governo Federal. 

Descubra como a Pitágoras pode te ajudar a realizar o sonho de fazer uma faculdade!

E aí, está planejando estudar Engenharia Civil? Então saiba que a Pitágoras pode te ajudar a realizar esse sonho! Ela possui anos de experiência e está presente em várias cidades brasileiras. Todas as unidades contam com uma infraestrutura completa e professores qualificados. 

Além disso, o aluno recebe apoio para ingressar no mercado de trabalho ao ganhar o acesso a um portal de vagas de empregos nacional. Sabe o melhor? Tudo isso vem com mensalidades acessíveis e bolsas de estudos e outros descontos. 

E aí, vai esperar o que para correr atrás do seu sonho? Faça a sua inscrição no vestibular e dê o primeiro passo para construir a sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.