Faculdade de Farmácia: Veja tudo que você precisa saber sobre esse curso!

Farmácia

Desconto nota do Enem

Se assim como muitos estudantes, você também está de olho na carreira de farmacêutico, então este post foi feito para te ajudar. Contudo, se você ainda tem dúvidas a respeito da faculdade de farmácia e de tudo o que este curso pode te oferecer, te convidamos a continuar esta leitura. Bora?

Como é o curso de Farmácia?

A graduação, do tipo bacharelado, prepara os alunos para desenvolverem plenamente as atividades de um farmacêutico. Um bacharel desta área, ao fim de sua formação estará apto a desenvolver um trabalho em indústrias farmacêuticas,  cosméticas, alimentícias e poderá atuar no atendimento e gestão de farmácias, hospitais e vigilâncias sanitárias de todo o país.

O curso tem uma duração média de 5 anos. É oferecido na modalidade presencial e EAD (Semipresencial) e atende as demandas de diversos perfis de estudantes.

O nível superior em Farmácia é uma formação na área da saúde, e por isso oferece em sua grade de ensino disciplinas relacionadas ao campo das Ciências Biológicas, da Física, Química, e da Matemática. No entanto, algumas matérias do curso se debruçam sobre a área de humanas, visto que este profissional sempre estará, em última instância, zelando pela vida das pessoas. 

O curso de Farmácia tem TCC ou horas complementares?

Grande parte dos cursos superiores adotam o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) como parte da grade curricular. Portanto, na faculdade de farmácia da Pitágoras o trabalho é um requisito fundamental na formação de nossos futuros farmacêuticos.

Sendo assim, o trabalho funciona como forma de dar ao aluno a oportunidade de refletir a respeito de todo seu aprendizado ao longo do curso. Desta forma, o estudante poderá demonstrar como é capaz identificar uma problemática em seu campo de estudos, relacionar os conteúdos que aprendeu, e tecer suas considerações a favor de um tema pertinente para a área e para a sociedade de forma geral. 

As atividades ou horas complementares,  assim como o TCC, são essenciais para garantir aos graduandos uma boa base profissional. Embora não estejam contempladas na grade curricular, tais atividades servem para dar ao aluno uma visão panorâmica das suas possibilidades de atuação.

A participação em eventos acadêmicos, tais como: estágios não obrigatórios, semanas acadêmicas,  congressos, conferências,  cursos de extensão permitem que o aluno possa ampliar seus conhecimentos, ganhar expertise e aumentar sua rede de contatos profissionais. 

Conteúdos estudados na Faculdade de Farmácia

A grade curricular completa do curso de farmácia pode ser acessada clicando aqui. Mas, se você deseja seguir esta carreira, entre as principais disciplinas destacamos:

  • Análises Toxicológicas;
  • Anatomia;
  • Biologia Celular;
  • Farmacologia;
  • Manipulação;
  • Patologia Aplicada;
  • Química;
  • Resposta Imunológica;
  • Tecnologia Farmacêutica.

Modalidades da Faculdade de Farmácia na Pitágoras

A fim de possibilitar a cada vez mais estudantes a possibilidade de cursar o ensino superior, a Pitágoras oferece o curso de farmácia em duas modalidades:

Presencial

A modalidade presencial, como o próprio nome sugere, exige que o estudante vá até a unidade de ensino várias vezes na semana, já que a grande maioria das atividades, sejam elas aulas teóricas ou práticas, são ministradas nas dependências da faculdade.

Este modelo de ensino atende principalmente os estudantes que podem investir mais tempo em sua formação e que também desejam ter um contato mais aproximado com professores e colegas de turma.

Tour pela prova do Enem

Semipresencial

A modalidade semipresencial vai de encontro a necessidade de muitos alunos que não têm a mesma disponibilidade que aqueles que optam pelo ensino presencial.

Sendo assim, no ensino a distância (semipresencial) o estudante precisará ir até seu polo de ensino 1 vez na semana, o que permite que ele possa estudar sem comprometer suas demais atividades.

Logo, os graduandos têm flexibilidade para montar sua própria rotina de estudos e aprender com a mesma qualidade por meio de webaulas e outros conteúdos transmitidos por professores competentes e comprometidos com o progresso de seus alunos. 

Perfil de quem faz Faculdade de Farmácia

Em um curso de farmácia, grande parte das disciplinas se concentram no campo das Ciências Biológicas. Por este motivo, as atividades laboratoriais e clínicas serão presença frequente na faculdade. Contudo, tão importante quanto ganhar capacidades técnicas durante a graduação  é desenvolver habilidades sociocomportamentais para ser bem sucedido no dia a dia de sua profissão.

Entre as características essenciais de um farmacêutico destacamos: 

  • Empatia;
  • Ética
  • Capacidade analítica;
  • Habilidade para trabalhar em equipe;
  • Comprometimento e foco; 
  • Apreço pelo conhecimento contínuo;
  • Iniciativa e tomada de decisão;
  • Atenção a processos e protocolos

Faculdade de Farmácia: atividades de um farmacêutico

A rotina de um farmacêutico pode variar em virtude do segmento de atuação escolhido e de seu local de trabalho, por exemplo. Assim, alguns optam pelas drogarias tradicionais, locais onde os medicamentos são apenas comercializados. Outros profissionais preferem seguir carreira em uma farmácia de manipulação, a farmácia magistral.

Embora ambos estabelecimentos sejam reconhecidos pela venda de remédios em última instância, nos locais onde os medicamentos e dermocosméticos são fabricados, as demandas do farmacêutico são bem diferentes que em uma drogaria. 

O que faz um farmacêutico no dia a dia? Veja algumas possibilidades:

  • Analisa, orienta e supervisiona a produção de fármacos, medicamentos, cosméticos e embalagens;
  • Orienta, quanto ao administração correta, dosagem, horário e uso combinado de medicamentos;
  • Administra aplicação de injetáveis;
  • Atua no cumprimento das resoluções dos órgãos competentes- Conselhos Regionais e Federal de Farmácia, Vigilância Sanitária, entre outros;
  • Administra o fracionamento de medicamentos autorizados e cuida do acondicionamento dos estoques;
  • Estuda, examina e testa novos componentes e princípios ativos.

Faça a Faculdade de Farmácia na Pitágoras!

A Pitágoras é uma excelente escolha para todos os alunos preocupados com a qualidade de sua formação. Com anos de experiência formando profissionais de destaque, nossa faculdade pode oferecer a você excelentes condições de ensino. Nosso corpo docente é composto por professores altamente capacitados, motivados na missão de realizar o seu desejo de conquistar o nível superior.

Estamos atentos às necessidades dos nossos alunos e comprometidos com a educação em nosso país. Por isso, oferecemos inúmeras possibilidades de bolsas de estudo para viabilizar o acesso de cada vez mais alunos a uma graduação. Também nos preocupamos com aquelas pessoas que por diversos motivos não podem se deslocar diariamente até uma unidade de ensino. Sendo assim, investimos pesado nos cursos na modalidade EAD (ensino a distância). 

Como o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, também cuidamos para que nossos alunos tenham um acesso privilegiado a vagas de estágios e de efetivos. Nosso portal Conecta é mais uma de nossas ações em benefício daqueles que nos confiam seus sonhos.

Por essas razões, não perca mais tempo e faça agora mesmo a sua inscrição: clique aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados