Saiba como conseguir horas complementares em 6 passos

como conseguir horas complementares

Desconto nota do Enem

A graduação é um dos períodos mais importantes de nossas vidas. Afinal de contas, se trata de um passo essencial rumo a uma carreira de sucesso. Mas também é uma época em que a dedicação, o foco e a responsabilidade devem ser palavras-chave pra conclusão da formação. Você sabia, por exemplo, que as horas complementares são obrigatórias pra conquista do tão sonhado diploma? Pois é!

Pensando nisso, a gente preparou um post completo sobre o assunto. A seguir, se ligue no que é esse requisito básico pra concluir uma graduação e em como conseguir horas complementares por meio de diferentes atividades.

Vamos acompanhar?

O que são horas complementares?

As horas complementares (ou atividades complementares) são requisitos obrigatórios pra complementar o currículo acadêmico. O estudante de graduação só se forma e recebe o seu diploma se cumprir com a carga horária mínima que a faculdade estipula.

Elas podem ser divididas nas seguintes categorias:

  • horas complementares internas — referentes às atividades realizadas dentro da instituição de ensino, como monitorias, pesquisa, iniciação científica etc.;
  • horas complementares externas — referentes às atividades não relacionadas à instituição de ensino, como congressos, workshops, estágios, cursos online, intercâmbios, entre outras.

Por que as horas complementares são importantes?

As horas complementares não devem ser vistas como um obstáculo pra quem deseja se formar. Pelo contrário!

São várias as vantagens das horas complementares. Elas contribuem para o aprendizado, enriquecem o seu currículo e podem te dar experiência profissional. Por isso mesmo, elas são muito importantes pra quem as cumpre.

O melhor de tudo é que você mesmo pode escolher aquelas com que mais se identifica — ou seja, não há necessidade de ingressar em alguma atividade de que não gosta apenas pra conseguir se formar. Legal, né?

Como conseguir horas complementares?

É possível cumprir as horas complementares obrigatórias por meio de diversas atividades extracurriculares. Veja só algumas sugestões bem interessantes pra você!

Faça cursos online

Os cursos online são opções práticas e muito vantajosas de horas complementares. Como são conduzidos à distância, é você que decide quando, de onde e com qual dispositivo se dedicar — ou seja, são ideais pra quem precisa de flexibilidade na rotina de estudos.

Outros pontos positivos é que essas formações livres incluem várias áreas do saber e podem ser um jeito de adquirir mais qualificação profissional. Dar uma caprichada no currículo com um curso relacionado com a sua graduação é uma ótima estratégia!

Se inscreva em monitorias

Pra quem busca horas complementares mais ligadas ao universo acadêmico, que tal se inscrever em monitorias? Por meio delas, você pode auxiliar os estudantes de outros períodos em determinadas disciplinas. Ao mesmo tempo, reforça o conteúdo pra si e desenvolve habilidades interpessoais (comunicação, empatia etc). 

A vantagem das monitorias é que elas podem ser feitas justamente dentro da faculdade. Assim, fica muito mais fácil encaixar a atividade na rotina, não acha? Você pode dar monitorias antes ou depois de suas aulas, sem precisar se deslocar nem comprometer seus outros compromissos.

Tour pela prova do Enem

Procure um estágio

O estágio é uma atividade fundamental pra todos os graduandos, independentemente de se tratar de um meio de conseguir horas complementares. Isso porque é por meio dessa vivência que você coloca em prática o que aprendeu na faculdade, adquire experiência profissional e desenvolve habilidades úteis pra carreira futuramente.

Não é à toa que, pra determinados cursos, os estágios são obrigatórios pra que você possa se formar. Aqui, uma dica de ouro é optar por uma faculdade que facilite o ingresso do estudante no mercado. Veja só aqui na Pitágoras: a gente tem parceria com o Canal Conecta, portal de vagas de estágio e emprego exclusivo pra nossos alunos!

Por fim, uma experiência de estágio enriquece o currículo e, pra quem já está nos períodos finais da graduação, há a chance de ser efetivado depois do fim do contrato. Lembre que várias empresas adotam essa prática.

Realize trabalhos voluntários

Os trabalhos voluntários têm muito a agregar a todos que o praticam. Além de ser algo bastante bem-visto pelos empregadores, é uma maneira de contribuir para o bem da sociedade e, é claro, conseguir horas complementares pra faculdade.

Sem falar que praticar o bem ao próximo é também uma forma de promover realização pessoal — o que te dá motivação pra continuar atuando como voluntário. Pra começar, procure por causas ou projetos que sejam importantes pra você e entre em contato. 

Você pode se voluntariar em:

  • ONGs que ajudam animais;
  • creches e orfanatos;
  • casas de repouso;
  • projetos culturais etc.

Como essas causas costumam ser bem receptivas pra ajuda, não vai ser difícil encontrar um projeto pra auxiliar.

Frequente congressos e palestras

Outro jeito de dar um up no currículo e, ao mesmo tempo, conseguir horas complementares é participar de congressos, palestras, workshops e simpósios relacionados com a sua futura área de atuação. Pra isso, busque os principais eventos que acontecem na sua cidade (ou em outra que você possa comparecer) e marque na agenda.

Vale lembrar que vários deles são gratuitos. Sem falar que, nesses eventos, as oportunidades de praticar o networking são imensas! Você pode adicionar à sua rede de contatos pessoas influentes e profissionais que vão abrir portas pra oportunidades alinhadas ao seu perfil.

Participe de grupos de pesquisa

Quer outra sugestão de horas complementares internas? Participe de grupos de pesquisa na sua faculdade. Se você se interessa pela atividade, saiba que as instituições de ensino costumam ter grupos coordenados pelos próprios professores — basta entrar em contato com o corpo acadêmico.

É uma ótima alternativa pra se aproximar mais dos professores, participar de eventos acadêmicos (como os que vimos no tópico anterior) e demonstrar interesse em desenvolver os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Busque a sua vantagem competitiva!

Agora você já sabe como conseguir horas complementares e por que elas são tão importantes para o graduando. Sendo assim, nada de deixar essa questão pra última hora, combinado? Não se esqueça de que aqui, na Pitágoras, damos todo o suporte pra que você ingresse em atividades como as que vimos.

Sendo assim, o que está esperando pra estudar com a gente? Aproveite que está aqui e faça agora mesmo a sua inscrição no curso de seu interesse!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 80

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados