8 dicas para escolher uma boa faculdade de Psicologia em BH

estudante de psicologia

O curso de Psicologia é um dos mais indicados pra quem se interessa pelo estudo do comportamento humano, aliando conhecimentos na área da saúde e das humanidades. Mas, cá entre nós, que graduação concorrida, né? Pra você ter ideia, o Conselho Federal de Psicologia estima um número total de profissionais em cerca 375.693.

Ainda que as oportunidades pra atuar sejam amplas e a área ofereça uma boa remuneração, se você deseja se formar em Psicologia em Belo Horizonte, é pra lá de importante se garantir e contar com uma boa formação. Assim, pode adquirir todas as habilidades exigidas de um bom psicólogo, como hábito de leitura e escuta ativa, e se destacar no mercado.

Pensando nisso, a gente separou pra você algumas dicas de como escolher uma boa faculdade de Psicologia em Belo Horizonte e consolidar uma carreira de sucesso na cidade. Você ainda vai ver por que a Pitágoras é a opção ideal. Não deixe de conferir!

Conheça a área desejada

O primeiro passo em direção à vida profissional deve ser o conhecimento aprofundado sobre a sua área de interesse. Pesquisando quais são as disciplinas teóricas e práticas que você vai ter na graduação e conhecendo as oportunidades de mercado pra carreira, por exemplo, dá pra descobrir o que deve ter uma faculdade de Psicologia.

Assim, você pode definir critérios pra escolha de uma instituição, priorizando as qualidades e características que cumprem as suas expectativas. Ah, sem falar nas formas mais facilitadas de ingresso nas unidades. Aqui na Pitágoras, além da prova tradicional, dá pra entrar com o vestibular online e até a nota do Enem.

Verifique a qualificação dos professores

Entre as suas opções de faculdade, também é importante considerar a qualificação dos professores. Afinal, contar com um corpo docente preparado e experiente é fundamental pra adquirir conhecimento técnico e prático satisfatório para o mercado de trabalho.

Pra saber mais sobre os professores, você pode entrar em contato com a unidade de ensino ou conversar com colegas que já passaram pela faculdade. Quanto mais mestres e doutores com vasta produção científica puder contar, melhor vai ser o aproveitamento da vida acadêmica, não acha?

Pesquise o reconhecimento no mercado de trabalho de BH

O reconhecimento de uma instituição no mercado é resultado de uma série de ações positivas, entre elas a própria contratação de professores qualificados e o comprometimento com o ensino de qualidade. Vale a pena conferir a reputação antes de optar por uma faculdade de Psicologia em Belo Horizonte.

Você pode observar, por exemplo, a tradição da unidade em alguns cursos disponíveis, o sucesso dos profissionais formados na instituição e a credibilidade entre as empresas que mais contratam no mercado.

Confira a grade curricular

Vale conferir a grade curricular de Psicologia. Afinal, de uma instituição pra outra, você pode encontrar algumas variações importantes que tornam mais ou menos didático o ensino dos conteúdos. Além disso, analisando as disciplinas previstas para o curso, dá pra perceber se a faculdade prioriza o aprendizado prático.

Vale lembrar que, pra ser um bom psicólogo, é preciso desenvolver habilidades específicas como escuta atenta e capacidade de estabelecer relações empáticas. Isso só é possível se você puder contar com disciplinas voltadas pra atuação de excelência no mercado de trabalho.

Confira a localização das unidades e polos

Outro aspecto importante que você deve avaliar antes de escolher uma faculdade é a localização da unidade educacional. Afinal, isso pode ser motivo de desgaste ou custos adicionais com transporte, caso a sua residência esteja longe do campus.

Pensando nisso, inclusive, algumas faculdades disponibilizam diversas unidades aos alunos pra que possam adaptar a sua rotina de estudos de maneira mais facilitada. Então, não deixe de lado esse fator e tenha certeza de que a localização não vai ser empecilho à formação. O ideal é procurar formas de ingresso em instituições que têm vários polos.

Na Pitágoras de BH, temos campus espalhados pra atender nossos alunos dos diversos cantos da cidade. Se você mora ou trabalha na região central, dá pra estudar na Afonso Pena, na Guajajaras ou na Timbiras. Mas se precisar de locais mais afastados, não se preocupe. Ainda temos os polos Antônio Carlos, Barreiro, Venda Nova, Raja e Prudente de Morais.

Cheque a oferta de cursos de extensão

Cursos de extensão são aquelas atividades não incluídas no currículo que complementam a formação acadêmica. No curso de Psicologia, por exemplo, você pode se aprofundar em algumas disciplinas ou entrar em contato com conteúdos não contemplados na grade curricular, mas importantes para o conhecimento teórico e prático.

Sendo assim, verifique se a instituição de ensino é conhecida por promover eventos direcionados aos alunos, além de congressos, simpósios e cursos extras que permitem ir além do conteúdo básico.

Pesquise a oferta de bolsas e descontos pra Psicologia

Pesquisar por bolsa de Psicologia e programas de descontos também é importante ao optar por uma faculdade. Afinal, imprevistos financeiros podem acontecer, né? Então, é importante que a instituição ofereça alternativas pra cobrir os custos da graduação ou participe de incentivos governamentais, como Prouni e FIES.

Na faculdade de Psicologia da Pitágoras em Belo Horizonte, por exemplo, você tem acesso a todos esses benefícios e também descontos oferecidos. Vale lembrar que a participação em programas governamentais é uma forma de certificar que a instituição é credenciada e reconhecida no Ministério da Educação.

Se ainda acha que a mensalidade está apertando o orçamento, temos mais facilidades. Com o PEP, dá pra parcelar até 70%* do curso e pagar depois sem juros. Nem nota de Enem ou conta em banco precisa ter! Pra completar os benefícios, você pode até sair da faculdade com um emprego engatado, graças à parceria exclusiva com o Canal Conecta.

Confira a infraestrutura da instituição

As melhores faculdades de Psicologia também têm em comum a oferta de uma boa infraestrutura pra que você possa colocar em prática os saberes que adquiriu em sala de aula. Por esse motivo, observe se a unidade em que você deseja estudar conta com laboratórios, bibliotecas e ferramentas tecnológicas modernas.

Se puder, visite a instituição pra verificar também as salas de aula e toda a organização do atendimento ao aluno. Isso é importante pra que conte com todos os recursos necessários a uma boa formação.

Depois da escolha da profissão, optar por uma instituição de ensino é uma das decisões mais difíceis da vida do estudante. Já parou pra pensar? Afinal, isso interfere na qualidade da formação acadêmica, sendo necessária a escolha de boa instituição pra se destacar no mercado. Nesse sentido, cursar Psicologia na faculdade Pitágoras pode ser uma excelente alternativa pra você.

Além de oferecer infraestrutura completa, as unidades da Pitágoras têm um sistema de ensino voltado para o mercado de trabalho. A gente assegura um suporte personalizado pra que você se forme em Psicologia Belo Horizonte e tenha sucesso na carreira, ultrapassando a média salarial de R$ 2.742,31*.

E então? Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como escolher a melhor faculdade, faça a sua inscrição para o vestibular da Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.