Passo a passo: saiba como fazer a inscrição do Prouni

moça pesquisando como fazer inscrição prouni

O Programa Universidade para Todos é uma das iniciativas do governo federal para facilitar o acesso dos brasileiros de baixa renda aos cursos superiores. Os aprovados conseguem bolsas de estudo de 50% e 100%, o que ajuda bastante na conquista de um diploma universitário.

Diante disso, vamos detalhar como fazer a inscrição do Prouni para quem tiver interesse nessa oportunidade. Inclusive, essa pode ser a sua chance de começar uma graduação aqui na Pitágoras!

Antes de mais nada, a primeira informação que qualquer candidato deve buscar é a data divulgada pelo MEC (Ministério da Educação) para inscrição. Como o prazo não costuma ser muito extenso, é importante ficar atento para não perder a chance.

Quando o processo seletivo estiver aberto — o que acontece duas vezes ao ano ou uma vez por semestre — basta seguir o passo a passo abaixo. Confira!

Acesse o site do Prouni

Tudo deve ser realizado pelo site do Prouni, e essa é a primeira etapa a ser seguida. Vale lembrar que existem regras para se candidatar, como:

  • ter estudado em escola pública durante o ensino médio ou em escola particular com bolsa de estudos integral;
  • não ter zerado a prova de redação do Enem;
  • apresentar média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas do Enem (o que vai variar de acordo com o curso escolhido);
  • comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (bolsa integral);
  • comprovar renda familiar per capita de até 3 salários mínimos (bolsa parcial).

Além disso, há a possibilidade de conquistar uma bolsa se você for professor da rede pública ou portador de deficiência, independentemente de onde estudou.

Ou seja, se você atende aos critérios descritos acima, pode entrar no portal do SisProuni para dar início ao seu cadastramento.

Clique em inscrição

Os iniciantes devem clicar no botão “fazer inscrição” para começar o processo. Ele deve ser encontrado na parte superior da página.

Digite seus dados para o sistema puxar a nota do Enem

Como a realização do Enem é um critério obrigatório, os dados de inscrição do participante serão pedidos para confirmação. Então, é preciso inserir o número completo e a senha pessoal.

Confira os seus dados

O sistema virtual vai puxar as informações cadastradas no Enem (como nome, documento, data de nascimento, contatos etc.), e elas devem ser conferidas pelo candidato. Se tudo estiver correto, é só sinalizar que está de acordo com a documentação apresentada marcando a caixa que fica ao final da página antes de clicar em “prosseguir”.

Preencha o questionário socioeconômico

O próximo passo é preencher o perfil socioeconômico, respondendo a todas as perguntas do questionário que deve aparecer na tela. Elas abrangem questões pessoais e sobre o grupo familiar em que o candidato está inserido, especialmente no que se refere à renda. É essencial que todas elas sejam respondidas com atenção e sinceridade.

Escolha as opções de curso

Depois de completar o cadastro, chega o momento de escolher quais são os cursos de interesse. Cada um deve definir sua primeira e segunda opções de cursos. Eles podem ser encontrados pelo nome da própria graduação, da instituição de ensino ou do município. Faça tudo com muita calma para não errar e depois confirme as suas escolhas!

Finalize o processo

Agora que todas as informações estão preenchidas, revise toda a sua ficha de inscrição para verificar se é necessário fazer alguma alteração. Os dados vão ficar salvos no sistema, mas quem quiser pode imprimir o documento.

Aguarde o resultado e os próximos passos

Pronto, a candidatura está garantida, e o seu perfil será analisado pela equipe responsável. Os resultados devem ser informados na data anunciada, e quem não foi chamado na primeira vez talvez tenha a possibilidade de ficar na lista de espera para tentar um segunda chance.

Já os que foram aprovados devem seguir para a fase de comprovação das informações. Se tudo caminhar bem, a bolsa será concedida, e o estudante pode fazer a sua matrícula no curso desejado.

Viu como é fácil fazer inscrição no Prouni? Quem tiver qualquer outra dúvida pode entrar em contato diretamente com a faculdade para não deixar passar essa oportunidade. Nós, da Faculdade Pitágoras, estamos prontos para ajudar você a realizar o seu sonho!

Se você está focado em construir um futuro bem-sucedido, aproveite para complementar sua leitura conferindo as nossas dicas para alcançar o crescimento pessoal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content