Conheça as 6 formas de ingresso na Pitágoras

formas de ingresso na pitágoras

Teste Vocacional Rápido

Pra felicidade dos atuais e futuros estudantes, o acesso ao ensino superior tem sido construído por vários caminhos. Você pode, por exemplo, optar pelos processos seletivos tradicionais, realizados em locais físicos, ou fazer tudo pela internet. Ambas representam formas de ingresso na Pitágoras.

Os recursos e métodos usados pra concorrer a uma vaga também variam, com possibilidade de aproveitar as notas de provas específicas ou trocar de instituição de ensino. São tantas opções disponíveis que você certamente vai encontrar aquela ideal pra encaixar na rotina.

Que tal saber mais sobre os tipos de inscrições e as etapas envolvidas? Continue a leitura do post e tire todas as suas dúvidas pra tomar a melhor decisão!

Vestibular tradicional

Como o próprio nome diz, é o formato clássico e se encontra em diversas instituições de ensino. Não é à toa que está entre as opções mais conhecidas pelas pessoas e também faz parte das formas de ingresso na Pitágoras.

Pra prestar o vestibular tradicional, os candidatos devem se dirigir às unidades escolhidas pra cursar a faculdade desejada. Isso significa que todas as avaliações são feitas presencialmente, desde as questões em forma de pergunta ou exercício até as redações.

Algumas graduações só são ofertadas nesse modelo de vestibular por terem muita concorrência ou pelo fato de envolverem análise de habilidades específicas. Portanto, a dica é conferir bem esse detalhe antes de tomar sua decisão.

Além disso, como a realização da prova demanda a presença do aluno em local definido pela instituição, é crucial evitar atrasos no dia do exame. Se isso ocorrer, você perde a chance de ingressar no ensino superior e deve aguardar a data do próximo processo seletivo.

Vestibular online

Já pensou em contar com as facilidades da internet até no momento de entrar na faculdade? Pois é isso que propõe o vestibular online Pitágoras. Nesse modelo, todas as etapas são cumpridas de forma remota, o que significa que você não precisa se deslocar até a unidade que oferece o curso.

O único requisito é um dispositivo conectado à rede pra visitar o site da instituição e se inscrever no processo seletivo. Depois, com o mesmo aparelho, que pode ser um computador ou tablet, você vai acessar a área do candidato pra responder e enviar todas as questões do vestibular.

Há um tempo limite pra terminar a prova e o resultado sai por volta de 2 a 4 dias. Se houver problemas de conexão com a internet, dá pra tentar concluir o exame até 5 vezes. É uma das melhores formas de ingresso na Pitágoras por conta da comodidade de iniciar quando e onde quiser.

Vestibular agendado

Funciona como o modelo tradicional, mas traz um diferencial e tanto para as pessoas que têm dificuldade em conciliar seus horários com os períodos das provas. Isso, porque oferece diversas opções de datas, de modo que os candidatos consigam avaliá-las e definir qual melhor se adapta à rotina.

Também é vantajoso se você escolher um curso que não oferece o vestibular online da Pitágoras, mas também acha complicado ir à unidade pra realizar as avaliações no período normal. Nesse caso, basta fazer a inscrição no site da instituição e, nesse mesmo espaço, selecione o campo “agendar exame”.

O vestibular agendado é feito de forma presencial. Por isso, deixe tudo preparado pra se deslocar até o lugar da prova com antecedência. Esse cuidado evitará atrasos e o risco de perder o tão aguardado processo seletivo. Assim como nos outros casos, se você conseguir a aprovação, já poderá fazer a matrícula.

Transferência externa

Se você começou um curso em determinada instituição de ensino e, por algum motivo, acredita que deveria seguir outro caminho, essa é uma alternativa bem vantajosa. Com o objetivo de proporcionar uma nova visão ou perspectiva de carreira, a transferência externa está disponível pra quem trancou a graduação há, no máximo, 6 meses.

Diferentemente de outras formas de ingresso na Pitágoras, não é preciso realizar nenhuma prova ou outro processo de avaliação. As etapas incluem buscar o curso e a unidade desejada pra preencher a solicitação de transferência. Você também deve enviar os seguintes documentos:

  • histórico escolar;
  • atestado de vínculo com a instituição de origem;
  • conteúdo programático das disciplinas em que conseguiu a aprovação.

Os materiais serão analisados em até 6 dias, e o resultado, informado por e-mail. Como a finalidade é entrar pra uma nova faculdade particular, você pode pagar a matrícula e desfrutar do nosso desconto especial até terminar o curso.

Nota do Enem

Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio, saiba que a pontuação pode se tornar porta de entrada para o ensino superior. É uma alternativa aos diferentes tipos de vestibular Pitágoras e atrai muitas pessoas por não exigir a realização de avaliações extras.

Podem participar desse processo seletivo os candidatos que fizeram o Enem nos últimos 3 anos. O primeiro passo é acessar o portal sobre Enem da Pitágoras e, no momento da inscrição, indicar o interesse em usar o resultado do exame como forma de ingresso.

Quanto maior a pontuação conquistada, maior o desconto garantido na mensalidade do curso. Porém, a nota mínima pra concorrer a uma vaga é de 200 pontos, o que inclui a prova de conhecimentos gerais e a redação. Vale lembrar que o resultado no Enem será pesquisado pela nossa equipe, com base no CPF indicado.

Segunda graduação

Mais um destaque entre as formas de ingresso na Pitágoras. Ela se destina a quem já tem diploma de ensino superior e pretende conquistar um novo título de graduação. As opções incluem formação pedagógica, segunda Licenciatura ou segundo Bacharelado.

Os documentos necessários pra concorrer a esse processo seletivo são as cópias dos seguintes originais: diploma, histórico escolar, conteúdo das disciplinas cursadas, RG e CPF, histórico escolar do ensino médio e comprovante de residência. Depois da análise, você receberá uma nova lista de documentos pra efetuar a matrícula.

A segunda graduação é possível quando há vagas remanescentes dos vestibulares. Entre as vantagens de apostar nesse tipo de ingresso, destacam-se os descontos nos preços dos cursos e uma menor quantidade de matérias — já que algumas são comuns a diferentes faculdades.

Aproveite que as informações estão fresquinhas e faça a sua escolha entre as diferentes formas de ingresso na Pitágoras. Temos um portal do aluno completo pra você tirar outras dúvidas e consultar serviços das áreas acadêmica e financeira. Também oferecemos convênios, bolsas e descontos para facilitar a sua entrada ou permanência na graduação dos sonhos.

Agora você já pode decidir sobre a melhor opção!

O que acha de acessar todos esses benefícios e começar seus estudos? Faça agora a inscrição no vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.