Afinal, qual é o valor da faculdade de Enfermagem?

faculdade de enfermagem valor

Desconto nota do Enem

Se você está na fase de escolher uma graduação de nível superior e já pensou no curso de Enfermagem, é preciso avaliar alguns pontos antes de definir a instituição. O fator que mais pesa na trajetória dos alunos é o valor da mensalidade, né? Por isso, a nossa recomendação é consultar os valores e fazer comparações antes de assinar a matrícula.

Nos últimos anos, os recém-formados em Enfermagem têm encontrado um mercado de trabalho aquecido no Brasil, com oportunidades de bons salários e benefícios. É um cenário que torna o curso ainda mais buscado entre as opções da área de saúde. Mas, além de tempo e dedicação, é preciso de investimento pra se formar.

Pra ajudar você que vai investir no curso, desvendamos o valor médio da faculdade de Enfermagem, além de falar como conseguir uma bolsa de estudos e dicas pra escolher uma boa instituição de ensino. Confira e tire suas dúvidas!

Enfermagem: o futuro da profissão que ganhou destaque na pandemia

Quanto é a mensalidade de Enfermagem?

A mensalidade da faculdade de Enfermagem aqui na Pitágoras custa R$ 399,00*, na média. Mas os valores podem variar de acordo com a modalidade de ensino do curso, que pode ser presencial ou semipresencial.

A mensalidade na modalidade semipresencial costuma ser mais baixa comparada a de cursos presenciais, muito por conta das despesas menores com infraestrutura. Mas a qualidade é a mesma!

Há outros custos para se preocupar?

Além da mensalidade, é normal que o estudante precise se preocupar com alguns custos extras. Existem despesas que surgem por conta da nova rotina de ir e voltar das aulas, como transporte, materiais didáticos, alimentação e moradia, caso seja necessário mudar de cidade para estudar.

Mas também existem custos mais específicos do curso, relacionados com os materiais de Enfermagem, que são os equipamentos pra dar início à sua carreira profissional. Na faculdade, existe o kit de Enfermagem, que contém alguns equipamentos básicos para o atendimento inicial de pacientes.

O kit de Enfermagem geralmente apresenta aparelho medidor de pressão, esfigmomanômetro, termômetro clínico, luvas descartáveis e jaleco. Os estudantes precisam dele durante as aulas pra se familiarizarem com o manuseio dos equipamentos. O uso correto de cada um é importante pra que dados sejam coletados com exatidão e não haja o risco de equívocos no diagnóstico e tratamento de pacientes.

O gasto médio com os equipamentos que compõem o kit pra Enfermagem é de R$ 300,00.

Como conseguir uma bolsa em Enfermagem?

A bolsa de estudos é uma opção oferecida por muitas instituições pra reduzir o valor das mensalidades. É um abatimento que pode variar de 10% a 100%. A maioria das faculdades utiliza a nota do Enem como parâmetro pra oferecer o desconto em Enfermagem e nas outras opções de ensino superior.

A bolsa de estudos é uma garantia de que o aluno poderá não só ingressar no ensino superior, mas também dar continuidade aos estudos sem prejuízos financeiros, terminar a graduação e se inserir no mercado de trabalho. Com os descontos, ele não fica com uma dívida a ser quitada após a conclusão do curso, como acontece no financiamento.

Pra conseguir uma bolsa em Enfermagem, o primeiro passo é buscar uma instituição que ofereça esse tipo de programa. Em seguida, avalie os critérios pra obter o benefício. Por exemplo, o desconto pode ser destinado aos estudantes que fizeram o Enem ou realizaram o vestibular da instituição — veja tudo sobre como passar no vestibular de Enfermagem e conquistar o sonho da aprovação!

Tour pela prova do Enem

Todos os critérios pra obter a bolsa de estudos e os passos pra ingressar no curso no ano X devem estar esclarecidos em Edital, que é disponibilizado pela instituição aos estudantes interessados na matrícula.

Como escolher a melhor faculdade?

Se você chegou até aqui, já conhece o preço da faculdade de Enfermagem e como conseguir uma bolsa de estudos pra começar a graduação — saiba tudo sobre o curso de Enfermagem e veja se essa é a opção ideal para você.

Abaixo, confira o que você precisa saber pra buscar uma instituição de ensino acessível financeiramente e que ofereça uma formação completa pra sua carreira!

Confira a acessibilidade financeira da instituição

Conheça todas as opções de financiamento e descontos na mensalidade oferecidas pela faculdade. Quanto mais opções, maior é a acessibilidade financeira da instituição. Faculdades acessíveis se preocupam com o ingresso dos alunos no ensino superior e dar continuidade aos estudos deles ao longo da formação.

Na Pitágoras, você pode ingressar pelos programas FIES e Prouni, além de ter ter a chance de ganhar uma bolsa de 100%.

Entenda a metodologia da instituição

Veja se a instituição oferece um sistema de ensino dinâmico, capaz de preparar você para o mercado de trabalho, além de professores com qualificação acadêmica comprovada e experiência profissional nas áreas em que atuam. Priorize uma grade curricular completa, que combina teoria e prática pra garantir a formação integral dos alunos.

Na Pitágoras, o aluno tem acesso exclusivo às oportunidades do Canal Conecta, um portal de empregos com vagas em todo o país. A ideia é ajudar os alunos que estão em formação a entrar no mercado de trabalho, aproveitando vagas disponíveis de acordo com o perfil profissional.

Conheça as formas de ingresso

Avalie as informas de ingresso que a instituição de ensino disponibiliza aos estudantes. Dessa forma, você consegue saber com antecedência a melhor opção no seu caso. Na Pitágoras, você pode ingressar na graduação de diferentes formas:

  • vestibular tradicional: realizado em uma das unidades da Pitágoras;
  • vestibular online: avaliação agendada que você faz online, do seu computador;
  • nota do Enem: são válidas notas de provas feitas nos últimos 3 anos, com pontuação superior a 200 pontos;
  • transferência: pode ocorrer se o estudante já estiver cursando o ensino superior em outra instituição ou tenha trancado a faculdade há, no máximo, 6 meses.
  • Prouni ou FIES: é aceito o ingresso de estudantes a partir desses benefícios se eles cumprirem os requisitos necessários;
  • segunda graduação: a Pitágoras aceita o requerimento de estudantes com diploma de curso superior pra obtenção de uma nova titulação, mediante as vagas do processo seletivo.

Agora é com você!

Neste post, você descobriu qual é o valor médio de uma faculdade de Enfermagem, como conseguir uma bolsa de estudos e o que avaliar no momento de escolher uma instituição. Como todos os cursos da área de saúde, essa carreira requer estudantes dedicados e que sabem aproveitar os diferenciais oferecidos pela faculdade.

E aí, ainda não conhece a Pitágoras? Conte com o suporte de profissionais conceituados em aulas online, certificações pra potencializar seu currículo e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Acesse o site da Pitágoras e faça a inscrição para o vestibular.

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 45

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados