Engenharia Mecânica militar: como atuar nessa área?

engenharia mecânica militar

Teste Vocacional Rápido

Quem opta pelo curso de Engenharia Mecânica na faculdade pode atuar em diferentes setores do mercado. Os profissionais contam com excelentes oportunidades de remuneração, sobretudo em concursos públicos. 

Uma das possibilidades é a carreira militar, que reserva vagas para engenheiros mecânicos atuarem com diversas especialidades dentro do Exército. Os cargos exigem bastante conhecimento e são abertos por meio de editais, que divulgam quais são as funções de trabalho disponíveis em cada área.

Quer descobrir como trabalhar com Engenharia Mecânica militar? Acompanhe o post a seguir e fique por dentro do assunto!

Fique por dentro dos pontos altos da carreira militar

A carreira militar oferece ótimos planos de profissionalização aos candidatos que desejam conquistar cargos de níveis mais elevados no mercado de trabalho. É possível ingressar no Exército ainda no ensino médio, mas as melhores remunerações se concentram em vagas voltadas para o ensino superior. 

A União fornece segurança para quem ingressa no serviço, além de ótimos salários e direitos, como planos de saúde, seguro e aposentadoria. Há diversas formas de ingressar nas Forças Armadas, no entanto, a forma que mais garante estabilidade no futuro e crescimento profissional é por meio da realização de concursos públicos

Em geral, os concursos são voltados para quem tem diploma de ensino superior no currículo, o que permite integrar a educação militar com o emprego da formação acadêmica. Uma das maneiras de evoluir no Exército é ingressar em um curso de Engenharia Mecânica na faculdade. 

Quem conquista a vaga em um concurso público é nomeado oficial engenheiro militar da ativa ou da reserva, e passa a fazer parte do Quadro de Engenheiros Militares do Exército (QEM). Mas, para alcançar a aprovação, é preciso se dedicar desde o início da graduação, manter uma rotina de estudos e fazer um cursinho preparatório de qualidade.

Entenda o que você pode fazer sendo engenheiro mecânico militar

O mercado de trabalho de Engenharia Mecânica para quem atua na carreira militar é promissor e oferece inúmeros diferenciais. Atualmente, o Quadro de Engenheiros Militares fica encarregado da maior parte das funções técnicas da área de Engenharia, oferecendo diversas especialidades em órgãos e em instituições, como:

  • fortificação e construção;
  • computação;
  • mecânica de automóvel;
  • materiais;
  • eletricidade;
  • eletrônica;
  • cartografia;
  • comunicações;
  • armamento e química.

Os profissionais são os principais responsáveis por projetar sistemas e conjuntos mecânicos, componentes, ferramentas e materiais, além de implementar ações de manutenção e fabricação de produtos. No Exército, os engenheiros mecânicos podem coordenar e assessorar diferentes atividades técnicas, elaborar padrões e procedimentos operacionais, entre outros. 

Descubra a média de remuneração para engenheiros mecânicos militares

Um dos grandes diferenciais da carreira militar é, sem dúvidas, a estabilidade e a alta remuneração no mercado de trabalho. O salário do Exército para formados no ensino superior pode chegar em R$ 10 mil. Já um profissional que atua em outras áreas da Engenharia Mecânica ganha, em média, R$ 8.157,61*, com jornada de 42 horas semanais.

O rendimento nas Forças Armadas é superior quando comparado à média salarial dos contratantes privados. Outro benefício é que o profissional entra como regime CLT e conta com inúmeros direitos e benefícios, como o adicional militar e o adicional de compensação por disponibilidade.

Curse Engenharia Mecânica

Para entender tudo sobre Engenharia Mecânica e seguir na carreira militar, é fundamental estudar em uma faculdade que ofereça uma formação de qualidade. Aqui na Pitágoras, o aluno pode cursar a graduação nas modalidades presencial e semipresencial. O formato semipresencial é uma metodologia de ensino em que o estudante tem parte das aulas a distância e atividades práticas uma vez por semana na unidade da instituição.

O curso é ofertado na modalidade Bacharelado e capacita os graduandos para desenvolver projetos e prestar serviços de consultoria em mecânica. Ao final da formação acadêmica, o aluno estará apto para manusear e coordenar a utilização de equipamentos hidráulicos, mecânicos e térmicos.

A faculdade é ideal para quem gosta de lidar com tecnologia no dia a dia e para quem curte inovação. Assim como outras áreas de Engenharia, é importante que o estudante tenha facilidade com operações e cálculos matemáticos complexos. Ter bom raciocínio lógico, organização e senso de iniciativa também são diferenciais, sobretudo para quem sonha em seguir na carreira militar.

Prepare-se para o concurso

Para ingressar no Exército como engenheiro mecânico militar, é fundamental estudar bastante e se dedicar para tirar uma boa pontuação na prova do concurso. Uma boa opção, nesse caso, é buscar por um curso preparatório de qualidade e que ofereça um corpo docente bem qualificado e experiente no assunto.

Os formandos aqui da Pitágoras têm descontos em todos os cursos do portfólio da LFG, considerada uma referência nacional na preparação para concursos públicos. É possível ter aulas nas modalidades telepresencial e online, com videoaulas que podem ser assistidas a qualquer hora e de qualquer local.

Outra dica é aproveitar as Trilhas de Carreira, que são atividades extracurriculares 100% digitais e exclusivas, oferecidas para todos os alunos da Pitágoras. As atividades complementam os conhecimentos e ainda potencializam o currículo profissional dos estudantes.

Faça a prova do concurso 

O concurso para engenheiros mecânicos é composto por algumas etapas, como provas escritas objetiva e discursiva, redação e tradução de texto, todas de caráter eliminatório e classificatório. Também são exigidos os eventos complementares, que são em sua maioria eliminatórios:

  • verificação de dados biográficos;
  • prova de títulos;
  • verificação de documentos;
  • inspeção de saúde;
  • teste de aptidão física de ingresso;
  • avaliação psicológica;
  • procedimento de identificação complementar à autodeclaração;
  • período de adaptação.

Para ser aprovado, é preciso obter um número de acertos superior a 50% nas questões e atingir nota maior que 50 pontos na redação ou na tradução de texto. Apenas são convocados para o período de adaptação os candidatos titulares aprovados em todas as etapas anteriores. 

Mude seu futuro com a Pitágoras!

Tenha em mente que fazer uma boa faculdade é essencial para prestar o concurso público e conquistar uma boa vaga na área da Engenharia Mecânica militar. A carreira militar oferece oportunidades promissoras e boas perspectivas de crescimento profissional, por isso, é muito importante ter uma preparação de qualidade e excelência.

Aproveite e inscreva-se no vestibular da Pitágoras agora mesmo para garantir a sua vaga no ensino superior!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.