A prova do Enem é difícil? Como se dar bem?

enem é dificil

Desconto nota do Enem

Chegou a hora que você tanto temia ou esperava: prestar o seu primeiro vestibular. Esse é um período cheio de dúvidas, temores, muita expectativa e, naturalmente, uma boa dose de insegurança. Mas estamos aqui pra te deixar mais tranquilo e seguro pra essa nova fase de sua vida!

Uma das dúvidas que mais surgem no comecinho desse processo é: será que o Enem é uma prova difícil? Logo de cara respondemos que não, não é! O Exame Nacional do Ensino Médio é, na realidade, uma prova complexa e que exige comprometimento do estudante pra se preparar.

A seguir, a gente fala mais sobre o exame, mostra como ele funciona e dá algumas dicas pra que a sua primeira experiência nas provas seja o mais tranquila possível. Tenha em mente que não há nenhum bicho de sete cabeças e que tudo vai dar certo, ok?

Qual é a proposta do Enem?

O Enem é um vestibular aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisar Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação). A intenção é facilitar o acesso ao ensino superior no Brasil.

Essa é uma prova de nível nacional. Todos os anos, cerca de 5 milhões de estudantes do país inteiro fazem o exame simultaneamente em busca de vagas em faculdades públicas e particulares.

O que é cobrado no Enem?

O conteúdo cobrado no Enem corresponde às matérias vistas no ensino médio regular. Ou seja, são conteúdos que abordam conhecimento sobre:

  • Matemática;
  • Português;
  • História;
  • Geografia;
  • Sociologia;
  • Filosofia;
  • Literatura;
  • Artes;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia.

Além disso, o estudante precisa responder algumas perguntas sobre línguas estrangeiras. Ele pode optar por espanhol ou inglês. A decisão é tomada no ato da inscrição e, na hora da prova, você apenas ignora as questões que não correspondem ao idioma escolhido por você, beleza?

Como funciona a prova do Enem?

O exame é aplicado em dois domingos seguidos. Se você tem dúvidas sobre o que cai no Enem, saiba que, no primeiro dia, fará as provas de:

  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias (45 questões de Filosofia, Sociologia, Artes, História e Geografia);
  • Linguagens e Códigos (45 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura).

Além disso, precisará elaborar uma redação de até 30 linhas, com temas interdisciplinares que envolvem atualidades. O tempo para a prova é de 5h30, sem tempo adicional para passar as respostas ao gabarito.

No segundo dia, durante 5h, você vai fazer as provas de:

  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (45 questões de Física, Química e Biologia);
  • Matemáticas e Suas Tecnologias (45 questões de Matemática).

Como me preparar para o Enem?

As questões do Enem são complexas, mas em nenhum momento exigem um conhecimento além do visto do ensino médio. Por isso, não se preocupe: não é preciso ser nenhum especialista para mandar bem nas questões. Veja como se preparar!

Tour pela prova do Enem

Tenha um bom cronograma de estudos

O primeiro passo pra se preparar para o vestibular é investir em um bom cronograma de estudos. Organize as matérias do Enem de acordo com a dificuldade (priorizando sempre as mais complicadas!) e divida suas horas de estudo pra evitar a procrastinação.

Faça muitas questões

O próximo passo é resolver muitas questões. Elas são essenciais pra que você treine os seus conhecimentos e possa, também, revisar conceitos de forma prática, mantendo toda a informação bem fresquinha em sua mente até a hora da prova.

Mande ver nos simulados

Os simulados do Enem são essenciais pra que você possa ir bem. Eles vão te acostumar com o “jeitão” das questões, seu estilo e, claro, ajudarão no controle da ansiedade na hora da prova. É interessante fazer os simulados com um cronômetro, evitando ultrapassar o tempo que originalmente teria no dia do exame.

Estude a prova

Além dos conteúdos passados, é importante estudar a prova. Entenda como ela funciona, quais são os seus macetes, leia o edital e se prepare para o que está por vir. Esse tipo de preparação vai te colocar muito à frente da concorrência!

Abra espaço para o descanso e lazer

Por fim, não descanse de sua saúde. Um bom desempenho na prova também depende de sua saúde física e mental. Descanse bastante, se divirta, durma bem e se alimente corretamente. Esses cuidados fazem toda a diferença na sua nota final!

Não passei no Enem! E agora?

Não se preocupe! Não passar em uma prova é algo muito comum e que não mede o seu valor. Encare isso como apenas uma etapa de sua jornada rumo ao seu sucesso profissional. É normal tropeçar ao longo do caminho, mas não quer dizer que você não chegará ao seu objetivo, ok?

Caso você não tenha obtido sucesso com o Enem, ainda há alternativas. A primeira é estudar mais um ano. Esse tempo não foi perdido e, com todo esse esforço, você está muito mais perto de sua vaga do que estava antes de começar. Por isso, com mais conhecimento, logo estará onde deseja!

Mas se não quiser mais estudar para o Enem, também há opções para você. O uso da nota do Enem pode ser feito para:

A Pitágoras conta com todas essas formas de ingresso pra te ajudar a não adiar ainda mais o seu sonho! Além disso, temos inúmeros diferenciais que certamente contribuirão para o seu sucesso profissional em qualquer área, como:

  • uso da tecnologia no ensino;
  • implementação de metodologias modernas e inovadoras;
  • ótima infraestrutura física e virtual;
  • diferenciais pra melhorar o seu currículo;
  • preocupação com a sua inserção no mercado de trabalho;
  • corpo docente qualificado;
  • opções de bolsas e descontos pra te ajudar com as mensalidades.

Agora é com você!

Gostou de conhecer essas dicas? Agora, você já viu que o Enem não é uma prova difícil, né? O que vai definir o seu desempenho no exame são dois fatores: a preparação nos estudos e o equilíbrio emocional. Por isso, trabalhe essas questões ao longo do ano e arrase no vestibular!

Pra te ajudar ainda mais, separamos um material imperdível: plano de estudos pra Medicina — o guia pra conquistar a aprovação! Ele é completamente gratuito e funcionará perfeitamente pra qualquer curso que você deseja fazer. Boa sorte e mande ver nos estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 54

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados