Faculdade de Medicina Veterinária: Conheça tudo sobre esse curso!

profissional de medicina veterinária

Desconto nota do Enem

A Faculdade de Medicina Veterinária é uma das mais procuradas por estudantes que desejam ingressar no ensino superior. A carreira é muito promissora e ideal para aqueles que têm carinho pelos animais e se identificam com a área de Ciências Biológicas. Então, para saber como funciona o curso que  forma médicos veterinários aqui na faculdade Pitágoras é só acompanhar este post. 

Como é o curso de Medicina Veterinária?

O bacharelado em Medicina Veterinária é uma graduação que dura 5 anos (10 semestres). Durante este período o aluno desenvolve, por meio de aulas teóricas e práticas, as habilidades necessárias para exercer a carreira de veterinário em diferentes segmentos de mercado.

A Faculdade de Medicina Veterinária é oferecida na modalidade presencial, e conta com professores experientes para garantir aos estudantes uma formação sólida e de qualidade. 

O curso oferece em sua grade curricular disciplinas relacionadas à estrutura e aos mecanismos de  funcionamento do corpo dos animais em geral. O estágio também é parte fundamental na formação do estudante, já que essa experiência permite que ele vivencie a rotina de sua profissão e ainda enriqueça seu currículo. 

O curso de Medicina Veterinária tem TCC ou horas complementares?

Muitos cursos superiores adotam o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) como parte da grade curricular. A faculdade de Medicina Veterinária da Pitágoras também reconhece a importância desse trabalho na formação de nossos futuros veterinários.
Sendo assim, o trabalho funciona como forma de dar ao aluno a oportunidade de refletir a respeito do aprendizado que conquistou ao longo do curso.

Assim, poderá demonstrar como é capaz de identificar uma questão em seu campo de estudos, relacionar os conteúdos que aprendeu para discutir essa problemática  e tecer suas considerações a favor do tema. 

As atividades ou horas complementares,  assim como o TCC, são essenciais para garantir aos graduandos em Medicina Veterinária uma boa base profissional. Essas atividades servem para dar ao aluno uma visão panorâmica das suas possibilidades de atuação, aumentar seus conhecimentos e colocá-lo diante de importantes discussões em sua área de estudos.

A participação em eventos acadêmicos, tais como: estágios não obrigatórios, semanas acadêmicas,  congressos, conferências,  cursos de extensão permitem que o aluno ganhe expertise e ainda faça um bom networking. 

Conteúdos estudados na Faculdade de Medicina Veterinária 

Os alunos que cursam a faculdade de Medicina Veterinária estudam biologia, fisiologia e anatomia animal. Assim os futuros profissionais se preparam para tratar de animais de diferentes espécies e portes. Logo, entre outros aprendizados, o estudante se capacitará para:

  • prescrever medicações adequadas a cada tipo de patologia animal;
  • diagnosticar doenças em animais de diversos portes e espécies;
  • indicar o tipo, a quantidade e a composição da alimentação, observando as peculiaridades do organismo de cada animal; 
  • optar pela melhor conduta na criação, reprodução e domesticação de animais para reprodução;
  • orientar e adotar condutas que colaborem com as práticas do manejo sanitário;
  • conhecer os valores éticos da profissão;
  • desenvolver capacidades socioemocionais para um bom desempenho profissional 

Modalidades da Faculdade de Medicina Veterinária na Pitágoras 

Muitos cursos oferecidos por nossa instituição de ensino podem ser encontrados em diferentes modalidades, tais como: Presencial, EAD- 100%Digital e EAD- Semipresencial.

Entretanto, por conta da especificidade do curso de Medicina Veterinária, da necessidade de aulas práticas, em laboratórios e de outras atividades que necessitam da presença do aluno na sala de aula, oferecemos o curso apenas na modalidade Presencial. 

Continue a leitura no próximo tópico e entenda como funciona.

Presencial

Os  alunos que escolhem um curso presencial precisam ir à faculdade durante a semana. Os períodos de aula são previamente escolhidos no ato da matrícula, diurno ou noturno, por exemplo.

É necessário ter disponibilidade para aderir a esta modalidade. Contudo, as vantagens em optar pelo ensino presencial são muitas. A convivência com os professores e os colegas de curso privilegiam a criação de vínculos, a troca de conhecimentos, o trabalho em equipe, o desenvolvimento do pensamento crítico, e outras habilidades muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

Além de todos esses benefícios, a Pitágoras ainda disponibiliza aos alunos do curso de Medicina Veterinária a possibilidade de cumprir uma parte da grade por meio de Disciplinas Interativas, ou DIs.

Desta forma, graças as web-aulas e ao material didático digital, disponibilizados em ambiente virtual, os alunos conseguem maior flexibilidade em sua formação Os estudantes ainda podem exercitar ou adquirir conhecimentos em ferramentas tecnológicas, tão valorizadas no mercado de trabalho. 

Tour pela prova do Enem

Perfil de quem faz Faculdade de Medicina Veterinária 

Quase todas as crianças já sonharam com a profissão de veterinário. Talvez porque acreditassem que o amor aos animais já era suficiente para optar por essa profissão.

De fato gostar de animais é um pré- requisito para ingressar na área da Medicina Veterinária, mas ele não é o único. Além de uma excelente formação acadêmica, o médico veterinário também precisa ter algumas outras características. A boa notícia é que todas podem ser adquiridas ou lapidadas durante os anos da graduação. São elas:  

Empatia

O veterinário muitas vezes  precisará cuidar de animais doentes. Tanto os próprios animais quanto seus tutores estarão sensibilizados pela situação. O trabalho de um profissional humanizado é de acolhimento. Por isso, conseguir compreender a dor e a  ansiedade quando elas não são suas pode fazer de você um profissional diferenciado. 

Inteligência emocional 

Para lidar com situações urgentes, é preciso ter muito autocontrole. Animais acidentados, ou que precisam passar pela eutanásia, em virtude de doenças incuráveis ou em grande sofrimento são costumeiramente atendidos pelos veterinários. Além do sofrimento do próprio animal, os tutores muitas vezes não conseguem administrar a situação, por essa razão, caberá ao médico veterinário conduzir os procedimentos com calma e eficiência, de maneira racional.  

Iniciativa e raciocínio rápido

Muitas vezes para salvar a vida de um animal é preciso ser muito rápido e assertivo. No caso de trabalho de parto, cirurgias de grande complexidade ou mesmo de animais acidentados as medidas adotadas precisam ser tomadas rapidamente. Sendo assim, ter iniciativa e pensar rápido são capacidades essenciais de um bom profissional veterinário. 

Faculdade de Medicina Veterinária: atividades de um veterinário

As possibilidades para aqueles que escolhem a Medicina Veterinária são inúmeras. Contudo, a rotina  pode variar em razão de alguns fatores:  local de trabalho, espécie de animal atendida, tipos de procedimentos entre outras variantes. 

Alguns desenvolvem seu trabalho no segmento de genética e reprodução, sobretudo cuidando para um melhor desempenho dos rebanhos em propriedades produtivas.

Há também a oportunidade de trabalhar em indústrias do ramo de alimentação animal, em frigoríficos, fábricas de  laticínios, ou ainda no nicho de medicamentos e produtos Pets.

Nesses locais, o especialista atua em parceria com outros profissionais para que os produtos estejam de acordo com as normas de consumo. Os veterinários também podem escolher a carreira no serviço público, fiscalizando  e inspecionando  a qualidade dos produtos de origem animal disponibilizados para o consumo humano.

Em Pet Shops, clínicas especializadas em terapias animais, Ongs, farmácia para pets, e hotéis para animais domésticos, os veterinários também costumam ter boas oportunidades para realizar o atendimento clínico preventivo ou curativo.  

Faça a Faculdade de Medicina Veterinária na Pitagoras!

A Pitágoras é uma instituição de ensino que não se preocupa somente em oferecer uma boa infraestrutura para seus alunos. O cuidado com a escolha do corpo docente, formado por mestres e doutores além de todo o suporte educacional ofertados em todas as modalidades de ensino, tornam esta faculdade uma excelente escolha para aqueles que não abrem mão da qualidade em sua formação. 

Nos comprometemos também com a empregabilidade de nossos egressos. Por esta razão, oferecemos aos nossos estudantes o contato com as oportunidades de estágio e empregos por meio do portal Conecta. Diante de tantas boas razões, não adie mais o seu ingresso na Faculdade de Medicina Veterinária. Faça sua inscrição agora mesmo clicando aqui!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados