Redação do vestibular da Pitágoras: como funciona? ✍

estudante de vestibular pitágoras

Com a ampliação do ensino superior no Brasil e dos programas governamentais, como FIES e Prouni, ficou mais fácil encontrar uma vaga em instituições particulares e ir em busca do sonho de ter um diploma. Mas nem por isso o processo é simples, né?

Desenvolver uma boa capacidade comunicativa e escrita é importante não só pra entrar na faculdade, mas também pra se manter lá. Afinal, a redação é um dos maiores desafios do vestibular e, depois de aprovado, você precisa fazer um TCC e vários trabalhos acadêmicos. Além disso, dominar as regras gramaticais e saber usar a língua com coesão é fundamental pra sua sobrevivência no mercado de trabalho.

Neste post, a gente te conta como funciona a redação do vestibular Pitágoras que, atualmente, pode ser feita online. Saiba agora como entrar na faculdade passando por essa prova tão temida!

Texto dissertativo-argumentativo

Na redação do Enem, o tipo textual cobrado é o dissertativo-argumentativo, assim como em vários vestibulares de instituições de todo o Brasil, inclusive na Faculdade Pitágoras.

Essa escolha se justifica porque, nesse tipo de texto, o corretor consegue identificar os pontos fortes e fracos na comunicação escrita e no desenvolvimento das ideias do candidato.

Se a prova cobrasse uma narrativa, seria um pouco difícil avaliar a capacidade argumentativa dos estudantes e a clareza na exposição da defesa de seu ponto de vista, não acha? E isso é essencial pra vida de qualquer cidadão.

Então, procure elaborar textos que tenham as seguintes partes:

  • introdução — no primeiro parágrafo, faça a apresentação do tema e deixe evidente sua opinião sobre ele. Só evite usar a primeira pessoa: “eu acho” e expressões do tipo;
  • desenvolvimento — em um ou dois parágrafos, mostre os motivos pelos quais o leitor deveria concordar com seu ponto de vista. Isso pode ser feito com diferentes tipos de argumentos, como fatos históricos, dados estatísticos, informações cientificamente comprovadas e por aí vai;
  • conclusão — por fim, o último parágrafo é um fechamento do que foi tratado no texto. Fique de olho na orientação de elaborar uma proposta de intervenção, como no Enem.

Indicação da temática

Geralmente, tanto no Enem como em outros exames, o tema da redação é relacionado com a atualidade brasileira. No vestibular online da Pitágoras, o tema de caráter interdisciplinar é atribuído aleatoriamente ao candidato quando ele abre a página pra fazer a parte escrita.

Isto é, cada candidato faz a redação sobre um tema diferente, indicado pra ele na plataforma. Veja como funciona:

  • no Edital, você acessa o Tutorial de Instalação do Navegador Seguro Obrigatório e Tutorial pra realizar as provas no Ambiente Online;
  • depois de acessar o ambiente online, tem 5 tentativas pra realizar a prova — e os temas variam a cada tentativa;
  • se houver problemas de conexão ou a aba for fechada, se inicia uma nova tentativa.

Vale lembrar que, antes da prova, dá pra fazer um treinamento na plataforma. Basta acessar o link pra realização de uma Experimentação Simulada do Ambiente Online.

Variação de acordo com o curso

No vestibular de Medicina, por exemplo, os temas podem ser mais direcionados à Saúde Pública, à pandemia ou algum assunto de interesse da área. Isso também ocorre em outros cursos.

Então, o vestibular da Pitágoras não é como o Enem, em que milhões de candidatos têm que dissertar sobre o mesmo tema — que, por isso, deve ser amplo. Aqui, os assuntos podem ser mais restritos ao curso ou à região.

Critérios de avaliação

A redação é avaliada por uma banca de corretores da própria faculdade. No vestibular online, você fica sabendo o resultado da prova digital em, no máximo, 4 dias depois de ter feito. Quando for conferir essa informação na área do candidato, já pode dar prosseguimento à matrícula e começar a estudar sem sair de casa, se optar por um curso oferecido na modalidade EAD.

Na prova escrita presencial, a banca também fornece o resultado o mais rápido possível. Aí é só acessar a área do candidato pra conferir sua nota e fazer a matrícula. Em ambas as situações, o texto é avaliado de 0 a 10 pontos, sendo que, em caso de zero, o candidato não pode nem ficar como suplente no vestibular — ele é desclassificado.

Tempo de redação

A duração da prova varia conforme a modalidade (online ou presencial). Via internet, você vai ter uma hora pra escrever seu texto, lembrando que a aba do navegador não pode ser fechada nem alterada. Se isso acontecer, é configurada uma nova tentativa, dentro das 5 oferecidas.

Existe um cronômetro na página de produção que se encerra ao atingir o prazo de 60 minutos. Aí, a aba é fechada e o texto segue pra correção da forma como estiver.

Então, fique de olho nesse cronômetro e organize o tempo pra redação do texto e revisão pra evitar erros de português.

Volume de texto

E o quanto devemos escrever na redação da prova da Pitágoras? No Enem, sabemos que textos com até 7 linhas são desconsiderados, ou seja, nem são corrigidos pela banca. Desenhos, figuras, números, assinatura ou qualquer outra forma de identificação também são considerados motivos pra zerar a prova.

Se você for fazer o vestibular da Faculdade Pitágoras, não precisa ser tão rigoroso, mas é bom seguir as regras presentes no Edital. Afinal, um texto com poucas linhas não é suficiente pra desenvolver todas as partes que compõem a estrutura dissertativo-argumentativa.

Também não é bom ultrapassar as 30 linhas. Destine um espaço da sua produção para a introdução, mas não deixe que ela seja maior que o desenvolvimento, certo? É recomendável manter uma proporção entre as partes do conteúdo.

Vamos nos preparar? 😉

Ao estudar para o vestibular, inclua o treinamento semanal de produção de textos. A prática vai ser sua aliada na preparação para a etapa!

Agora, se você já fez o Enem, sabia que pode participar do processo seletivo pra entrar na faculdade sem precisar fazer a redação do vestibular Pitágoras? Basta incluir a opção “Usar a nota do Enem” na página de inscrição e o ano em que a prova foi feita (valem notas dos últimos 3 anos).

Experimente agora se inscrever em um desses métodos e veja qual é o mais adequado pra sua situação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content