Como entrar na faculdade? Veja 5 opções de ingresso

estudante de faculdade

Desconto nota do Enem

Por muitos anos, o acesso ao ensino superior no Brasil foi restrito a grupos bem seletos de pessoas. Mas com o passar do tempo, fazer uma graduação se tornou algo mais acessível. Hoje, ela é praticamente uma exigência do mercado pra conseguir as melhores vagas de trabalho, né?

A importância de fazer faculdade ficou mais urgente com isso. A graduação serve não só pra te ensinar o ofício — ainda que seja o fundamental —, mas também pra formar cidadãos conscientes e te preparar para o mercado de trabalho por meio de estágios e atividades extracurriculares.

Mas, afinal, como entrar na faculdade? A seguir, a gente aqui da Pitágoras conversa sobre algumas das opções mais conhecidas e práticas. Dessa forma, você pode ser o próximo a ter um diploma de ensino superior. Não perca!

Qual é a importância de fazer faculdade?

Pra muitos, um capricho. Pra quem realmente entende do assunto, uma necessidade. Ao passar dos anos, fazer uma faculdade deixou de ser um luxo pra virar uma exigência do mercado de trabalho. A qualificação de uma graduação — e, muitas vezes, até mesmo de cursos posteriores — é essencial pra conquista das melhores vagas.

Por isso, se você quer um lugar de destaque na sua carreira — além de melhores oportunidades de remuneração —, é essencial que uma faculdade esteja nos seus planos. Mas isso não é tudo. Uma graduação realizada numa boa instituição de ensino também é fundamental pra:

  • te preparar para o dia a dia profissional;
  • dar embasamento prático e teórico;
  • apresentar diversas áreas de atuação por meio dos estágios;
  • favorecer a interação com outras pessoas, criando um espírito de equipe;
  • desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado e pra carreira;
  • desenvolvimento do autoconhecimento e da autonomia;
  • elaboração de uma rede de contatos eficiente;
  • ampliação do pensamento crítico e lógico.

Como entrar na faculdade?

Agora, chegou o momento de conhecermos as opções de ingresso numa instituição de ensino superior. Vamos lá?

Enem

É praticamente impossível falar sobre formas de ingresso em faculdades e não mencionar a nota do Enem. Essa prova, realizada no país todo, é uma das principais portas de entrada da população brasileira para o ensino superior.

Nesse caso, a nota pode ser tanto utilizada pra programas do governo — como o Sisu e outros, que a gente vai ver a seguir — quanto pelas próprias instituições. É muito comum que as faculdades privadas utilizem esse valor pra substituir vestibulares próprios e garantir a vaga de seus calouros.

FIES

O FIES — Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior — é um dos programas do MEC pra distribuição de vagas de faculdade pra estudantes de todo o Brasil. Aqui, a nota do Enem também é utilizada.

É feito um parcelamento a juros baixos das mensalidades em faculdades privadas. O site oficial do programa fornece uma calculadora pra que você possa fazer a simulação de suas parcelas. Aí, só paga os encargos depois de terminar a graduação. Ao longo do curso, apenas uma taxa trimestral vai ser cobrada pra manutenção do contrato.

Tour pela prova do Enem

Prouni

Agora, é a hora de falar sobre o Prouni, ou Programa Universidade Para Todos. Esse também é um projeto que utiliza a nota do Enem pra te conceder bolsas. Você pode participar caso tenha uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

No Prouni, você ganha bolsas de 50% ou 100%. No caso das parciais, dá pra financiar o restante com a ajuda do FIES. Ficou interessado? Então, temos uma leitura pra sugerir! Confira o nosso post sobre a inscrição no Prouni e fique por dentro de como fazer esse processo e não errar em nada!

Vestibular próprio

Outra das formas de entrar na faculdade é a realização do vestibular próprio. Essa é uma maneira relativamente comum, mas que tem se modernizado com o passar do tempo. Hoje, por exemplo, ela é substituída pelo uso da nota do Enem — como a gente disse — ou por novidades na aplicação das provas.

Uma delas é a possibilidade de fazer a prova pela internet, como acontece no vestibular online Pitágoras. Há também provas agendadas e várias facilidades que aumentam o acesso do estudante ao ensino superior, tornando o processo de ingresso bem mais simples. Bacana, né?

Transferência ou segunda graduação

Por fim, outras maneiras de entrar numa faculdade são: a partir da transferência ou da segunda graduação. A primeira, como o próprio nome já diz, é a recolocação da matrícula de uma instituição pra outra.

A segunda, por sua vez, é concedida em algumas instituições como um benefício pra quem já é graduado em uma faculdade. Aqui, você mostra o seu diploma e fica, muitas vezes, isento da necessidade de realizar um novo vestibular. Além disso, a grade de matérias é consideravelmente diminuída caso os cursos sejam relacionados.

Como escolher uma boa instituição de ensino?

Na hora de escolher uma instituição de ensino, considere a opção de estudar na faculdade Pitágoras! Aqui, você tem acesso não só às melhores metodologias, professores mais qualificados e educação de qualidade, mas também a uma graduação voltada para o mundo real.

O nosso foco é te preparar para o mercado de trabalho por meio da prática — como os estágios facilitados pela parceria exclusiva com o Canal Conecta —, teoria embasada e realização de diversas atividades complementares. Tudo isso com a vantagem de um acesso simplificado e sem grandes burocracias.

Pra saber mais, sugerimos que você confira todas as formas de ingresso na Pitágoras. Assim, fica sabendo o que é mais válido pra sua situação: fazer uma transferência? Realizar o vestibular tradicional? Tire todas as suas dúvidas e fique à vontade pra entrar em contato com a gente!

Agora que você já sabe como entrar na faculdade, conhece a importância dessa atitude e as principais maneiras de ingressar num curso superior, não perca mais tempo! Dê logo esse novo passo rumo ao seu futuro e inicie uma carreira promissora na área de preferência!

Pra isso, lembre de contar com todo o suporte de uma faculdade de excelência. Faça sua inscrição no vestibular aqui da Pitágoras e conquiste o seu diploma em uma das melhores instituições de todo o Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados