Qual é o melhor turno para fazer faculdade? Descubra aqui 🌙🌞

estudante de faculdade

Já reparou que algumas pessoas têm um melhor rendimento de manhã e outras se sentem bem-dispostas à tarde? Mas ainda há quem se mostra mais ativo à noite –– e está tudo certo. Saiba que essa característica ajuda a descobrir qual é o melhor turno para fazer faculdade. Mas não é o único fator que deve ser considerado.

É preciso pensar em outros aspectos pra escolher o turno da faculdade mais adequado às suas necessidades, perfil e rotina. Isso sem falar nas outras coisas que podem influenciar essa decisão, como o tamanho das turmas e o tempo livre.

Como tudo isso impacta o desempenho e a dedicação aos estudos, a gente preparou este artigo pra te ajudar a decidir em qual horário estudar na faculdade. Continue lendo e conheça um pouco mais sobre o que são, as vantagens de cada um e como bater o martelo no ideal pra você!

Quais são os turnos oferecidos pelas faculdades?

Basicamente, as aulas acontecem no período diurno e noturno. O horário na faculdade é bem variado pra atender diferentes perfis de estudantes. Afinal, como a gente falou, existem aqueles que preferem estudar de manhã porque têm um melhor rendimento e outros que conseguem se concentrar só mais tarde.

Não podemos esquecer ainda aqueles que têm um emprego e precisam conciliar os estudos com o trabalho, a família e os momentos de lazer, claro. É por isso que os cursos da Pitágoras ficam disponíveis em diferentes períodos. Assim, dá pra optar pelo que está mais de acordo com a sua rotina.

Veja só quais são os turnos oferecidos pelas faculdades!

Diurno 🌞

O diurno é o período que envolve os cursos ministrados de dia, indo das 6h da manhã às 6h da tarde. Mas não para por aí: ele é dividido entre matutino e vespertino.

Matutino

O período matutino começa às 6h da manhã e segue até o meio-dia, mas as aulas da faculdade geralmente não começam tão cedo. Podem ter início lá pelas 7h ou 7h30 e seguir até a hora do almoço, encerrar antes ou até mesmo depois, por volta de 13h ou 13h30. Tudo vai depender da instituição de ensino.

Vespertino

O vespertino tem início a partir do meio-dia e segue até as 18h. Como tem o horário de almoço aí pelo meio, geralmente as faculdades dão início às aulas a partir das 13h, com o término que pode variar dependendo da grade de matérias do dia.

Integral

Esse período envolve tanto o matutino quanto o vespertino. Algumas pessoas fazem um pouco de confusão sobre o que é um curso integral, acreditando que o estudante precisa passar o dia inteiro na faculdade. Mas saiba que não é bem assim. Na verdade, ele precisa estar 100% disponível pra comparecer às aulas.

Essas aulas são distribuídas ao longo do dia de acordo com a grade curricular. Assim, a faculdade as organiza em diferentes horários, de manhã e à tarde. Fique ligado que tudo isso muda em cada semestre, e é aí que você deve ter disponibilidade integral para os estudos.

Noturno 🌙

A partir das 18h até as 23h acontecem as aulas do período noturno da faculdade. O horário de início pode variar –– por exemplo, às 19h e seguindo até as 22h. Essas variações também acontecem de acordo com o curso e a grade diária.

Quais são as vantagens de cada turno da faculdade?

Apenas saber o que é matutino, vespertino, noturno e conhecer os horários não é suficiente pra definir qual é o melhor turno pra fazer faculdade, não é mesmo? Afinal, você também deve estar se perguntando quais são as vantagens de optar por um ou outro.

Começando pelo matutino, a vantagem é que você inicia seu dia se dedicando aos estudos, depois tem liberdade pra realizar outras atividades. Seu compromisso já está cumprido e você pode dar uma chance, por exemplo, pra um curso de idiomas, seu estágio e, quem sabe, até um emprego de meio período.

O turno vespertino, por sua vez, permite realizar as atividades que a gente citou pela manhã, e a dedicação à faculdade vem à tarde. É uma boa opção pra quem tem melhor rendimento depois do almoço e para aqueles que estudam um pouco longe de casa ou dependem de transporte público –– ninguém merece acordar tão cedo, né?

Sobre estudar à noite, é uma ótima alternativa pra quem trabalha, já que pode conciliar as duas atividades sem problemas. Também dá pra citar aqueles que fazem estágio ou outros cursos que não estão disponíveis no período noturno.

As turmas da noite e da manhã costumam ser um pouco maiores do que as da tarde. Além disso, você encontra perfis diferentes de estudantes em cada período. No noturno, por exemplo, tem chances de estudar numa sala mais madura, justamente por ser a opção de pessoas que trabalham.

Por que você deve avaliar antes de escolher?

É preciso analisar qual é o melhor turno pra fazer faculdade pra não se arrepender depois. Considerar todos esses aspectos evita possíveis transferências no futuro ou o trancamento da matrícula por não conseguir acompanhar o ritmo dos estudos.

Também é importante pensar no seu próprio rendimento, nas suas expectativas, necessidades e o tempo livre que deseja. Afinal, a graduação precisa ser agradável pra te dar aquela motivação pra cumprir o curso até o final.

Mas não se esqueça de que além dos cursos presenciais você conta com as chamadas modalidades de ensino. Na semipresencial e na online, dá pra encontrar mais flexibilidade pra estudar. Assim, você mesmo organiza sua rotina de estudos sem ficar engessado a horários fixos.

Aqui na Pitágoras, a gente oferece cursos em todos esses períodos e nas modalidades de ensino presencial e a distância (tanto o semipresencial quanto o 100% EAD). Você tem liberdade e autonomia pra decidir qual é a melhor forma de estudar e conciliar a sua graduação com outras atividades.

Gostou? Calma que tem mais! Você já pode sair da faculdade com o diploma nas mãos e um emprego encaminhado, com a parceria exclusiva do Canal Conecta. Temos também formas de ingresso facilitadas e uma infraestrutura completa, que conta com professores qualificados e acompanhamento personalizado.

Ficou mais fácil saber qual é o melhor turno pra fazer faculdade? Não se esqueça de considerar as suas necessidades e preferências, pra cursar a sua graduação com tranquilidade e alcançando um bom desempenho, sem prejudicar a sua rotina e descanso.

Tomou sua decisão? Então, não perca tempo! Faça a sua inscrição pro vestibular e garanta um futuro de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content