O que é o estágio profissional e quais as vantagens?

Desconto nota do Enem

Fazer um estágio profissional ainda na graduação pode impactar positivamente a carreira e as oportunidades de trabalho do estudante. Isso significa que a experiência é decisiva para enriquecer o currículo e garantir uma boa formação acadêmica.

Além disso, o estágio também é uma ótima maneira de complementar os estudos na sua área de atuação, uma vez que por meio dele é possível unir a teoria à prática. Sem contar que a vivência aumenta as perspectivas profissionais ao sair da faculdade, dando mais segurança para o aluno.

Por isso, continue a leitura e saiba o que é estágio profissional e, ainda, quais são as suas maiores vantagens!

Veja como funciona o estágio profissional

De acordo com a Lei de Estágio n.º 11.788/2008, essa modalidade tem o objetivo de tornar o conhecimento teórico adquirido na graduação uma experiência de trabalho prática. Assim, ele é o caminho mais indicado para quem deseja ter contato com profissionais da mesma área e ainda ser remunerado para exercer as funções.

O estágio pode ser cursado por todos os estudantes que estejam devidamente matriculados e frequentando o ensino superior. Portanto, ele é classificado em dois módulos: obrigatório e não-obrigatório. O primeiro está previsto na matriz curricular do curso de graduação. Já o segundo, não está previsto no currículo, mas funciona como um meio de adquirir conhecimento e experiência, além de que é possível receber uma bolsa-auxílio.

No caso dos alunos da Pitágoras, eles têm acesso ao canal Conecta, uma plataforma de empregabilidade que reúne pessoas interessadas em uma vaga de estágio profissional. O site indica os candidatos para as empresas, de acordo com as exigências de perfil e qualificação. Assim, a ferramenta é capaz de mapear as competências de cada aluno para que consigam um cargo em sua área de atuação.

Conheça as vantagens do estágio para a carreira

Como se sabe, um bom profissional deve contar com experiência e, sobretudo com as habilidades essenciais para a sua profissão. Portanto, para consegui-la é imprescindível exercer, no mínimo, um estágio ao longo do período da graduação — isso aumenta suas chances de efetivação. E lembrando que a sua carreira se inicia antes mesmo de ter o diploma em mãos!

Então, acompanhe a seguir e confira as principais vantagens do estágio profissional!

Tour pela prova do Enem

Colocar em prática o aprendizado da faculdade

No ensino superior, a teoria é aprendida por meio de provas, seminários e demais atividades em sala de aula. Entretanto, tal cotidiano não é suficiente para conhecer o cotidiano de trabalho da profissão. Então, é certo: entrando em um estágio, é possível colocar em prática o aprendizado obtido na faculdade, de maneira colaborativa e interdisciplinar.

Adquirir experiência profissional antes da formação acadêmica

Outra vantagem é a possibilidade que o estudante tem de adquirir experiência profissional antes mesmo de se formar e ter o diploma em mãos. No momento de se candidatar a uma seleção de emprego, por exemplo, quem conta com um estágio no currículo geralmente fica à frente da concorrência, uma vez que a experiência anterior conta pontos positivos para o candidato.

Aprender com profissionais experientes da área

Por fim, estar em contato com profissionais experientes da sua área de atuação pode ser extremamente favorável para a carreira. Isso porque a preocupação em desenvolver um bom networking começa desde a entrevista de estágio, sendo que é por meio da rede de contatos que o aluno adquire mais chances de ser indicado para uma vaga de trabalho.

O estágio profissional é uma experiência vantajosa para quem deseja se destacar e obter competitividade no mercado. No entanto, para conseguir conciliar os estudos com o estágio da melhor forma, é fundamental traçar algumas estratégias para que ambos os compromissos sejam devidamente cumpridos pelo estudante.

Além disso, o estágio também pode ser a porta de entrada para o ingresso no mercado de trabalho com carteira assinada, por meio da efetivação.

O que achou de saber mais sobre estágio profissional? Então, aproveite a visita e saiba como anda o cenário do ensino superior em diferentes regiões do Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados