O que é e como elaborar um projeto de estágio da melhor forma?

oqueeecomoelaborarumprojetodeestagiodamelhorforma

O projeto estágio é um documento que indica as atividades que serão desenvolvidas pelo estudante em seu período de estágio, bem como os objetivos delas. Funciona como uma espécie de roteiro, orientando o acadêmico sobre o que precisa ser feito durante esse tempo. Ele é feito sob orientação de um professor-orientador.

Esse projeto contém ainda os ganhos possíveis, os recursos necessários e os métodos a serem aplicados em suas atribuições como estagiário. Além disso, também precisa apresentar prazos para o desenvolvimento das atividades e dos demais processos apontados pelo documento, como a busca e preparação dos materiais para colocar no projeto e a confecção das considerações finais dele.

O projeto de estágio é muito importante, portanto, recomenda-se que não seja visto apenas como um mero cumprimento de burocracia, mas, sim, como algo que vai ajudá-lo a impulsionar seus resultados de carreira e seus estudos.

Ficou interessado em entender mais sobre esse documento? Confira, a seguir, algumas dicas de como fazer um projeto de estágio e veja como elas influenciarão seus resultados e sua trajetória!

Listar os objetivos do estágio

Cada instituição de ensino pode requisitar diferentes etapas formais para a confecção do projeto de estágio curricular supervisionado, como capa, dados de identificação do estudante, introdução etc. Antes de começar, é preciso pesquisar quais são suas exigências formais.

No entanto, existem alguns pontos que costumam ser solicitados pela maioria delas, como a definição dos temas do estágio e, a partir deles, o estabelecimento de seus objetivos. Eles são divididos em dois grupos: objetivo geral e objetivos específicos.

O primeiro corresponde ao que se pretende conquistar de uma maneira ampla ao final do estágio. Por exemplo:

  • a aquisição de conhecimentos sobre uma área;
  • o desenvolvimento de uma pesquisa;
  • o apoio à fabricação de um produto em conjunto com os profissionais do local onde se estagia;
  • a observação e análise de atividades práticas no local do estágio para fins de comparação com o que foi aprendido e, até mesmo, para apresentação de um trabalho/seminário em uma disciplina.

Os objetivos específicos são propósitos menores a serem alcançados em diferentes etapas dentro do período de estágio. São como “degraus”, ou seja, precisam ser alcançados para que o objetivo geral seja atingido. Digamos que o estágio seja em uma escola, para observação das atividades realizadas ali. Nesse caso, alguns propósitos específicos podem ser:

  • coletar dados de cinco aulas de diferentes matérias;
  • agrupar as informações em uma tabela e compará-las;
  • apresentar os dados ao professor-orientador para que instrua sobre as etapas seguintes;
  • preparar a apresentação dos resultados do projeto em um documento ou slides etc.

Citar a importância do estágio

É necessário citar a importância do estágio desejado durante a confecção do documento do projeto. Normalmente, isso é feito no campo de justificativa. Aponte os motivos que o levaram a querer realizar tal estágio, em tal empresa, com o tema escolhido. Descreva também as contribuições que os resultados a serem levantados podem trazer para sua formação, para a organização e para a instituição de ensino superior.

Descrever as atividades realizadas

Estruture as atividades que serão realizadas durante o estágio e tente detalhá-las para tornar mais claro o que será feito. Elas precisam estar em conformidade com os objetivos, ou seja, ter relação com eles para que possam ser alcançados.

Vejamos um exemplo de projeto de estágio em uma empresa de tecnologia ou em um departamento de TI, que tenha como objetivo acompanhar o desenvolvimento de um site voltado ao publico externo.

Se o interessado colocar que auxiliará a equipe de TI no suporte ou contato com os funcionários, essa atividade dificilmente o ajudará a alcançar seus objetivos. Isso, a menos que encontre uma relação plausível que explique como essa atividade poderá auxiliar para que os propósitos sejam atingidos.

Estruturar um cronograma

Não se esqueça de estruturar um cronograma com as datas de realização de cada fase do estágio — especialmente as que levam ao alcance dos objetivos delimitados — e com as etapas formais relacionadas ao documento. Por exemplo, coloque a data de:

  • entrega de documentação;
  • coleta dos dados;
  • apresentação dos resultados do projeto para a instituição e, caso seja preciso, para a empresa;
  • reuniões com seu professor-orientador;
  • encerramento de atividades específicas do tipo de estágio desejado;
  • conclusão do estágio.

Falar sobre a empresa

Lembre-se de levantar informações sobre empresa em que pretende fazer seu estágio. Para tanto, veja dados de identificação, descubra as suas atividades principais e secundárias, analise e resuma a sua história no documento, entre outros dados. Isso também permite avaliar se nessa organização você poderá realmente desenvolver um programa de estágio que venha a atender seus propósitos iniciais.

Durante esse período, você poderá descobrir se a organização desejada realmente pode auxiliá-lo com seus propósitos. Caso não, terá tempo ainda de mudar seu projeto ou buscar outra empresa para estagiar.

Ficar atento à formatação e ao tamanho do relatório

Dê uma boa olhada nos requisitos formais e técnicos do projeto solicitados pela faculdade para não escrever muitas páginas a mais do que o necessário. Isso poderá poupar você de trabalho desnecessário. Também fique atento às regras de formatação exigidas, como espaçamento entre linhas, tipo de letra, disposição da estrutura (capa, sumário, objetivos etc.).

Além disso, é interessante manter um diário com todas as atividades realizadas durante o estágio para conseguir mensurar melhor os resultados do projeto. Dessa forma, você poderá fazer outro documento importante que costuma ser solicitado durante e logo após o período das atividades: o relatório de estágio.

Achou difícil montar um projeto de estágio? Pode parecer, mas não é tão complexo assim. Alguns tipos não passam de algumas páginas, de modo que basta dedicar algumas horas para conseguir estruturar um. E se tiver dúvidas, lembre-se de buscar seu professor-orientador para guiá-lo.

Ter o auxílio necessário nessas horas é essencial. Por isso, é importante optar por uma faculdade que o ajude a encontrar o estágio ideal, deixando essa etapa ainda mais simples do que já é! Pensando nisso, a Pitágoras oferece o canal Conecta, a fim de que o aluno tenha acesso às vagas das grandes empresas e se sinta confortável na hora de optar por uma que trará grandes benefícios para sua carreira!

Agora que você viu como elaborar esse projeto, confira dicas para ser efetivado durante o estágio e se tornar um funcionário da empresa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content