Portfólio profissional: o que é e como montar o seu?

portfolioprofissionaloqueeecomomontaroseu

Desconto nota do Enem

Para conquistar uma boa vaga nas melhores empresas, o profissional precisa ser notado por elas. Uma graduação é o que vai facilitar o caminho, possibilitando a aquisição de conhecimentos técnicos e a potencialização do networking. Mas se está achando que esse é o único passo nessa jornada, chegou o momento de repensar essa ideia.

Apresentamos, neste post, o portfólio profissional, que é o que está faltando para melhorar ainda mais a sua imagem no mercado. Venha conosco para entender sobre esse assunto!

O que é portfólio?

O portfólio é um documento que registra toda a sua experiência e atuação, indo além de um simples currículo. Nele, você reúne os melhores trabalhos já produzidos em vez de somente mencioná-los. Em outras palavras, é uma apresentação profissional que vai traduzir quem você é, de fato, para as empresas ou demais interessados.

Quando esse documento é organizado e bem planejado, ele contribui com a sua desenvoltura diante de entrevistas de emprego e impulsiona o seu marketing pessoal. Mas não é só isso! Essa prática te ajuda a visualizar facilmente a sua atuação e como ela se aprimora com o tempo. Assim, você pode ter até alguns insights de como melhorar ainda mais!

Como fazer um portfólio na prática?

Um bom exemplo de portfólio é produzido por fotógrafos, que disponibilizam as melhores imagens em um álbum digital. Mas não se preocupe se essa não for a sua carreira! Existem algumas dicas que podem te orientar no momento de colocar a mão na massa e construir um documento de sucesso. Veja só como é fácil!

Escolha o tipo de portfólio

Dependendo do seu objetivo com o portfólio e da sua profissão, é possível escolher entre dois tipos de documento: impresso ou digital. O primeiro e mais tradicional pode ser entregue junto com o currículo, embora tenha como desvantagens o valor para ser produzido e menor espaço para expor seus trabalhos.

Já o portfólio digital é mais democrático, pois pode abrigar trabalhos em formatos de vídeo, áudio, texto, entre outros. Isso sem contar que é bem mais fácil para que você o atualize com frequência e divulgue entre seus contatos. Inclusive, sabe o LinkedIn — aquela rede social profissional? Ela pode ser bastante útil para dar visibilidade aos seus talentos, viu?

Tour pela prova do Enem

Defina quais são os trabalhos mais relevantes

Qual é o trabalho mais top que você já fez até hoje? Pensou? Então, saiba que ele deve ganhar uma posição de destaque em seu portfólio. Afinal, você quer que os recrutadores e demais profissionais o conheçam pelo seu melhor, certo? Mesmo se tiver escolhido a versão digital, evite transbordá-lo com uma infinidade de arquivos. Lembre-se de que qualidade é mais importante que quantidade!

Como garantir que ele se diferencie?

Assim como o seu trabalho, o portfólio também pode ser otimizado para que você ganhe em vantagem competitiva. A boa notícia é que também é uma tarefa fácil, que não vai tomar muito do seu tempo. Confira!

Mantenha-o atualizado

De nada adianta você produzir soluções inovadoras se elas não são atualizadas no seu portfólio e nem todos têm a chance de vê-las, concorda? Não é sempre que os candidatos vão pensar nesse quesito. Então, é a sua oportunidade de ganhar vantagem e mostrar o que faz de melhor no campo profissional!

Deixe o documento com a sua cara

Já reparou que diversos currículos são iguais, só mudando ligeiramente o conteúdo? Isso acontece bastante! Com o portfólio, você pode montar algo diferente de tudo que o mercado já viu e, é claro, que reflita a sua personalidade e seu talento. E não estamos dizendo que ele precisa ser todo elaborado para conquistar esse feito. A simplicidade conta muitos pontos também.

Priorize a fácil visualização

Isso nos leva a um ponto importante: além de bonito, seu portfólio precisa ter as informações dispostas de maneira visual e acessível. Nada de deixar alguma delas escondidas, combinado! Também não abuse de cores muito vibrantes para evitar que elas fiquem ilegíveis.

Viu só como é fácil? Agora, partiu selecionar os seus melhores trabalhos e organizá-los em um portfólio profissional! Assim, você já estará mais que pronto para arrasar no mercado de trabalho e conquistar as oportunidades antes de seus concorrentes!

Aproveitando que está aqui, por que você não vem conferir como as técnicas de oratória podem ajudá-lo a se dar bem no ambiente de trabalho? Te esperamos por lá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados