Entenda se a Pitágoras é uma faculdade ou uma universidade

Pitágoras é uma faculdade ou uma universidade

Desconto nota do Enem

Afinal, a Pitágoras é faculdade ou universidade? Essa é uma dúvida comum dos estudantes que estão pensando em fazer uma graduação. Por isso, preparamos este post que esclarece a questão e ainda te ajuda a entender as diferenças entre esses dois modelos.

Aliás, muitas pessoas nem sabem que eles não são a mesma coisa! A verdade é que conhecer os conceitos e visualizar em qual categoria uma instituição de ensino superior está inserida é fundamental.

Portanto, não perca mais tempo! Continue a leitura e descubra se a Pitágoras é uma faculdade ou uma universidade!

A Pitágoras é faculdade ou universidade?

Se você tem dúvidas sobre o que é a Pitágoras, saiba que ela é uma faculdade! É uma instituição de ensino muito tradicional no país, fundada em 1999, que tem unidades espalhadas por todo o Brasil.

Com mais de 20 anos no mercado, já formou milhares de profissionais em diferentes cursos. Seu enquadramento como faculdade demonstra sua preocupação com o desenvolvimento acadêmico e a empregabilidade dos alunos.

O que é uma faculdade?

Você já sabe que a Pitágoras é uma faculdade, mas o que isso significa? De maneira simples e resumida, você precisa entender que esse modelo de instituição é a base para os demais modelos.

A faculdade tem uma característica bem interessante que é o foco em ramos do saber. Assim, ela pode oferecer determinados cursos ou até mesmo uma única carreira, como uma Faculdade de Medicina.

Então, falamos de um grupo de cursos de uma mesma área de estudo. Uma Faculdade de Ciências Humanas, por exemplo, pode oferecer cursos de História, Direito, Serviço Social, Administração e Jornalismo.

O que é uma universidade?

Uma universidade nada mais é que um complexo de ensino formado por várias faculdades. Além disso, tem como uma de suas principais funções o desenvolvimento dos três pilares do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão.

Outra característica importante é a autonomia para criar cursos. Assim, ao ser reconhecida pelo MEC, a universidade deve investir em diferentes programas e projetos, como mestrado e doutorado.

Quais são as diferenças entre faculdade e universidade?

Segundo o MEC, as instituições de ensino superior são classificadas em: faculdade, universidade e centro universitário. Cada um deles tem características, exigências e objetivos distintos.

Você já sabe que faculdade e universidade não são a mesma coisa, mas conseguiu entender com clareza as suas diferenças? Confira!

Pilares de ensino

Já citamos que as universidades se dedicam aos três pilares do ensino superior. Isso é verdade, mas precisamos aprofundar um pouco mais no assunto para que você entenda bem as diferenças. Para isso, é válido conhecê-los:

  • ensino —aborda os conteúdos que formam o profissional para atuar no mercado de trabalho;
  • pesquisa — se dedica a pesquisar e formar cientistas;
  • extensão — é quando o acadêmico vai para a prática e atua em contato direto com a sociedade.

Tanto a universidade particular quanto a pública têm a obrigação de desenvolver esses três pilares. Já a faculdade não precisa, mas não é impedida de se dedicar a eles. Além disso, seu foco é realmente na qualidade do ensino e na formação de bons profissionais para o mercado de trabalho.

Tour pela prova do Enem

Grade de cursos

Outra diferença importante é que a faculdade oferece cursos específicos, visto que não é obrigada a englobar todas as áreas de ensino. Esse é um detalhe que faz com que as graduações tenham alta qualidade.

No caso da universidade, é comum que existam diversas faculdades em diferentes áreas. Para facilitar a organização, elas são divididas em campi universitários ou centros de ensino.

Infraestrutura

Quando o assunto é infraestrutura, a principal diferença está no tamanho das instituições. Por oferecerem diversos cursos, as universidades costumam ser maiores. Porém, o tamanho das faculdades não impacta a qualidade dos cursos, já que é compatível às demandas dos alunos.

Professores

Em relação ao corpo docente, a faculdade deve ter, no mínimo, um terço de especialistas em seu quadro de professores. Já a universidade é obrigada a contratar a mesma quantidade de mestres e doutores, que atuarão com dedicação exclusiva.

Oferta de cursos de pós-graduação

Esse é mais um ponto importante, pois as universidades têm o dever de oferecer cursos de pós-graduação, inclusive mestrado e doutorado. Por outro lado, as faculdades estão dispensadas dessa responsabilidade.

Quais são as vantagens de estudar na Pitágoras?

Agora que você sabe qual a diferença entre faculdade e universidade, é hora de entender as vantagens de estudar na Pitágoras. Como já destacamos, temos mais de 20 anos de dedicação ao ensino no Brasil e queremos te ajudar a conquistar uma carreira de sucesso.

A Pitágoras é uma instituição de ensino sólida e respeitada. Atualmente, oferecemos diversos cursos e todos eles são reconhecidos pelo Ministério da Educação. Quer saber mais? Veja só!

Professores altamente capacitados

Todos os professores da Pitágoras são altamente capacitados. Temos uma preocupação em contratar profissionais preparados para compartilhar o saber e fazer a ponte entre a faculdade e o mercado de trabalho.

Várias formas de ingresso

Está preocupado em como entrar para a faculdade? Aqui na Pitágoras isso não é um problema, pois oferecemos várias formas de ingresso, como:

Descontos e financiamentos

Investir em educação é investir no seu futuro. Por isso, a Pitágoras oferece bolsas, descontos e financiamentos estudantis para que você possa estudar e conquistar uma carreira de sucesso sem prejudicar o orçamento.

Parceria exclusiva com o Canal Conecta

A Pitágoras se preocupa de verdade em te preparar para o mercado de trabalho. Exatamente por isso, tem uma parceria exclusiva com o Canal Conecta, que oferece estágios e vagas de emprego aos nossos alunos.

Agora é a sua vez!

A ideia deste post era responder a uma dúvida muito comum: a Pitágoras é faculdade e universidade? Ficou claro que somos uma faculdade, com foco em formar profissionais de alto padrão e prontos para enfrentar os desafios do mercado. Por isso, não perca mais tempo! Aproveite os benefícios de estudar na Pitágoras, escolha um de nossos cursos e invista em sua carreira!

Pronto para começar? Faça já a sua inscrição no vestibular online da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados