O que é um estágio remunerado e como funciona?

estagiário

Desconto nota do Enem

Você sabe o que é estágio remunerado e qual é a importância pra sua formação acadêmica? Esse tipo de contrato de trabalho é voltado pra estudantes que ainda estão na faculdade e desejam ter uma primeira experiência com a prática profissional da carreira.

Ele também pode ser em forma de estágio não remunerado ou voluntário, em que você não recebe bolsa ou salário de estagiário pra realizar as atividades de sua profissão. Mesmo assim, ainda é o caminho mais indicado pra conquistar uma boa preparação e conseguir enfrentar os desafios do mercado.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, vem com a gente e confira o que é estágio remunerado e qual a sua importância pra quem está fazendo um curso de ensino superior.

O que é estágio remunerado?

Um estágio remunerado é um programa formal que as empresas oferecem pra estudantes que ainda estão desenvolvendo a formação acadêmica. Nesse tipo de contrato, geralmente, os empregadores oferecem uma bolsa de estágio com um determinado valor como retribuição.

Muitas vezes, o estágio profissional é a primeira experiência prática que você pode ter nas suas áreas de atuação, justamente pra que vivencie os desafios e o cotidiano da carreira. Também é no estágio que começa a descobrir quais são os temas e assuntos da profissão com que mais se identifica.

Mas, como a gente viu, nem todo estagiário recebe um pagamento. Quando o estágio é uma atividade obrigatória do curso, por exemplo, a bolsa e o auxílio são optativos.

Ainda é bem comum que os alunos façam estágio voluntário pra colocar em prática os conhecimentos da faculdade. Mesmo que não recebam dinheiro em troca, o que fica é o valor da experiência vivida. Isso já é um bom pagamento, não acha?

Como funciona o pagamento da bolsa de estágio?

Em um projeto de estágio, não existe vínculo empregatício entre as empresas e os estudantes. Mesmo assim, quando ele é remunerado, além da bolsa, os estagiários também têm direito a um auxílio para o transporte e a recessos pagos com valores proporcionais aos dias trabalhados. Pra receber o pagamento, você deve contar com o plano de atividades de estágio e o Termo de Compromisso atualizados e assinados por um supervisor. Muito importante!

Pra dar continuidade ao contrato de trabalho, o mais indicado é que você se esforce e esteja sempre aberto pra aprender com quem já tem experiência na sua área de atuação. Inclusive, a depender da qualidade dos seus serviços e dos resultados apresentados às empresas, o que antes era apenas um programa formal de estágio, pode acabar se tornando o seu emprego do futuro! Então, não dá pra vacilar, né?

O que diz a lei do estagiário?

A lei n.º 9.504/97 trata sobre os direitos e deveres dos estagiários que atuam em contrato de trabalho remunerado ou não. De acordo com a legislação, por exemplo, você pode permanecer no estágio numa mesma empresa no período máximo de dois anos.

Tour pela prova do Enem

As atividades, nesse caso, devem ter relação direta com a área de atuação profissional e com o seu curso de formação. Assim, todas as atividades desenvolvidas devem estar detalhadas no contrato e, obrigatoriamente, acompanhadas por um supervisor da área.

A legislação também fala sobre a responsabilidade da empresa empregadora custear o transporte e o recesso. Quando o estágio não é obrigatório, mas é remunerado, o contratante costuma definir o pagamento com base no salário mínimo atual e oferece os auxílios pra que você não tire o valor das suas idas ao local de trabalho da sua remuneração. Nada mais justo, né?

Em outras palavras, dá pra falar que é essencial conhecer tudo sobre a lei do estágio antes de se candidatar a uma vaga. Assim, você sabe quais são os seus direitos e os deveres que devem ser cumpridos pelos contratantes nesse tipo de relação. Com isso, tem maior garantia e segurança, podendo aproveitar o aprendizado que essa experiência oferece pra sua formação!

Qual é a importância do estágio na graduação?

Todo estágio, remunerado ou não, vale a pena por conta dessa experiência toda que você pode conquistar. Esse tipo de vivência costuma enriquecer e aperfeiçoar os conhecimentos que recebe na sala de aula. Afinal, é colocando em prática que melhor se aprende, né?

Além de saber como funciona o dia a dia de uma profissão, você também tem a chance de melhorar o seu currículo e torná-lo mais atraente para os futuros empregadores. Muitas vezes, o estágio ainda é uma forma de iniciar a trajetória numa empresa, podendo se tornar um primeiro emprego com carteira assinada depois da conclusão do curso.

Inclusive, dá pra aproveitar essa oportunidade pra começar a fazer seu próprio networking, que beneficia todo o seu trajeto. Então, mesmo que o valor da bolsa de estágio não seja alto, tenha em mente que a prática serve pra apresentar seus diferenciais no mercado de trabalho. Com isso, o grande benefício é se tornar mais competitivo entre os candidatos.

Aqui na Pitágoras, oferecemos apoio personalizado aos nossos estudantes em todas as fases da formação acadêmica, inclusive no momento de se candidatar a uma vaga de estágio. Isso sem falar nas formas de ingresso facilitadas e modalidades de ensino pra todo tipo de rotina!

Além disso, temos um importante parceiro que faz a ligação entre você e milhares de empresas em todo o Brasil: o Canal Conecta. Deve estar se perguntando o que é ele e pra que serve, né? Saiba que é um portal de empregabilidade gratuito e exclusivo para os nossos alunos. Dá pra encontrar aquela vaga que é a sua cara e conferir dicas pra entrevistas e outras situações.

Agora que você já sabe o que é estágio remunerado e a importância dele para o desenvolvimento da formação acadêmica, certamente vai ser mais simples buscar uma oportunidade na sua área, né? Então, não deixe pra depois e já comece a procurar uma vaga pra começar a aprender com quem já tem experiência no mercado!

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda também qual é a opção que mais se encaixa com você: estágio ou trainee!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 46

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados