Qual é a nota de corte de Medicina?

nota de corte prouni medicina

Teste Vocacional Rápido

Conhecer a nota de corte de Medicina é essencial pra guiar o seu plano de estudos. Afinal, seja qual for o processo seletivo — Sisu, Prouni, FIES ou o tradicional vestibular —, saber a pontuação mínima aumenta suas chances de conquistar a tão sonhada vaga em um dos cursos mais concorridos do mercado.

Isso permite que você se prepare com antecedência e garanta todos os critérios compatíveis com o processo seletivo. Se você optar por entrar em processos que usem a nota do Enem, como o Prouni, precisa ficar de olho na nota de corte. Assim, você tem uma ideia da pontuação que deve atingir para conseguir uma vaga no curso.

Pra oferecer o máximo de oportunidades, a gente tem várias formas de ingresso aqui na Pitágoras. Isso inclui o Prouni, FIES, o Enem e o nosso vestibular online. Neste post, a gente vai contar como funciona a nota de corte e qual é a média pra cada processo seletivo que mencionamos. Vem com a gente!

O que é a nota de corte?

Se você está se preparando pra entrar no curso de Medicina, sabe que ter uma boa rotina de estudos é apenas o começo, certo? É preciso entender como o processo seletivo funciona (observando todos os detalhes) pra melhorar o seu preparo e aumentar as suas chances de aprovação.

Uma das formas de fazer isso é acompanhar a nota de corte de Medicina. De modo geral, ela é a pontuação mínima de acertos no vestibular ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pra conquistar a sua vaga no curso.

Essa média muda conforme cada processo seletivo. A nota também pode variar de instituição pra instituição, além da concorrência (número de inscritos) e do preparo de cada candidato. Ela considera os seguintes fatores:

  • as opções escolhidas pelos futuros alunos (cidade, faculdade, curso, turno e o processo — Sisu, Prouni, FIES, vestibular ou nota do Enem);
  • a concorrência dos candidatos que tiveram as mesmas preferências ao selecionar as opções de vaga durante a candidatura;
  • as maiores pontuações no Enem entre os inscritos.

Como a procura pela profissão é grande, a Medicina costuma ter uma das médias mais altas entre as graduações. Se o curso tiver 20 vagas, por exemplo, os candidatos com as 20 maiores pontuações vão ser aprovados. Então, dá pra dizer que a nota de corte equivale à média do último candidato aprovado.

Ficou mais fácil entender como funciona? Vamos adiante!

O que é Prouni?

O Programa Universidade Para todos (Prouni) é um programa do Governo Federal criado pra conceder bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. Elas podem ser parciais (50% da mensalidade) ou integrais (100% da mensalidade) e são oferecidas a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de ensino superior.

Entenda melhor:

  • bolsas parciais: cobrem metade do valor das mensalidades. A outra parte deve ser paga pelo estudante. Ele pode juntar a bolsa parcial com o FIES, caso atenda aos critérios necessários pra receber os dois. Esse tipo de benefício é concedido a quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa;
  • bolsas integrais: cobrem o valor total das mensalidades. O estudante não paga nada ao longo da graduação inteira. Ela é reservada pra quem tem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

O Prouni não é um financiamento estudantil, ok? Por exemplo, se você recebe uma bolsa de 100%, não precisa se preocupar em quitar uma dúvida após a conclusão da graduação. Além disso, o programa classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Enem. Quanto melhor for o seu desempenho no exame, maior é a chance de ser beneficiado.

Quem pode participar do Prouni?

Se você quiser participar do Prouni, precisa ter feito o Enem do ano anterior e entrar de acordo com outros critérios básicos:

  • não ter diploma em curso superior;
  • ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • alcançar desempenho mínimo de 450 pontos na média das provas;
  • ter uma nota maior que zero na redação.

Você também precisa se encaixar em um dos perfis abaixo pra garantir a participação do Prouni:

  • cursou todo o ensino médio em escolas públicas;
  • cursou todo o ensino médio em escolas particulares com bolsa integral;
  • cursou parte do ensino médio em escolas públicas e outra parte em escolas particulares como bolsista integral;
  • portador de necessidades especiais;
  • professor contratado de escola pública (o professor pode concorrer a bolsas nos cursos de Licenciatura, normal superior ou curso de Pedagogia). Nesse perfil, o critério de renda não é considerado.

Como funciona o Prouni pra Medicina?

O curso de Medicina está entre as opções com maiores médias do Prouni. A nota de corte fica entre 720 e 820 pontos. Ou seja, assim como todos os cursos, não basta atingir o mínimo de 450 pontos, pois essa pontuação serve apenas pra definir os candidatos que podem participar do programa.

Isso explica a concorrência para o curso de Medicina ser tão alta. Cada faculdade que participa do programa oferta entre uma e cinco bolsas de estudos para o curso. A nota de corte também varia de acordo com a instituição que você escolher.

Como se inscrever no programa?

As inscrições no Prouni são gratuitas e acontecem duas vezes por ano. Todo o processo é feito pela internet, acessando o site oficial do programa.

No momento de fazer o seu cadastro, você deve informar o número de inscrição e senha do Enem do ano anterior (a edição mais recente). Em seguida, é preciso preencher os campos com as informações solicitadas e selecionar duas opções de curso.

Enquanto as inscrições estiverem abertas, você pode acessar o sistema quantas vezes quiser pra consultar as notas de corte e modificar suas opções de curso.

A nota de corte é a menor pontuação pra conseguir uma vaga do Prouni em determinado turno, curso, instituição e modalidade de concorrência.

Também não é uma pontuação estável. A nota de corte aumenta e diminui de acordo com a quantidade de candidatos que se inscrevem nas mesmas vagas. Ou seja, conforme vai entrando gente com melhor desempenho, vai subindo a pontuação mínima necessária pra conquistar uma oportunidade.

Quando o prazo de inscrições se encerra, o sistema seleciona os candidatos com as melhores notas do Enem que estão concorrendo à mesma vaga. O resultado dos aprovados costuma sair em poucos dias.

Se você não conseguir ingressar no curso Medicina na primeira oportunidade do Prouni, ainda há chances de entrar na segunda chamada. Se o seu nome não aparecer entre os escolhidos outra vez, existe a terceira chance, que é a lista de espera.

Qual é a nota de corte do curso de Medicina?

Agora que você conhece o Prouni e já sabe como é calculada a nota de corte, vamos falar sobre Medicina. Afinal, ao conhecer a pontuação mínima pra passar, dá pra se preparar melhor e conseguir uma vaga num dos cursos mais concorridos do ensino superior –– que, com o diploma nas mãos, rende salários superiores a R$ 10 mil*.

Como a média só é conhecida depois do período de inscrições, ela varia de acordo com os fatores que a gente listou no tópico anterior. De qualquer forma, podemos avaliar como foram os últimos processos seletivos pra termos uma ideia melhor da pontuação mínima em cada um, né?

Nota de corte de Medicina no Prouni

Como vimos, o Prouni é voltado pra oferta tanto de bolsas de 100% como de bolsas parciais, com 50% de desconto. Essa é uma das portas de entrada pra ingressar no curso de Medicina aqui na Pitágoras.

Basta fazer a inscrição no Prouni e conquistar uma boa nota — ao menos 450 pontos nas provas do Enem, sem zerar a redação, combinado? Antes, é importante avaliar os pré-requisitos definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A nota de corte de Medicina no Prouni varia bastante, dependendo da cidade e da instituição de ensino. A pontuação mais alta pode ultrapassar os 800 pontos, enquanto a menor fica em torno de 690 até 740, conforme os últimos registros.

Nota de corte de Medicina no Sisu

Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o caminho dos alunos que querem estudar na rede pública de ensino. Aqueles com as melhores posições são classificados de acordo com as notas obtidas no Enem do ano anterior. Ao longo desse período, as notas de corte são divulgadas uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrição até o último.

As inscrições são feitas totalmente pela internet, na página oficial do Sisu. Pra concorrer a uma das vagas em Medicina, não é preciso pagar taxas. Assim como o Prouni, o programa também acontece 2 vezes ao ano e segue uma lista de pré-requisitos. Mas tende a apresentar uma concorrência mais alta por conta da oferta de matrículas.

Por isso, só garante o ingresso nas faculdades públicas quem consegue as maiores médias. A nota de corte de Medicina no Sisu muda a cada dia, dependendo do desempenho dos candidatos. Isso significa que a pontuação mínima não é garantia de aprovação. A mais alta pode chegar a 830, enquanto a menor nota fica na faixa de 720.

Nota de corte de Medicina no FIES

Outra possibilidade de ingresso na Pitágoras vem com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Como o próprio nome já diz, o aluno recebe ajuda do governo pra financiar os seus estudos. Depois de se formar, você começa a quitar a dívida com juros mais baixos, bons prazos e facilidade de pagamento.

Como acontece em qualquer tipo de empréstimo bancário, é preciso apresentar algum tipo de garantia de que a dívida poderá ser quitada antes de conseguir o crédito. No caso de fazer o FIES, essa garantia é feita com a figura do fiador, uma pessoa que ficará responsável pelo pagamento caso o estudante beneficiado não cumpra a obrigação.

O fiador é necessário com exceção de 3 casos:

  • o estudante é bolsista do Prouni;
  • ele é matriculado em algum curso de Licenciatura;
  • tem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

A seleção do FIES também acontece pelas notas dos candidatos na edição mais recente do Enem. Então, quanto maior a pontuação, maiores são as chances de conseguir uma vaga. As inscrições são feitas totalmente pela internet, no sistema oficial do FIES.

Assim como os processos anteriores, o FIES conta com alguns pré-requisitos de renda e de desempenho e pode ser solicitado duas vezes ao ano. Por ser um financiamento, tanto a concorrência como a pontuação são menores. A nota de corte de Medicina no FIES varia de 788 a 662 pontos.

Vestibular na Pitágoras

Aqui na Pitágoras, você ainda pode ingressar pelo vestibular tradicional ou com a nota do Enem, além do Prouni e o FIES. Também temos dicas de desconto na faculdade de Medicina pra quem quer pagar menos na mensalidade e aproveitar o curso ao máximo.

Quem opta pelo nosso vestibular tem duas grandes vantagens. A primeira é a concorrência menor, quando comparada aos outros processos seletivos. Já a segunda é a nota de corte de Medicina, também mais baixa. Na última chamada, a menor média foi de 638, enquanto a pontuação mais alta chegou aos 1.000. Bons motivos pra se inscrever, né?

Seja pra seguir o caminho da Medicina Alternativa, seja pra buscar uma especialização em Medicina mais adiante, a Pitágoras é o início da sua trilha profissional. Com 6 anos de duração e grade curricular atualizada conforme as diretrizes do MEC, o curso está disponível no campus de Eunápolis (Bahia).

Um dos nossos maiores diferenciais vem com a modalidade de ensino presencial, que propõe o contato frequente com casos clínicos e situações reais. Além da teoria, há aulas práticas em laboratórios e no hospital-escola da faculdade. Dessa forma, você pode vivenciar o dia a dia de um médico profissional desde o início da graduação.

Também oferecemos benefícios exclusivos aos nossos estudantes. Com o Canal Conecta, portal de empregabilidade com vagas nas melhores empresas do país, as chances de conquistar um emprego são bem maiores. Isso sem falar nas dicas de criação de currículo e desenvolvimento na carreira que a plataforma disponibiliza.

Invista no seu futuro!

Saber a nota de corte de Medicina em cada processo seletivo ajuda a guiar o seu plano de estudos e a preparar o seu caminho profissional. Além disso, você pode contar com toda a infraestrutura de ensino da Pitágoras, a prática diária em laboratórios próprios, parcerias com o programa Mais Médicos e visitas a Unidades Básicas de Saúde. Pra passar no curso e usufruir todos os benefícios, só precisa superar a média e conseguir uma boa pontuação.

Que tal garantir a sua vaga agora mesmo? Faça a sua inscrição no vestibular de Medicina da Pitágoras e comece a trilha rumo à profissão dos seus sonhos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.