Utilize o FIES para medicina na Pitágoras

FIES para medicina

Já pensou em cursar medicina, mas não tem como pagar pelo curso? Saiba que não é o único estudante que enfrenta o mesmo problema! Exatamente por conta disso, a gente decidiu trazer para o blog a resposta pra uma das suas principais dúvidas: é possível conseguir FIES pra medicina?

Sem dúvidas, essa é uma das graduações com mais procuras no país. Afinal, falamos de uma profissão respeitada, bem-remunerada e com diversas opções de emprego.

E com o FIES, você pode cursar uma faculdade particular de medicina sem pesar o orçamento. Quer saber mais? Leia o post até o final e descubra como se tornar um médico com a ajuda de alguns benefícios!

Afinal, é possível recorrer ao financiamento do FIES para medicina?

Sem muito suspense, temos uma boa notícia para você: sim, é possível usar o FIES para Medicina! Mesmo com as últimas mudanças realizadas no programa, o curso ainda é um dos que mais possuem financiamento liberado.

Então, se você ouviu dizer que está cada vez mais difícil conseguir esse financiamento estudantil para graduação, saiba que é verdade. Mas, por envolver a formação de profissionais extremamente importantes pra sociedade, o curso de medicina ainda é priorizado.

Como funciona o FIES e quais são as limitações?

Informação é tudo, né? Além de estudar muito para o vestibular e ficar atento à nota de corte em medicina, é importante que você já esteja ciente dos requisitos pra conseguir o FIES pra faculdade de medicina.

Isso mesmo! Infelizmente, não é todo estudante que consegue acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil. Existem critérios, documentos e condições exigidas.

A primeira de todas é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Mas isso não é tudo! Conheça as demais regras do FIES:

  • deve ter alcançado uma pontuação igual ou superior a 450 pontos no Enem;
  • não ter zerado a redação do Enem;
  • a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para a modalidade do FIES Social, em vigor a partir do primeiro semestre de 2024, a renda familiar bruta é de meio salário mínimo por pessoa e é preciso fazer parte do Cadastro Único (o CadÚnico).

É importante deixar claro que, no caso do FIES, todo o processo de avaliação e concessão
(ou não) do financiamento, é realizado pelo governo. Ou seja, as instituições de ensino não têm influência sobre o resultado final, ok?

Qual a nota de corte para medicina no FIES?

A nota de corte do FIES pra medicina ficou na faixa de 700 a 800 pontos, considerando a edição mais recente do Enem.

Entender esse conceito é muito simples: é a menor pontuação que entrou no número de vagas para um curso. Se existem 20 oportunidades para o curso de medicina em uma faculdade, por exemplo, o desempenho do candidato na vigésima posição é considerado a nota de corte.

O FIES cobre todo o valor da mensalidade?

Outra dúvida muito comum de quem quer usar o FIES para o financiamento do curso de medicina é sobre a possibilidade de que o valor integral da mensalidade esteja englobada no contrato.

Nesse sentido, é preciso fazer uma análise um pouco mais aprofundada. Como você sabe, o curso é um dos mais procurados do país e exige uma grande estrutura e investimento das faculdades.

Para assegurar um ensino de qualidade, dentro dos parâmetros do MEC, com professores altamente qualificados e respeitados e uma estrutura completa, o valor das mensalidades é superior ao das demais graduações.

O governo atualizou o teto de financiamento semestral para o valor de R$ 60.000. Sendo assim, confira o preço da mensalidade da faculdade que escolheu. Caso ela supere esse limite, vai ser necessário complementar do seu bolso.

Como saber se uma faculdade participa do FIES?

Além de todos os requisitos já mostrados, você precisa saber que nem toda faculdade participa do FIES. Isso mesmo! Assim como os estudantes, apenas as instituições que se enquadram nas regras estabelecidas pelo governo podem oferecer essa opção aos seus alunos.

Quer um exemplo? O MEC avalia as faculdades por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os cursos avaliados com as pontuações 5 e 4 têm prioridade na hora da liberação da bolsa de medicina.

Isso significa que apenas os cursos reconhecidamente de qualidade desfrutam desse benefício. Essa informação é muito importante. Antes mesmo de prestar o vestibular, é interessante conferir no site do FIES se a faculdade escolhida está na lista.

Como conseguir o FIES para medicina?

Por ter uma imensa valorização social e do mercado de trabalho, o curso de medicina costuma ter alta concorrência, independentemente do meio de ingresso (vestibular, FIES, Prouni etc.). Por isso, nossa primeira sugestão é planejar sua entrada na faculdade com bastante antecedência para saber se você atende a todos os critérios do programa.

Quanto mais alta a sua nota no Enem, maior é a sua chance de conseguir uma vaga no FIES. A concorrência no programa acontece entre os candidatos que escolheram o mesmo curso, faculdade, campus e turno.

Além disso, tenha muito cuidado no momento da inscrição. Certifique-se de que todas as informações estão corretas antes de dar prosseguimento à inscrição, principalmente detalhes a respeito dos dados pessoais e do curso escolhido.

A primeira etapa das inscrições é realizada no site do FIES. Na plataforma, o candidato informa os dados solicitados e seleciona o curso e a instituição de interesse.

Veja o cronograma deste ano:

  • Inscrições: 12 a 15 de março;
  • Divulgação dos resultados: 21 a 26 de março;
  • Prazo de complementação das informações de inscrição: 22 a 26 de março;
  • Pré-seleção da lista de espera: 28 de março a 30 de abril.

Faça agora a sua inscrição no FIES para o curso de medicina da Pitágoras! Você pode escolher entre as unidades de Eunápolis na Bahia, Codó ou Bacabal no Maranhão para realizar o seu sonho em seguir a carreira médica.

Para te ajudar ainda mais a conquistar a sua vaga na faculdade de medicina através do programa de incentivo, a Pitágoras disponibiliza uma central de atendimento para direcionamento sobre as inscrições no FIES. Entre em contato pelo número de telefone: 0800-941-6791.

É possível pagar o FIES por meio de trabalho na rede pública de saúde?

O FIES é um financiamento estudantil oferecido pelo governo pra estudantes que decidem prestar vestibular de medicina numa faculdade privada. Então, depois de formado, o profissional deve pagar por esse empréstimo.

No caso dos médicos recém-formados, existe uma opção que merece ser destacada. Em algumas situações, ele pode trabalhar na rede pública em troca da quitação das parcelas do seu financiamento. Pra isso, é preciso cumprir com os seguintes requisitos:

  • integrar uma equipe de Saúde da Família cadastrada e atuar em algum dos 2.219 municípios priorizados pelo Ministério da Saúde;
  • solicitar o abatimento da dívida depois de um ano de trabalho ininterrupto como médico integrante da referida equipe.

Esse benefício apenas se mantém enquanto o profissional cumpra com as regras aqui mencionadas. Caso ele deixe de trabalhar em um PSF cadastrado, perde o direito ao benefício.

Além disso, caso a quantia referente ao abatimento da dívida não seja suficiente para quitar todo o contrato do FIES, vai ser necessário fazer a complementação.

FIES para medicina na Pitágoras
Participar do FIES para medicina na Pitágoras é a oportunidade de conseguir um apoio para custear sua faculdade.

É possível contar com o Prouni pra fazer medicina?

Sim, é possível! Inclusive, você poderá participar do FIES e do Programa Universidade para Todos ao mesmo tempo, desde que a inscrição em ambos os programas seja para pagar o curso na mesma instituição de ensino. Nesse caso, o FIES é solicitado por bolsistas parciais do Prouni para contemplar o financiamento do restante da mensalidade.

Isso só pode acontecer quando a faculdade que o estudante cadastrou pra receber a bolsa do Prouni também participa do FIES. Além disso, o estudante deve atender aos critérios para ter os benefícios desse programa. Quer saber quais são? Veja aqui embaixo:

  • não pode ter diploma de curso superior;
  • ter feito a edição mais recente do Enem, com média de pelo menos 450 pontos;
  • não ter zerado a redação;
  • apresentar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (pra concorrer a uma bolsa integral);
  • apresentar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa (pra concorrer a uma bolsa parcial, de 50%).

Além dos critérios acima, o estudante precisa atender a pelo menos uma destas condições:

  • ter feito o ensino médio completo em escola da rede pública ou particular (neste caso, como bolsista integral);
  • ser uma pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública e concorrer a uma bolsa em curso de Licenciatura (já aqui, não é preciso comprovar renda).

O Prouni escolhe os candidatos com as maiores notas do Enem, que estão disputando o mesmo curso, na instituição e turno que você escolheu. Então, quanto maior for a sua média, maior é a chance de conseguir uma vaga na faculdade de medicina pelo Prouni.

Quais são as vantagens de investir em medicina?

Está pensando ainda se entrar em medicina vale a pena? Separamos algumas vantagens pra te ajudar na decisão. Veja só!

Valorização no mercado de trabalho

A carreira em medicina está no topo das atuações com alta empregabilidade no país. Isso significa que dificilmente médicos formados ficam sem emprego. Além das oportunidades de vagas, é uma área com amplo campo de atuação e com a possibilidade de obter ótimos ganhos.

É claro que esses benefícios não vêm tão fácil quanto parece. Logo no início da carreira, médicos iniciam no mercado de trabalho para atuar em setores de urgência, nos quais é preciso trabalhar em regime de plantões. É uma carga de trabalho grande pra fazer valer a ótima possibilidade de retorno financeiro.

Atuação com forte impacto na vida das pessoas

O objetivo maior da área é ajudar outras pessoas e promover a saúde, sendo também a beleza da profissão. Combater doenças e proporcionar cura é uma condição única que médicos lidam diariamente.

É a profissão responsável por reabilitar pessoas e garantir que elas tenham mais tempo pra ficar com suas famílias e amigos.

Incrível, não é? Então, se você quer seguir carreira na área de saúde e sonha em atuar em uma profissão com forte impacto social, talvez medicina seja o curso perfeito pra você!

O paciente percebe quando os médicos se doam pra sua melhoria sem medir esforços, e ele retribui com uma gratidão enorme. Ao mesmo tempo que a medicina é uma área de auxílio ao próximo, também comtempla com um imenso retorno emocional.

Aprendizado contínuo

Uma das certezas na carreira de quem atua na área médica é que o estudo nunca cessa. A ciência na medicina é muito dinâmica, com produção de novos conceitos a todo instante no mundo inteiro.

Nesse contexto de inovação, o médico que não estuda com consistência não se mantém atualizado. É preciso se informar através de revistas especializadas, participar de cursos e congressos, se dedicar à iniciativas de pesquisa e realizar publicações para evitar a desatualização, que pode gerar prejuízos para o tratamento de pacientes.

Por que fazer medicina na Pitágoras?

Passar em medicina e se formar são grandes passos para sua vida profissional. Além de usar seus conhecimentos pra salvar vidas e contribuir para o bem-estar de toda a sociedade, a carreira traz um bom retorno financeiro, como vimos — o salário de um médico pode ultrapassar os R$ 30 mil*, dependendo da especialização.

Atualmente, diversas faculdades particulares oferecem esse curso, mas é essencial pesquisar, comparar e fazer a escolha certa. Afinal, isso influencia diretamente o tipo de profissional que você vai se tornar.

Pitágoras é uma instituição de ensino sólida e respeitada do país. Nossos professores são altamente capacitados e experientes, o que é fundamental pra sua formação. Temos parceria com o programa Mais Médicos, pra te ajudar na inserção no mercado. Isso sem falar em outros benefícios imperdíveis.

Temos uma infraestrutura de ponta, com laboratórios bem equipados e modernos. Além de tudo isso, os acadêmicos contam com aulas práticas e estágios que fazem a diferença e contribuem ainda mais pra sua boa desenvoltura no mercado de trabalho.

Pra estudar com a gente, você pode prestar o vestibular tradicional, com provas online e, também, aproveitar sua nota no Enem como forma de ingresso.

Dê mais um passo rumo à carreira de sucesso!

Agora que você já sabe que conseguir FIES pra medicina é um objetivo possível e alcançável, basta se preparar. Estude, fique atento às notícias, datas e pesquise bastante antes de escolher sua faculdade. Lembre que a Pitágoras tem convênio com o FIES e está de braços abertos pra você.

Pronto pra mudar o rumo de sua vida? Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Pitágoras e realize seu sonho de ser médico!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 63

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos relacionados