Afinal, vale a pena mudar de cidade pelo FIES? Descubra!

mudar de cidade pelo fies

Mudanças podem ser assustadoras. Trocar de emprego, profissão ou até mesmo de moradia nem sempre são decisões fáceis, já que há muitas coisas em jogo. Imagine, então, radicalizar e fazer as malas rumo a outro município! No entanto, muitas vezes, a oportunidade é boa demais para ser perdida. E então? Vale a pena ou não mudar de cidade pelo FIES?

Essa é uma dúvida extremamente frequente entre os que buscam somar os benefícios de uma educação de qualidade à possibilidade de fazer uma graduação de graça, ainda que isso seja pelo método do Financiamento Estudantil, programa do Governo Federal que financia o curso superior dos estudantes.

Ao longo de nossa conversa de hoje, tentaremos responder essa pergunta. Dessa maneira, você poderá ponderar o que é mais válido para a sua vida e, assim, tomar uma decisão acertada acerca de seu futuro acadêmico e profissional. Vamos lá?

O que é o FIES?

O FIES, sigla para Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Governo Federal — mais especificamente, do Ministério da Educação, o MEC — que consiste na oferta de contratos de financiamento para faculdades privadas em todo o Brasil.

Apenas instituições reconhecidas e devidamente avaliadas pelo MEC — ou seja, com notas acima de 3 — podem fazer parte do programa, que tem seu processo seletivo a cada ano pelo Governo.

Vale a pena mudar de cidade por uma vaga no programa?

Agora que já vimos os principais aspectos do FIES, que tal descobrirmos se vale a pena fazer uma mudança de cidade, seja para uma faculdade no interior ou em uma cidade maior, para se candidatar a esse financiamento?

Veja, então, alguns aspectos que devem ser levados em consideração e como eles podem beneficiá-lo nessa decisão!

Aspecto financeiro

Mudar de cidade pode parecer algo que envolve muitas despesas financeiras, certo? No entanto, esse é um investimento que vale a pena quando colocado na balança, já que os custos com a universidade serão adiados graças ao financiamento e, por vezes, ao Prouni. Arcar com uma moradia (que muitas vezes pode ser dividida com alguém) é, portanto, algo que trará benefícios a longo prazo.

Aspecto acadêmico

Um dos principais benefícios trazidos pela mudança de cidade pelo FIES é justamente o aspecto acadêmico. Dar esse passo pode ser excelente quando falamos sobre faculdades de maior renome e qualidade. Se graduar em uma instituição reconhecida pode fazer toda a diferença em seu currículo e no futuro profissional.

Aspecto pessoal

Por fim, algo que deve ser levado em consideração é o aspecto pessoal, que também tem tudo a ganhar com uma mudança. Ainda que ficar longe dos amigos e sair da casa dos pais possa ser difícil, viver novas experiências, conhecer pessoas e adquirir a independência e autonomia necessárias para a vida adulta pode ser um passo importante a se considerar.

Como avaliar e se programar financeiramente?

Está considerando fazer essa mudança em sua vida? Então, veja algumas dicas para ajudá-lo a se planejar, evitando surpresas desagradáveis ao longo do caminho. Confira!

Coloque tudo na ponta do lápis

O primeiro grande passo para se programar financeiramente é, sem dúvidas, colocar tudo na ponta do lápis. Pesquise quais serão os seus gastos na nova cidade e faça uma estimativa (sempre jogando para cima!) do que será necessário para que você se mantenha por lá.

Esse tipo de cuidado é essencial para os próximos passos, portanto, dedique um tempo extra a ele e seja muito cuidadoso. Leve em consideração fatores além do aluguel, como gastos com alimentação, lazer, medicações e outros.

Verifique o seu orçamento

Em seguida, é importante verificar o que você tem em caixa disponível para arcar com esses valores. Se tudo bater, ótimo! É a hora certa para fazer essa mudança. No entanto, caso você note que ficará muito apertado, é preciso repensar a situação e buscar novas alternativas.

Cortar alguns gastos ou conversar com a faculdade pretendida para verificar a possibilidade de auxílios e bolsas são algumas das maneiras de fazer com que as coisas se encaixem. Portanto, um orçamento apertado não é sinônimo de desistência, mas de adaptabilidade. Fique ligado!

Ponha os resultados em uma balança

Agora que você já tem muitos dados importantes sobre a sua vida financeira, como o orçamento e projeções de gastos para o futuro, é chegado um dos momentos mais difíceis de todo o processo: colocar os resultados na balança e ponderá-los.

Ver o que realmente vale a pena para si é algo que deve ser feito cautelosamente. Pense em vários âmbitos, como o pessoal (imprescindível!), o mental e, claro, o de seus objetivos para o futuro. É fundamental que você analise se está disposto a abrir mão, ainda que temporariamente, de certos aspectos para dar esse novo passo em sua vida acadêmica.

Já pensou em transferir o seu financiamento?

Entendeu melhor como o FIES funciona hoje? Para enriquecer ainda mais os seus conhecimentos sobre o tema, vamos falar agora sobre uma modalidade pouco conhecida do FIES: a transferência de curso. Agora, é possível trocar de curso ou de instituição de ensino sem precisar abrir mão dos seus créditos estudantis!

É preciso estar de olho no edital do programa para conferir todas as regras, mas, em síntese, elas incluem:

  • só poderá haver transferência entre cursos (por exemplo, de Administração para Marketing) de uma mesma instituição de ensino;
  • para transferências de uma faculdade para outra, não é possível mudar a graduação;
  • o estudante já deverá ter concluído menos do que 1 ano e meio de sua graduação.

Para mais detalhes, regras e especificidades, você também pode consultar o site oficial do FIES!

Como podemos ver, mudar de cidade pelo FIES pode ser algo que vale muito a pena! Aproveitar o financiamento para mudar de ares e ter uma educação de mais qualidade é algo que fará com que o retorno financeiro e pessoal seja, no futuro, muito maior. Por isso, que tal levar esses pontos em consideração na hora de fazer os seus planos para a faculdade?

Ah, e você já sabia que a Pitágoras aceita o FIES? Então, se está procurando uma faculdade que vai te proporcionar o diploma de qualidade que você tanto precisa para ingressar no mercado de trabalho, não deixe de conferir o nosso artigo completo sobre o FIES 2020 para você se preparar e estudar com os melhores, combinado?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.