Medicina EAD: existe essa possibilidade?

medicina a distância

Teste Vocacional Rápido

A educação a distância já é uma realidade pra muitos cursos, inclusive pra alguns de Engenharia e da área da saúde. Sabendo disso, tem uma galera que fica curiosa pra saber se há Medicina EAD, ou seja, se dá pra acompanhar essa graduação por meio de aulas online.

Já adiantamos que, infelizmente, não há curso EAD para Medicina. Mas por que será que isso acontece? Pra responder essa dúvida, a Pitágoras vai te explicar os principais motivos que não possibilitam o ensino digital pra essa formação até o momento.

Se liga no nosso post e descubra por que a educação presencial é tão importante pra quem sonha em se tornar médico!

Por que não é possível fazer Medicina EAD?

Nada de enrolação! Vamos, logo de cara, mencionar quais são as razões pelas quais é impossível construir uma boa educação médica nas modalidades de ensino a distância. Confira a seguir!

O curso tem atribuições bem particulares

Seria complicado ter as aulas de Medicina EAD pelas próprias características do curso. O primeiro ponto é que se trata de uma graduação que dura 6 anos. Além de uma bagagem extensa de encontros teóricos, você vai ter muita prática. Até por isso, a dedicação é integral, pra dar tempo de ter toda essa aprendizagem.

Então, não tem como não ser presencial, porque é fundamental que todo o ensino ocorra na faculdade e também em unidades de saúde e hospitais nos últimos períodos.

Quando a gente fala de EAD, a pegada do curso pode ser:

  • semipresencial — a maior parte das matérias você assiste de uma plataforma virtual e há encontros presenciais algumas vezes na semana, especialmente pra aulas práticas;
  • 100% online — aqui todo o curso é feito pela plataforma virtual de aprendizagem, permitindo que você tenha total flexibilidade pra fazer a graduação.

Apesar de todas essas vantagens do EAD, principalmente de deixar que você organize toda sua rotina de estudos, com a Medicina isso não é possível –– por conta dos objetivos da formação, que é lidar com vidas, exigindo uma carga horária bem grande de aulas práticas.

Há uma importante necessidade prática

Não existe curso de Medicina a distância reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) por conta da exigência de o aluno ter o conhecimento na prática. Pra aprender sobre todos os sistemas do corpo humano, doenças, procedimentos, tratamentos médicos e outros aspectos da área de saúde, a única saída é fazer isso de forma presencial.

A gente sabe de todos os avanços das aulas digitais e de como dá pra ter um bom aprendizado com elas, mas essa modalidade de ensino não se encaixa nessa graduação. É um curso que tem o intuito de formar médicos, ou seja, de profissionais que serão qualificados pra salvar vidas.

É preciso contar com a ajuda de laboratórios

Pelo fato de ser tão importante ficar fera na parte prática, é preciso buscar uma faculdade de referência. Aqui na Pitágoras, a gente conta com laboratórios superequipados para o curso de Medicina, como os de Microscopia, Ciências Morfofuncionais e Habilidades Médicas.

Temos o compromisso de oferecer um ensino de qualidade. Assim, desde os primeiros semestres, você tem aula nas salas especiais pra uma prática completa. A ideia é que se forme preparado pra enfrentar todos os desafios do dia a dia profissional do médico.

Outro aspecto que destaca a Pitágoras é a possibilidade de bolsa de Medicina, o que vai te ajudar a realizar o seu sonho, dando aquela forcinha extra pra pagar as mensalidades.

O estudante precisa ter experiências presenciais

Viu só como ficaria bem difícil fazer o curso de Medicina EAD? Além do aprendizado prático nos laboratórios, é uma formação que já traz a experiência da rotina da profissão. Como funciona? Você tem o aprendizado também em órgãos públicos, como Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, postos de saúde, entre outros. Realiza o contato direto com o paciente sempre com supervisão.

BANNER: PLANO DE ESTUDOS MEDICINA

Pra exercer a Medicina com segurança, é importante ficar por dentro de diferentes casos clínicos pra saber como avaliar cada paciente e tomar a melhor conduta, dependendo da situação.

O bacana é que você sai da faculdade pronto pra escolher a área que mais combina com você, como Medicina Integrativa, Cardiologia, Medicina do Trabalho, entre outras, e brilhar nessa carreira.

Há uma vasta complexidade dos conteúdos

Se você busca saber tudo sobre Medicina, a gente aposta que já pesquisou a respeito da nota de corte pra entrar nesse curso. É legal mesmo buscar todos esses dados pra se preparar bem para as provas. Aliás, o ingresso aqui na Pitágoras pode ser pelo vestibular tradicional e online, mas também usando a nota do Enem.

Mas tem outra coisa que você tem que ficar ligado: quando se fala no curso de Medicina, precisa saber que vai se deparar com uma grade curricular com conteúdos mais complexos, uma das razões pelo fato de a formação ser 100% presencial.

Aqui na Pitágoras, todas as disciplinas são dadas por professores com experiência acadêmica e profissional. O objetivo é que você conheça na real os desafios de cada área e tenha um aprendizado de qualidade.

Assim, quando for buscar uma vaga pra médico em grandes portais — como o Canal Conecta, nosso parceiro exclusivo — vai arrasar na entrevista, mostrando que tem muito conhecimento, especialmente de como é a rotina da carreira. Logo, os salários que chegam a R$ 15 mil* vão ser uma consequência natural!

É preciso ter vivência com objetos de estudo

Deu pra entender a necessidade de o curso de Medicina ser presencial? Você precisa ter a vivência com os objetos de estudo pra atender pacientes, manusear instrumentais de um procedimento, aprender diferentes técnicas, entre outros aprendizados.

Você sabe que a Pitágoras trabalha com as mais novas modalidades de ensino, como o semipresencial (a distância, mas com atividades presenciais de 1 a 3 vezes na semana) e o 100% online.

A gente quer que você tenha todo o suporte e uma formação integral, com aulas práticas, visitas à rede pública de saúde e outras experiências, pra se tornar um médico de sucesso –– independentemente da área de especialização de Medicina que escolher.

A modalidade de ensino demanda a presença física do aluno

Todos esses fatores que a gente viu levam a um ponto comum: a modalidade de ensino dos cursos de Medicina. Ela traz algumas particularidades que impossibilitam a aplicação do EAD nesse bacharelado.

Algumas instituições trabalham com o internato, estilo de educação no qual os últimos 2 anos da graduação são dedicados quase que exclusivamente aos estágios presenciais. Outras, como é o caso da Pitágoras, com o PBL (aprendizado baseado em problemas), no qual os estudantes convivem com estágios desde o primeiro semestre e discutem os casos clínicos observados como parte de suas aulas.

Dessa forma, é inviável fazer esse tipo de educação por meio de plataformas digitais, já que o contato cara a cara com os pacientes é requisitado desde o comecinho do curso até o seu último dia.

Há cursos na área da saúde que podem ser semipresenciais?

Como pudemos perceber, o curso de Medicina EAD é atualmente inviável graças às suas particularidades. Nele, o aluno precisa estar 100% presente pra interagir com seus pacientes e vivenciar, na prática, os aspectos fundamentais para o seu aprendizado sobre os sistemas do corpo humano.

Isso também é válido para o curso de Medicina Veterinária e algumas outras graduações do campo da saúde, como Psicologia, Fonoaudiologia, Odontologia, Radiologia e Enfermagem. Porém, há graduações da área da saúde que possibilitam, sim, o ensino a distância!

Quer conhecer algumas alternativas de Bacharelados que podem ser feitos no EAD? Confira a seguir!

Nutrição

O curso de Nutrição, por conta de sua grade particularmente teórica, é um bom candidato a ser ministrado na modalidade semipresencial.

Nessa graduação, o estudante aprenderá sobre a relação entre os alimentos e o corpo humano e se tornará apto a prescrever planos alimentares pra otimizar a qualidade de vida de seus pacientes.

Fisioterapia

No Bacharelado de Fisioterapia, o aluno aprenderá sobre o sistema motor, aplicando seus conhecimentos teóricos à prática em estágios que são realizados presencialmente.

Por conta disso, esse curso também pode ser ministrado na modalidade semipresencial. Essa é uma ótima alternativa para quem quer economizar e ter um controle maior sobre a própria rotina!

Biomedicina

O estudante do curso de Biomedicina precisará aprender uma série de conceitos teóricos sobre estruturas químicas e biológicas. Sendo assim, precisará unir teoria e prática para se tornar um bom profissional.

Essa é outra graduação que pode ser ministrada na modalidade EAD, ou seja, semipresencial. Dessa forma, o aluno poderá conciliar as atividades práticas e presenciais com o estudo em sua casa!

Farmácia

Outra graduação que traz vários conceitos laboratoriais e de moléculas químicas é a Farmácia. Esse aluno, apesar de precisar de muitas horas práticas em laboratórios, também pode conciliar seus estudos na modalidade semipresencial.

Por isso, se o seu objetivo é fazer um curso de Farmácia, certamente você encontrará uma opção EAD para realizar o seu sonho!

Agarre essa chance!

Gostou de acompanhar as nossas explicações sobre a impossibilidade de fazer Medicina EAD? Se esse é o seu desejo de carreira, comece a se preparar e busque boas faculdades, não só as públicas. As instituições particulares têm muito a oferecer pra você com a vantagem de ter um vestibular menos concorrido. Pense nisso!

Que tal dar o primeiro passo agora? Inscreva-se no nosso vestibular e comece a construir um futuro cheio de oportunidades!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content