Logística 4.0: como se preparar para atuar na área?

logística 4.0

O termo Indústria 4.0 está bem na moda, mas você já ouviu falar em Logística 4.0? Sim! Os processos de planejamento de estoque, transporte de cargas e armazenamento de produtos e matérias-primas também têm se adequado às inovações tecnológicas que fazem parte da indústria do futuro.

Ou melhor: do presente! Afinal, a Logística 4.0 é uma tendência definitiva e que já faz parte da realidade de muitas empresas. Por isso, o que não faltam são oportunidades para um profissional de Logística antenado nas novidades do setor.

De olho nisso, preparamos este post especialmente para explicar para você sobre as novas tecnologias adotadas na supply chain — a cadeia de suprimentos — e como alcançar sucesso na carreira em Logística. Continue a leitura!

O que é a Logística 4.0?

A Logística é a área responsável pela coordenação de transportes, armazenamento de mercadorias e gestão de estoques de empresas e indústrias. Por isso, seus fundamentos estão completamente associados aos processos de produção e venda de produtos.

Sabendo disso, é importante entender as mudanças ocorridas na indústria ao longo do tempo para situar melhor o conceito da Logística do futuro. Veja um breve resumo:

  • 1ª Revolução Industrial (de 1780 a 1830, aproximadamente) — é o primeiro salto para a produção em larga escala, marcado pela substituição de processos artesanais por máquinas a vapor;
  • 2ª Revolução Industrial (de 1850 a 1870, aproximadamente) — trouxe a eletricidade e os motores de combustão interna, que permitiram o avanço da produção em massa, especialmente nos segmento siderúrgico e metalúrgico;
  • 3ª Revolução Industrial (de 1960 a 1990, aproximadamente) — teve como base o advento das tecnologias da informação e da telecomunicação, com o surgimento de sistemas computadorizados;
  • 4ª Revolução Industrial (a partir de 2010, aproximadamente) — fruto da Era Digital, a chamada Indústria 4.0 tem como suas principais marcas o aprimoramento da coleta e da análise de dados, a conectividade e as tomadas de decisão compartilhadas entre humanos e máquinas.

Nesse cenário da 4ª Revolução Industrial, surge também a Logística 4.0, que traz tecnologias digitais, automatização, mais segurança, rapidez e a possibilidade de customizar processos conforme as demandas. As principais diferenças na essência da Logística do futuro em relação à tradicional são:

  • estoques otimizados — sem acúmulo de mercadorias e com sistemas de controle que evitam avarias e extravios, além de impulsionarem a produtividade;
  • supply chain inteligente — a facilidade de comunicação e de acesso à informação permite a criação de cadeias de suprimentos adaptáveis e dinâmicas;
  • conectividade — aparelhos eletrônicos e sistemas de integração permitem a troca quase instantânea de informações, melhorando processos e reduzindo falhas de inventário;
  • operações automatizadas — o potencial humano pode ser deslocado para tarefas mais estratégicas, enquanto outras se tornam automatizadas;
  • aperfeiçoamento de frota — veículos mais modernos e sistemas de monitoramento permitem o ganho de tempo na rede de distribuição;
  • diminuição do lead time — há um encurtamento do tempo médio de espera entre a realização de um pedido até a entrega final de um produto, incluindo processamento, deslocamento de estoque, trânsito etc.

Quais são as novas tecnologias usadas na Logística?

Agora, fique por dentro das principais inovações tecnológicas que fazem parte da Logística 4.0!

Uso de aplicativos e softwares

Com o uso de aplicativos e softwares, há um o monitoramento contínuo do transporte de cargas, tanto por parte dos gestores como dos próprios clientes. Com isso, incidências no deslocamento, como problemas nas estradas ou tombamento de carga, podem ser evitadas ou prontamente solucionadas, garantindo mais segurança para a empresa e satisfação para o consumidor.

Sistemas de gestão integrados

Os sistemas de gestão da Logística do futuro têm a integração como palavra-chave. Graças à computação em nuvem, à conectividade de aparelhos e à troca de informações digitais, todos os pontos da supply chain conseguem se comunicar, o que melhora o operacional logístico.

Veículos autônomos

Os avanços na Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) permitem que, cada vez mais, máquinas se tornem autônomas. Isto é, consigam tomar decisões baseadas em dados ou executar ações a partir de programação, sem a necessidade de comandos humanos diretos.

Um exemplo disso é a entrega otimizada de mercadorias com drones, nova tendência lançada pela gigante Amazon. Além disso, existem robôs colaborativos que ajudam na organização do estoque. Sim! Embora não tenham a aparência e percepção dos robôs retratados em filmes de ficção científica, eles já estão nós.

Sensores e QR Codes

A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) proporciona a gestão de inventário a partir de sensores que conversam com softwares de gestão, reduzindo drasticamente os erros de controle. Além disso, a etiquetagem manual ficou no passado e dá lugar às etiquetas visuais, como os QR Codes.

Como se tornar um profissional do futuro?

Para atender as expectativas da Logística em 2020 e nos próximos anos, é fundamental buscar o desenvolvimento de um perfil alinhado a tantas mudanças. Por isso, confira nossas dicas para se destacar na carreira em Logística!

Tenha uma boa formação

O primeiro passo para ter um perfil de destaque na Logística do futuro é ter uma capacitação de qualidade no currículo. O curso de Logística aqui na Pitágoras — que dura apenas 4 semestres — dá conta de prepará-lo para o mercado de trabalho com uma formação completa, presença de docentes altamente qualificados e um sistema de ensino inovador.

Esteja de olho nas transformações do setor

Também é importante estar sempre a par das transformações do setor de Logística e da indústria, de modo geral. Afinal, como a gente viu, elas andam lado a lado. É essencial desenvolver uma visão mais global dos processos logísticos para poder contribuir com estratégias alinhadas aos moldes da Logística 4.0.

Desenvolva habilidades suaves

Não é só o currículo profissional que importa: as chamadas habilidades suaves (soft skills) são um grande diferencial no mercado de trabalho hoje em dia. Por isso, a formação aqui da Pitágoras também ajuda você a desenvolver:

Como deu para ver, a Logística 4.0 reflete muitas das tendências mundiais da indústria. E como ela atende às demandas da sociedade, não tinha mesmo como ser estática. Por isso, é sempre bom acompanhar as transformações e, é claro, aperfeiçoar o seu perfil profissional para ter destaque na carreira em Logística.

Então, que tal apostar nessa profissão do futuro? É fácil: entre em contato com a gente e conheça todas as facilidades para começar já a sua faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content