Como descobrir as instituições que aceitam FIES?

comodescobrirasinstituicoesqueaceitamfies

Saber quais são as instituições que aceitam FIES é fundamental para quem precisa de ajuda para custear os valores das mensalidades da faculdade. Até porque, o programa já beneficiou muitas pessoas e, atualmente, conta com centenas de organizações participantes.

Isso é positivo inclusive porque apenas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) podem oferecer o financiamento estudantil. Com isso, você terá muito mais tranquilidade em relação à qualidade e ao diploma que vai receber ao concluir os estudos.

Para isso, entenda a seguir quais são as instituições que aceitam FIES e, ainda, quais são os passos que devem ser dados para conseguir participar do programa. Boa leitura!

O que é o FIES?

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado em 1999 pelo MEC com o objetivo de possibilitar financiamento para estudantes em faculdades privadas em todo o território nacional. Ao longo dos anos, o FIES desenvolveu uma série de alterações e, atualmente, oferece o custeio dos valores das mensalidades da graduação até que o aluno conclua o curso.

Com isso, ao longo do tempo de formação, o beneficiado não deve arcar com os custos da instituição de ensino. Entretanto, ao finalizar a graduação e entrar no período de carência e amortização da dívida, é preciso pagar o financiamento em parcelas mensais.

Para participar do FIES 2020, o estudante deve comprovar renda mensal familiar de até cinco salários mínimos, ter sido participante do Enem a partir do ano de 2010 e ter obtido pontuação superior a 450 pontos. Além disso, quem já foi beneficiado com bolsas parciais do Prouni também pode participar do programa, financiando apenas as parcelas restantes da mensalidade.

Quais são os critérios para a faculdade aceitar o FIES?

De modo geral, as novas regras do FIES não aceitam todos os cursos reconhecidos pelo MEC, mas sim os que apresentam pontuação maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam oferecidos na modalidade presencial. Nesse sentido, para que uma faculdade seja participante do programa, é essencial que tenha obtido conceito positivo no Sinaes, comprovando, com isso, que cumpre com todos os quesitos de qualidade exigidos pelo financiamento.

Portanto, o estudante deve averiguar no MEC se a instituição está ou não apta a oferecer o programa em seus cursos de graduação. Atualmente, uma série de faculdades no país passaram pelo crivo do governo e conseguem atender às demandas do novo FIES, dando mais possibilidade de acesso a estudantes que têm dificuldade para arcar com os valores totais das mensalidades.

Como buscar a lista de instituições participantes?

Para saber quais são as faculdades legalmente participantes do FIES, o aluno deve acessar o formulário de pesquisa no SisFIES e acrescentar a UF e o município escolhido para os estudos. Em seguida, a lista de instituições é gerada. No site, é possível ainda visualizar as condições e simular os valores do financiamento, além de obter todas as informações sobre o processo de inscrição.

Assim, é preciso estar atento e realizar o acompanhamento do FIES, que costuma ser liberado com o edital no site oficial. Dessa maneira, o candidato não corre o risco de perder o período do processo seletivo, até mesmo porque a inscrição costuma ser mais complexa do que a do Sisu e a do Prouni, tendo quatro etapas obrigatórias para todos os estudantes:

  • pré-seleção: cadastro do CPF, data de nascimento, e-mail válido e uma senha para acessar o portal de seleção;
  • inscrição: realização do cadastro no site do SisFIES, no qual devem ser informados os dados para a contratação do financiamento estudantil, como as informações do fiador, de renda, entre outros documentos;
  • validação: período no qual o candidato deve se dirigir à instituição de ensino para validar as informações cadastradas no SisFIES;
  • contratação do financiamento: aqui, o aluno deve comparecer à agência do banco escolhido para negociar e formalizar a obtenção do FIES.

Como conseguir o financiamento?

O primeiro passo para conseguir uma vaga no FIES é estar por dentro das mudanças e, também, dos novos critérios exigidos para o processo seletivo. Assim, o candidato deve optar por um curso de graduação que tenha a ver com o seu perfil, filtrando-o por localidade, turno e instituição de ensino.

A nota de corte do financiamento é calculada de acordo com a quantidade de vagas disponíveis e, também, por meio da nota dos estudantes não graduados inscritos. Ou seja, o próprio sistema organiza os candidatos na ordem em que seriam selecionados, definindo uma nota mínima para estar entre os possíveis cotados na modalidade e no turno escolhido.

A classificação é feita de acordo com a nota do Enem e, na ocorrência de dois ou mais indivíduos apresentarem notas iguais, o sistema seleciona o que obtiver a maior nota na prova de redação do Exame. Caso haja empate, utilizam-se as maiores notas nas provas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Os resultados são sempre publicados no site oficial do FIES, sendo que acontece apenas uma única chamada, na data prevista do edital e do cronograma. Também é possível descobrir se você foi ou não aceito no financiamento entrando em contato com a faculdade para a qual está pleiteando a vaga.

Outro detalhe é que, se após a matrícula dos candidatos selecionados ocorrer alguma sobra de vagas, um novo edital de seleção é aberto para ofertar as vagas remanescentes. No entanto, o aluno tem até 10 dias para comparecer ao banco com todos os documentos exigidos pelo programa; caso contrário, o benefício é perdido e transferido para outro candidato.

Se você quer conseguir uma boa nota no FIES é preciso ter em mente que é fundamental continuar dedicando-se com empenho aos estudos. Assim, você terá total liberdade para optar por instituições que aceitam FIES e garantir, com isso, o financiamento na faculdade que deseja.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Pois saiba que aqui na Pitágoras nós auxiliamos os nossos alunos a realizarem o financiamento estudantil da melhor forma, além de várias outras opções!

E queremos ajudar você também! Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de especialistas educacionais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content