6 histórias de superação de quem chegou à faculdade

mãe abraçando a filha uma histórias de superação máquina de histórias pitágoras

Fazer uma boa faculdade é objetivo de muitas pessoas, mas, infelizmente, nem todas elas têm as mesmas condições para cumprir com essa meta. Na realidade, existem verdadeiras histórias de superação por trás de um diploma do ensino superior.

As dificuldades são variadas: problemas financeiros, questões familiares, necessidade de trabalhar e ter que dar um jeito para conciliar os estudos, entre outras. O que importa é ter em mente que todo esforço vale a pena para concluir a formação e ter melhores perspectivas de emprego, de qualidade de vida e de estabilidade financeira.

Para trazer inspiração para você que está lendo este texto, separamos alguns depoimentos reais de alunos da Faculdade Pitágoras que participaram do projeto Máquina de Histórias. Não deixe de conferir!

1. Joelma Leiroza

A estudante de Direito chegou a iniciar o curso em outra instituição de ensino e teve que interromper os estudos ao descobrir um câncer no olho. Por ser uma graduação que exige muita prática de leitura e devido a todas as outras possíveis complicações, a recomendação médica foi de parar as atividades.

Depois de dois anos lutando contra a doença, ela decidiu voltar e escolheu a Faculdade Pitágoras. Seu grande sonho é concluir a formação e ter o prazer de “pegar o canudo” como grande vencedora que será após passar por todo esse obstáculo.

2. Fábio Oliveira da Silva

Fábio diz que superar obstáculos sempre fez parte da sua vida e que o desafio de se formar em um curso superior será apenas mais um a ser vencido. Tomar a decisão de entrar na faculdade exigiu bastante esforço, pois ele enfrenta grandes distâncias no dia a dia e depende de transporte público.

Ele trabalha em uma grande empresa, onde começou como ajudante geral, foi promovido a motorista e hoje atua na área de Logística. Todos os conhecimentos que adquiriu nesse caminho foram fundamentais, assim como a percepção de que ter uma formação de qualidade no seu currículo seria essencial para crescer profissionalmente.

Sua força de vontade fez com que ele se matriculasse no curso de Engenharia de Produção, e o grande sonho atual é completar essa etapa, mesmo tendo seu tempo livre drasticamente reduzido para dar conta de tudo.

3. Aparecido Nunes

Aparecido é mais um que não teve uma história de vida fácil, e isso aconteceu desde a sua infância. Sua família sempre foi muito humilde, e ele era o mais velho dos irmãos, o que acabou criando um senso de responsabilidade para ajudar os seus pais a sustentar a casa.

Começou na escola pública com 7 anos e estudou pouco, concluindo apenas o ensino fundamental. Ele lembra-se que nem tinha sapato para frequentar a instituição, somente “um chinelo de dedo”.

Contudo, a vontade de vencer sempre foi presente. Continuou trabalhando, casou-se e teve dois filhos, que se tornaram o principal foco de sua dedicação. Quando completou 40 anos teve a oportunidade de fazer uma faculdade e não deixou passar, mesmo sentindo receio de iniciar essa trajetória fora da juventude.

Optou pelo curso de Direito e obteve apoio especial de uma professora da Faculdade Pitágoras, da qual sente muita gratidão. Aparecido ainda conseguiu uma bolsa de estudos de 50% do valor da mensalidade e já pensa em fazer uma pós-graduação assim que terminar os estudos.

4. Clarice Oliveira

Os jovens determinados também são inspiradores, e Clarice é prova disso. Com 17 anos, ela identificou na sua personalidade o gosto pela leitura e uma boa capacidade de argumentação — fatores que a fizeram decidir pela graduação em Direito depois de pesquisar sobre várias áreas.

Sua atitude foi inédita na família, que tem origem muito humilde e nenhum parente próximo tem formação superior. Então, Clarice está confiante nesse objetivo de começar a transformar essa história e poder seguir a carreira dos seus sonhos.

5. Josiane Duarte

O sonho de Josiane sempre foi ser engenheira, mas a falta de condições financeiras era um fator que limitava as suas possibilidades. As opções de pegar um empréstimo para fazer faculdade ou ficar sem estudar não eram muito viáveis, e ela pensava que estudar de graça não seria possível.

Sendo assim, a alternativa encontrada foi intensificar os estudos até conseguir um bom resultado na prova do Enem — o que aconteceu em 2018 e garantiu a chance de tentar descontos nas mensalidades.

Quando tudo parecia estar caminhando bem, uma trombose no fígado complicou toda a situação. Josiane ficou mais de 30 dias internada, passou por 5 cirurgias, foi para a UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) e até ficou no estado de coma. Além de tudo isso, foram 28 dias sem poder comer qualquer coisa ou beber água.

Ela acredita que foi realmente um milagre ter passado por tudo isso e sobrevivido. Mesmo seguindo acompanhamento médico periódico, retomou a faculdade de Engenharia de Controle e Automação na Pitágoras e não abandonou o seu propósito.

6. Maria Gecimara

Só quem sai de casa às 6 da manhã e volta às 22 horas sabe como é cansativo viver essa rotina. Maria Gecimara passa o dia todo fora de casa e mal tem tempo para fazer outra coisa que não seja estudar ou cumprir suas horas de estágio. Como ela mesma diz, “às vezes não dá tempo nem de comer algo direito”.

Por morar em um bairro distante, o deslocamento também consome boa parte dos seus dias. A estudante de Engenharia de Produção sente as dificuldades na pele e sabe que não vive uma rotina fácil, mas está disposta a enfrentar todas as adversidades para concluir sua formação e melhorar a sua qualidade de vida.

Essas histórias de superação servem de exemplo para todos nós de como é importante lidar com os obstáculos para seguir em busca dos nossos sonhos. Muita gente tem inúmeras oportunidades e não é capaz de refletir sobre os privilégios que tem ou em como outras pessoas estão lutando para alcançar as suas conquistas, não é verdade?

Então, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e estimular a reflexão de todos! Faça isso para deixar os seus amigos inspirados, motivados e gratos por tudo o que acontece em suas vidas. Que tal?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.