Como fazer uma simulação do FIES? Veja aqui!

comofazerumasimulacaodofiesvejaaqui

Desconto nota do Enem

Investir em uma graduação é uma das decisões mais importantes na vida do estudante. O ensino superior não apenas capacita para o mercado de trabalho, como também é um diferencial no momento de uma entrevista de emprego. Porém, a realidade é que muitos só conseguem estudar a partir de um financiamento estudantil.

Entre os tipos existentes, o Fies 2020 é uma boa opção. Em atuação desde 2001, o programa já beneficiou milhares de alunos. Mas descobrir, com antecedência, o valor a ser pago é uma atitude bem prudente, concorda?

Assim, saiba como fazer simulação do Fies. A seguir, você confere com mais detalhes cada uma dessas etapas, além de outras informações relevantes sobre o FIES. Boa leitura!

O que é Fies?

O Fies é um programa do Ministério da Educação com o intuito de fornecer financiamento estudantil a juros baixos. Para participar, é preciso seguir alguns requisitos, como:

  • ter renda de até 3 salários mínimos;
  • ter obtido nota acima de 450 pontos na prova objetiva do Enem;
  • não ter zerado a redação.
  • ter feito o Enem a partir de 2010

Como fazer o Fies simulação?

Fazer a simulação do Fies é bem simples, bastando seguir os seguintes passos:

  • entre no site de um simulador: os mais acessados são o SisFies e o Caixa Econômica Federal.
  • indique o semestre em que começará o financiamento: por exemplo, se iniciar no primeiro de 2020, selecione essa data;
  • informe a quantidade de semestres do curso e quantos foram concluídos: o financiamento serve tanto para quem já começou quanto para quem iniciará a graduação;
  • indique o percentual desejado para o financiamento: contudo, saiba que, no novo Fies, ele é de, no mínimo, 50%;
  • diga se você já usufrui de algum tipo de bolsa: se você é bolsista do Prouni, deve fornecer essa informação;
  • informe o valor atual da mensalidade do curso: é o total a ser pago mensalmente por você. Se já tiver desconto com bolsa, esse valor deve ser deduzido;
  • escolha a data de assinatura do contrato: alguns simuladores a pedem. Ela é necessária para o cálculo dos juros;
  • selecione o melhor dia para o vencimento: você tem quatro opções de data sendo dia 5, 10, 15 ou 20 de cada mês;
  • veja, com atenção, os valores informados: após clicar em “continuar”, o site informará, de forma ilustrativa, a quantia a ser paga e seus devidos juros.

Quais são as regras do financiamento?

Agora que você já entendeu como simular o Fies, dê uma olhada em algumas regras importantes para o financiamento. Ele é divido em três fases:

  • utilização: é o prazo contado a partir do primeiro mês em que você assina o contrato do Fies até o último mês. Durante esse período, é preciso pagar, no máximo, até R$ 150 a cada três meses, que é o valor referente a uma parte dos juros;
  • carência: é a fase depois de terminada a graduação, na qual se espera que o estudante consiga um emprego que possa quitar as parcelas. O programa estipula o prazo máximo de 18 meses. Ainda durante esse período, é necessário pagar o mesmo valor máximo de até R$ 150 de três em três meses;
  • amortização: assim que o estudante consegue o emprego e começa a pagar as parcelas, inicia-se esse prazo. Ele pode durar até três vezes a duração do curso.

Quais as dicas para se dar bem?

Você pode já ter feito o seu Fies simulação e ter gostado dos valores apresentados, mas antes do contrato, confira algumas dicas para evitar problemas.

Entenda a funcionalidade do Fies

Como falamos, o Fies é um financiamento. Ou seja, em algum momento, será preciso pagar as parcelas. Diferentemente, uma bolsa de estudos concede uma parte ou o total da mensalidade ao estudante, de modo que ele não precise arcar com isso depois. Se a sua intenção for a segunda opção, recomendamos que você a tente antes de solicitar o financiamento.

Tour pela prova do Enem

Há vários tipos de bolsa de estudos na Pitágoras, que variam entre 10% e 100% de desconto. Para o acesso, basta prestar o vestibular ou levar sua nota do Enem.

Siga as regras estabelecidas

Você assinará um contrato no qual confirmará todas as informações relatadas por você. Não tente burlar o processo informando algo falso. Caso isso seja descoberto, além de perder o Fies na hora e precisar pagar todas as parcelas atrasadas, você poderá responder por crime contra o Estado. A pena varia, conforme o caso, mas pode compreender multas e reclusão.

Leia o contrato antes de assinar

Apesar de o financiamento ser uma boa opção na maioria dos casos, nunca deixe de ler o contrato antes de assiná-lo. Com isso, você se informa melhor sobre todos os seus deveres e direitos, fica por dentro dos juros e evita surpresas desagradáveis.

Planeje-se financeiramente

Como você já deve ter percebido até aqui, em algum momento, precisará pagar pelo financiamento. Ainda que o programa dê uma carência para isso acontecer, planeje-se desde já.

Durante o curso, dê o máximo de si nas aulas. Isso garantirá uma base teórica e prática para a atuação no mercado de trabalho. Além disso, aproveite oportunidades de estágio. Além de ele deixar você mais bem preparado, fará com que seu currículo tenha destaque no meio dos outros. Caso seja remunerado, tente guardar uma quantia mensalmente, para ajudar você na quitação da dívida depois.

Escolha uma boa faculdade

Um dos quesitos para o financiamento valer a pena é conseguir se inserir facilmente depois no mercado de trabalho e ter a oportunidade de uma boa remuneração. Com isso, é fundamental contar com uma faculdade de qualidade.

A Pitágoras é a solução ideal. Além de contar com ótimos professores, preparados para passar todo o conteúdo do qual o aluno precisará, facilita o trabalho e a prática em excelentes estágios, por meio do Canal Conecta.

Bem, a partir dos passos indicados, agora você já sabe como fazer uma simulação do Fies, não é mesmo? Então, não deixe de seguir, também, essas nossas dicas finais, pois elas ajudam você a se organizar bem com o seu financiamento!

Gostou do artigo? Então, você gostará também de ler nosso próximo texto e saber como ingressar na Pitágoras pelo Prouni!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados