Afinal, vale a pena fazer faculdade no interior?

afinalvaleapenafazerfaculdadenointerior

Desconto nota do Enem

A conclusão do ensino médio demanda várias mudanças e decisões importantes na vida do estudante. Além de escolher o curso a ser feito, muitas vezes ele se depara com a incerteza: vale a pena mudar de cidade para estudar em uma faculdade no interior?

Antes de tudo, vale dizer que as instituições de ensino superior estão se expandindo bastante, nos pequenos municípios. A quantidade de faculdades no interior de SP e também em diversos outros estados aumenta a cada ano, segundo o relatório do INEP. Qualidade no ensino não é um problema e tudo isso faz crescer as oportunidades aos jovens!

Para ajudar você a resolver esse impasse, trouxemos algumas informações importantes. Vamos juntos?

Quais as vantagens de fazer faculdade no interior?

Os prós são vários, então, dá uma conferida em alguns deles abaixo!

Tranquilidade

Primeiro, o estilo de vida. A tranquilidade proporcionada por uma cidade pequena, longe da muvuca de um grande centro urbano atrai muita gente! O trânsito não é tão cheio. A distância entre as localidades não é grande. O transporte público não costuma ser aquela coisa lotada. E o ar puro, então? Inflar os pulmões e poder respirar bem, sem poluição, é um privilégio para poucos, viu?

Independência

Sim. Finalmente esse dia chegou! Sair da casa dos pais e morar longe da família pode dar saudades. Em compensação, isso nos obriga a ter mais maturidade e levar uma vida mais independente: lavar a roupa, arrumar a casa e precisar se virar sozinho passarão a ser situações apenas corriqueiras.

Custo de vida baixo

O custo de vida não é tão alto quanto em uma cidade grande. Aluguel, alimentação, transporte, vestuário e custos com faculdade são mais em conta, o que te traz uma boa economia. Isso sem falar que, no interior, as distâncias entre os locais é menor, sendo possível andar bastante a pé e você pode morar perto da faculdade sem pagar um aluguel absurdo.

Engajamento da sociedade local

Os moradores das cidades do interior costumam ser mais abertos a participar de pesquisas e ajudar em projetos, pois enxergam valor nos resultados da faculdade — o que é muito bom para quando precisar fazer trabalhos ou conseguir uma indicação de estágio supervisionado, por exemplo. Além disso, a instituição costuma ser uma espécie de orgulho local e todos fazem questão de preservá-la.

Tour pela prova do Enem

Quais os diferenciais de uma faculdade na capital?

Em compensação, estudar na capital também tem lá suas vantagens…

Proximidade da família

Aconchego da família, roupas lavadas, comida de vó: isso tudo é uma delícia que só percebemos quando precisamos ir para longe. Além disso, é claro que a família ainda pode dar o apoio em qualquer dificuldade, seja ela financeira, emocional ou física.

Mercado de trabalho amplo

Grandes centros costumam apresentar muitas oportunidades de trabalho. Estágios existem aos montes e, quase sempre, há um conhecido que pode nos ajudar a conseguir um trabalho legal, ou você pode fazer isso até mesmo com uma ajudinha da faculdade. Aqui na Pitágoras, oferecemos o canal Conecta, que é perfeito para isso!

Sem custos de moradia

Morar com a família também implica não precisar gastar com aluguel e comida. Assim, é possível ter geladeira abastecida, sem precisar gastar — e mesmo se você ajuda nas despesas, só o fato de dividir com mais pessoas da sua família já pesa menos no bolso. Além do que, morar no conforto de casa é outra história, né?

Proximidade dos amigos de infância

Também tem a parte que estamos perto dos nossos amigos de infância. Muitos ainda decidem entrar na mesma faculdade nossa, tornando as novidades e dificuldades mais fáceis de serem encaradas.

Existem empresas importantes com sede no interior?

Claro! Aos montes! Só para você ter uma ideia, veja alguns exemplos:

Qual região do Brasil é mais vantajosa?

Bem, o dilema é grande. No entanto, a verdade é que não existe uma resposta certa para a pergunta: “devo escolher outra cidade para fazer faculdade no interior?”. Tudo dependerá dos seus interesses e da sua disponibilidade. Mas agora que você já viu os prós dos dois lados, provavelmente já deve estar um pouco mais decidido, não é?

Gostou do artigo? Que tal, agora, descobrir se vale a pena morar em uma república estudantil?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados