Como selecionar uma boa faculdade em Fortaleza?

faculdade em fortaleza

Desconto nota do Enem

Se você começar a procurar uma faculdade em Fortaleza, vai se deparar com mais de 50 opções. Todas essas alternativas deixam em dúvida sobre onde estudar na capital, mas é preciso pensar muito bem antes de tomar a sua decisão, porque é a instituição de ensino que vai preparar o seu caminho até o mercado de trabalho.

Sendo assim, é fundamental que ela tenha uma boa qualidade de ensino e infraestrutura, mas também ofereça oportunidades de ingresso nos cursos. Outro requisito é auxiliar os seus alunos a conquistarem boas vagas de estágio e emprego.

Portanto, para escolher uma faculdade em Fortaleza que atenda as suas necessidades, aqui vão as dicas que preparamos aqui na Pitágoras:

Pesquise sobre a inserção dos estudantes no mercado

Quem está começando a construir a sua carreira ou fazendo planos para ela precisa procurar pelas melhores cidades para trabalhar, a fim de encontrar boas oportunidades. Mas a escolha da faculdade também faz toda a diferença, porque é importante que a instituição de ensino ajude a inserir os estudantes no mercado de trabalho.

Existem boas oportunidades em Fortaleza: só em 2019, a capital teve 385.096 admissões, gerando um total de 10,3 mil novos empregos. Para que você possa entrar para essa estatística, deve verificar quais são as faculdades que têm essa preocupação de dar suporte para o estudante conseguir um estágio ou emprego.

Além de programas e benefícios, a instituição deve se preocupar com a qualidade do ensino, a metodologia adotada e a estrutura oferecida aos estudantes. Todos esses aspectos precisam estar alinhados com o momento atual do mercado, para que os graduandos realmente recebam o preparo que precisam para serem mais competitivos.

Escolha faculdades com parcerias de emprego

Ainda que oferta de vagas seja boa, devemos considerar que existem diversos candidatos que, assim como você, estão procurando o seu espaço no mercado de trabalho. Então, é preciso desenvolver alguma vantagem ou diferencial para ter maiores chances entre tantos.

Mais uma vez, a escolha da faculdade influencia: se ela já tiver firmado parcerias com empresas, fica mais fácil para os seus alunos conquistarem um emprego. Afinal, essas organizações vão procurar dentro da instituição os talentos que estão de acordo com o que elas precisam.

Por isso, pode ser interessante optar por uma faculdade particular em Fortaleza. Esse tipo de instituição de ensino costuma fazer parcerias estratégicas, justamente com foco em inserir os estudantes no mercado. Desse modo, você não precisará disputar com candidatos que vêm de outras formações.

Os alunos da Pitágoras têm um benefício exclusivo, o Canal Conecta, que disponibiliza vagas de grandes empresas como Santander, Magazine Luiza, Itaú, Ambev, Lojas Americanas, e muitas outros. Assim, eles têm preferência para as entrevistas, porque elas procuram os candidatos primeiro no Canal.

Tour pela prova do Enem

Considere o custo-benefício da faculdade

É fundamental que você não esqueça o preço de uma faculdade, que nem sempre está relacionado com a qualidade do seu ensino. Isso significa que mensalidades altas não querem dizer que você terá um preparo melhor. Ao mesmo tempo, valores mais baixos, programas de incentivo, benefícios e descontos não são sinônimos de ensino inferior.

No que diz respeito ao preço de uma faculdade em Fortaleza, o que você precisa é considerar é o custo-benefício. Portanto, não foque apenas o valor, mas veja qual é a estrutura, o que a instituição oferece, o reconhecimento que ela tem no mercado, a qualidade do ensino entre outros aspectos que apontam que aquele é um investimento justo.

Alguns estudantes pagam caro por uma graduação apenas em função do nome da faculdade. Outros, procuram as mensalidades mais baratas, mas se esquecem de ver se o curso tem boa avaliação do MEC. Para tomar uma boa decisão, analise todos os aspectos que citamos.

Pesquise sobre as formas de ingresso

O ideal é que as faculdades procurem formas de tornar o ensino superior mais acessível, oferecendo oportunidades para todos se profissionalizarem. Então, quando for escolher a sua, verifique quais são as formas de ingresso que ela disponibiliza. Algumas disponíveis são:

  • usar a nota do Enem;
  • fazer o vestibular em Fortaleza;
  • concorrer a uma bolsa de estudos;
  • fazer o vestibular online;
  • aderir ao financiamento estudantil e esperar o resultado do FIES;
  • participar de convênios entre empresas e instituições.

Quanto mais formas de ingresso forem disponibilizadas, melhor para você. Assim, não será necessário mudar de cidade para fazer faculdade, já que você encontrará boas oportunidades de conquistar a sua vaga perto da sua casa. Justamente para facilitar esse acesso, existem diversas unidades da Pitágoras espalhadas pelo Brasil — inclusive no Ceará.

Em cada uma delas, você encontra diversas oportunidades de ingresso, podendo ser contemplado com bolsas de estudo, descontos e créditos estudantis. Além de tudo isso, tem a facilidade de usar a sua nota do Enem para substituir o vestibular.

Fale com estudantes da região de Fortaleza

Para descobrir quais são as melhores cidades para fazer faculdade, conversar com quem mora ali é essencial. Então, se você pretende estudar em Fortaleza, bata um papo com os estudantes da região para colher informações e esclarecer as suas dúvidas.

Entre em contato com pessoas que estão na faculdade ou já terminaram o curso nessa capital. Caso não conheça ninguém, pode recorrer ao networking nas redes sociais, a exemplo do LinkedIn. Nelas, conseguirá encontrar comunidades e grupos para pedir recomendações.

A opinião de quem já passou por essa experiência é uma das melhores formas de pesquisa, porque você terá uma visão real de onde estão as boas oportunidades. Assim, pode somar essas informações com aquelas que colheu em suas próprias pesquisas para verificar qual faculdade em Fortaleza atende ao que você precisa.

Levando em consideração todos esses fatores na hora de escolher a sua faculdade em Fortaleza, você opta por uma instituição de ensino de qualidade, bem estruturada, com credibilidade e presença no mercado. Receberá um ótimo preparo para se tornar um bom profissional e, com isso, estará um passo à frente para conquistar o seu emprego!

O seu futuro depende do agora. Por isso, não perca tempo. Faça sua inscrição para o vestibular da Pitágoras e comece ainda hoje a mudar sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados