7 responsabilidades que um estagiário de Administração pode ter

estagiário de administração

A graduação traz conhecimentos muito valiosos para a formação do profissional. Mas, como sabemos, é muito mais fácil assimilar um conteúdo quando colocamos os ensinamentos em prática. E é exatamente o que o aluno faz ao procurar um estágio de Administração durante o curso.

Isso permite que ele use novos conhecimentos em uma rotina real e supervisionada por profissionais experientes. Sem dúvidas, são exemplos ricos para o aprendizado e a conquista do sucesso profissional, não é?

O curso de Administração aqui na Pitágoras é oferecido nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância. Em outras palavras, significa que você terá oportunidades de ganhar essa experiência com o estágio sem que isso interfira em sua rotina. E mais: com possibilidade de ganhar um auxílio financeiro médio de R$ 1.000. Interessante, não?

Quer saber quais são as responsabilidades do aluno durante o estágio de Administração? Continue a leitura para descobrir!

Atendimento

Não importa a atuação da empresa, alguma área do negócio precisa lidar com o cliente para receber novos pedidos, ou mesmo para dar suporte aos contratos atuais. Nesse sentido, o atendimento traz muitas vagas de estágio para alunos de Administração e proporciona oportunidades valiosas de desenvolvimento.

Saber negociar, conhecer sistemas de gestão e processos internos, propor resoluções de problemas, entender as necessidades e argumentos dos clientes, por exemplo, são lições que você vai poder aproveitar ao longo do curso de Administração e, claro, na vida profissional.

É importante lembrar que o atendimento faz o intermédio entre empresa e o cliente e, por isso, é fundamental para o sucesso da relação comercial. Se o registro da conversa não for feito corretamente, seus efeitos podem gerar prejuízos operacionais e a perda de um cliente, por exemplo.

Marketing e vendas

Se você está procurando uma vaga de estágio de Administração, vai encontrar muitas oportunidades nas áreas de marketing e vendas. Nelas, é possível aprender sobre o relacionamento com o cliente, estudar seu comportamento, criar promoções interessantes, lidar com a concorrência e construir uma boa imagem para o negócio.

Você também vai realizar vendas, negociar valores e manter o relacionamento comercial — ainda que seja dando suporte aos vendedores mais experientes. Um estagiário pode realizar a parte burocrática como auxiliar administrativo, separando pedidos de compras, por exemplo.

Muitas pessoas são atraídas para essa graduação por se identificarem com essas duas áreas de atuação da Administração. Afinal, na maioria das vezes, são elas que se destacam no negócio, não é? Grandes empresas ou lojas locais, todas precisam investir nesses setores para o sucesso dos seus resultados.

Elaboração de relatórios

O relatório é uma ferramenta para administrar setores e a empresa em si. Assim, até mesmo a área de atendimento coleta dados para avaliar sua performance e identificar pontos de melhorias. Uma das matérias de Administração é a estatística e, nesse sentido, elaborar relatórios durante o estágio pode ser uma ótima oportunidade de colocar os conhecimentos em prática.

A formação de preços pode ser outro foco dos estudos, usando matérias como comportamento do consumidor e matemática financeira, por exemplo. Ou seja, estudar e criar relatórios são práticas recorrentes de diversas especialidades da Administração.

Análise de resultados

O uso de sistemas para colher e analisar os dados também é recorrente nos negócios — o que, inclusive, está alinhado com as tendências da Administração do futuro. Isso porque as empresas vão depender cada vez mais dos números da operação para otimizar a sua performance e alcançar o sucesso.

As finanças do negócio, por exemplo, podem ser analisadas por meio de relatórios elaborados pelos estagiários — que vão avaliar a saúde das contas usando seus conhecimentos de contabilidade e gestão financeira. Com isso, é possível encontrar fontes de desperdício e pensar em estratégias para reduzir custos e causar o crescimento saudável do negócio.

Organização de documentos

O processamento e a digitalização de documentos também são atividades frequentes em estágios de Administração. É uma etapa importante para os mais variados negócios. Em uma empresa de advocacia, por exemplo, ter os processos dos clientes protocolados e devidamente organizados evita que os colaboradores percam prazos judiciais.

É claro que esse procedimento tem sido feito de forma automatizada, usando um sistema moderno de registro. Mas alguns documentos físicos também precisam ser organizados conforme legislações vigentes. Ou seja, é uma atividade importante e que pode ser atribuída ao estagiário.

Controle de produção

A área operacional também oferece algumas vagas de estágio em Administração — em uma busca rápida pelo Canal Conecta da Pitágoras, você pode conferir diversas oportunidades interessantes.

O controle de produção vai desde a compra das matérias-primas com os fornecedores até a escolha dos melhores canais de distribuição, passando pela linha de produção propriamente dita. É como se fosse o coração da indústria. Ele e determina até mesmo o volume de vendas que pode ser negociado no período, por exemplo.

Um estágio adm para acompanhar e trazer melhorias para o controle de produção permite que o aluno use seus conhecimentos sobre gestão de custos, compras, processos logísticos, automação etc.

Auxílio nas atividades operacionais

Você também pode encontrar seu estágio em outras atividades relacionadas com a operação. E, acredite, elas são áreas de atuação da Administração muito cobiçadas, com boas oportunidades de ganho. Gestão de estoque, Recursos Humanos e canais de distribuição e vendas — como os atuais e-commerces, por exemplo — são ótimas áreas para estagiar e experimentar o mercado.

O estágio de Administração é uma experiência indispensável para todo aluno, porque a área exige que o profissional saiba alinhar conhecimentos técnicos e práticos na realização de suas funções. Esse aprendizado pode ser garantido ainda nos primeiros anos de graduação com essa vivência.

A faculdade prepara o aluno para executar atividades técnicas da Administração, mas também o capacita para uma visão estratégica de suas responsabilidades. Ao colocar tudo isso na prática do estágio, o futuro profissional forma sua imagem e inicia uma trilha de sucesso na carreira.

Você quer ingressar em uma faculdade comprometida com o sucesso de seus graduandos, e que incentiva o estágio em Administração? Então, faça a inscrição para o vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.