Engenharia Mecânica EAD: como funciona o curso?

engenharia mecânica ead

Teste Vocacional Rápido

Os cursos de Engenharia são bastante procurados no Brasil. Isso porque a demanda pelo profissional, os salários promissores e a variedade de segmentos são motivos bastante atraentes. Uma das áreas em alta é a Engenharia Mecânica, e a boa notícia é a possibilidade de cursá-la a distância.

Se você tem interesse na graduação de Engenharia Mecânica EAD, mas ainda não sabe como ela funciona, fique por aqui. Embora essa seja uma dúvida comum, já adiantamos de antemão que se trata de uma alternativa muito vantajosa, tornando mais próximo o seu sonho de conquistar o tão desejado diploma de nível superior.

Pra te ajudar nessa missão, preparamos um post com tudo o que você precisa saber sobre o curso de Engenharia Mecânica EAD. Vamos lá?

Como funciona o curso de Engenharia Mecânica EAD?

Está ansioso pra saber tudo sobre o curso de Engenharia Mecânica EAD, não é? Pois, saiba que a graduação, com duração de 5 anos, vai te formar pra atuar no planejamento e desenvolvimento de projetos mecânicos. Na modalidade a distância, a formação é ofertada no semipresencial — abordagem inovadora que mistura o melhor do EAD com o ensino presencial.

Ao optar pela Engenharia Mecânica EAD, você cursa parte da carga horária online e o restante em sala de aula, em meio aos colegas no polo de apoio da faculdade. Os encontros presenciais ocorrem até 3 vezes por semana. Nesses momentos, o aprendizado ocorre via videoconferência ao vivo com os professores, o que facilita a interação e a solução de dúvidas. Também é hora de frequentar os laboratórios para projetos.

Já a parte online da faculdade EAD acontece em um ambiente virtual de aprendizado, no qual estão todos os materiais do curso, como videoaulas, apostilas, atividades e até mesmo algumas avaliações. Assim, você pode montar o seu próprio cronograma de estudos de acordo com o tempo que tem disponível.

Como é a grade curricular Engenharia Mecânica a distância?

Se está curioso sobre a grade curricular do curso Engenharia Mecânica EAD, saiba que a maior parte dela é composta por matérias das Ciências Exatas. O cálculo em Engenharia Mecânica predomina, por isso, é interessante que você tenha afinidade com este tipo de conteúdo.

Pra treinar suas habilidades matemáticas, uma dica é acessar os simulados da Trilha do Enem.

Bom, quanto às disciplinas que você encontra ao longo do curso, estão:

  • Administração e Economia para Engenheiros;
  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Física Geral e Experimental – Energia;
  • Física Geral e Experimental – Mecânica;
  • Desenho Técnico Mecânico;
  • Metodologia Científica;
  • Mecânica Geral;
  • Termodinâmica;
  • Projeto de Máquinas;
  • Mecânica dos Fluidos;
  • Metrologia e Controle Geométrico;
  • Motores de Combustão Interna;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Planejamento, Programação e Controle de Produção;
  • Resistência dos Materiais;
  • Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos;
  • Transferência de Calor e Massa, entre outras.

Quais são os métodos de avaliação da Engenharia Mecânica EAD?

Existem diversos mitos e verdades sobre EAD. Um dos mitos é o de que o aluno, com toda a liberdade que tem, fica “solto” e não é avaliado por sua presença e realização de atividades. Na verdade, o ensino a distância, por meio da plataforma virtual, permite que os professores e tutores tenham acesso a dados importantes como quais aulas foram assistidas, por quanto tempo você ficou no AVA, quais funcionalidades utilizou etc.

Essas informações são utilizadas também como método de avaliação pra controlar a sua frequência e o engajamento com o curso. Com relação às provas de Engenharia Mecânica EAD, saiba que elas ocorrem tanto presencialmente, duas vezes por semestre no polo da faculdade, quanto online.

Por que cursar Engenharia Mecânica semipresencial?

Chegou o momento que você tanto esperava. Abaixo, listamos as principais vantagens pelas quais os estudantes de Engenharia optam pela modalidade semipresencial. Veja só!

Flexibilidade

Sem sombra de dúvidas, a flexibilidade é um benefício bastante visado dos cursos EAD. Como pode cursar parte da carga horária da graduação online, é você quem monta seu próprio cronograma. Isso facilita bastante a vida de quem precisa conciliar os estudos com a faculdade, por exemplo.

Economia de custos

A depender da faculdade escolhida, os cursos de Engenharia Mecânica EAD têm valores bastante acessíveis. Aqui na Pitágoras, você pode se tornar um engenheiro pagando mensalidades que cabem no seu bolso, a partir de R$ 409*. Além disso, de acordo com a nota de corte do Prouni, você pode conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral.

Mas essa não é a única boa notícia. Estudar semipresencialmente, por si só, já é uma forma de economizar. Isso porque os valores costumam ser bem mais baratos que os de um curso presencial. Sem falar, é claro, na redução de gastos. Como não precisa ir à faculdade todos os dias, poupa com transporte, alimentação, entre outros gastos reais do estudante.

Comodidade

Nada melhor do que poder estudar de casa, indo à faculdade apenas algumas vezes por semana, né? Em meio a rotinas cada vez mais corridas, ter o privilégio de sentar-se de frente ao computador pra cumprir com as atividades de um curso superior é definitivamente algo a ser considerado no momento de optar pela graduação em Engenharia Mecânica EAD.

Desenvolvimento de habilidades

A dinâmica do mercado mudou, e habilidades como vivência digital são requisitos básicos pra conseguir um bom cargo em Engenharia. Sabia, por exemplo, que os recrutadores já estão treinados pra identificar, além desta, outras competências comuns a alunos de cursos EAD?

Isso porque, ao estudar a distância, você acaba desenvolvendo e trabalhando a proatividade, organização, disciplina, entre outras habilidades importantes para o engenheiro e pra outros profissionais.

Agora é com você!

Viu só como a Engenharia Mecânica EAD é uma opção extremamente vantajosa? Sendo assim, o que está esperando pra tornar o sonho do diploma em realidade e estudar aqui com a gente na Pitágoras? Além de valores acessíveis e formas de ingresso facilitadas, você tem a certeza de que está investindo no seu sonho em uma instituição de qualidade e credibilidade, com ótima avaliação pelo MEC.

Por isso, aproveite a sua visita no blog pra se inscrever agora mesmo no curso de Engenharia Mecânica semipresencial. Escolha a forma de ingresso mais adequada ao seu caso e inicie uma trajetória de sucesso!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.