Conheça a grade curricular de Engenharia de Produção

engenharia de produção grade curricular

A Engenharia é um dos estudos mais almejados pelos candidatos do ensino superior. A área pode trazer um excelente retorno financeiro pra quem busca por qualificação profissional. Escolher o curso de Engenharia de Produção no vestibular é um dos caminhos mais recomendados pra quem deseja se diferenciar no mercado.

No geral, a graduação é focada na parte tecnológica e tem uma forte abordagem administrativa, oferecendo técnicas que aumentam a eficiência dos futuros engenheiros. Ao longo da faculdade, o aluno conta com disciplinas voltadas à gestão e controle de produção, tendo o conhecimento necessário pra desempenhar as funções da profissão.

A seguir, confira quais são as matérias e o que se estuda na grade curricular em Engenharia de Produção!

Administração e economia para engenheiros

O profissional sai da faculdade apto pra trabalhar em diversos setores da economia, principalmente em indústrias e empresas de diferentes portes, públicas e privadas. A grade curricular conta com uma disciplina específica sobre administração e economia para engenheiros, pois sua função está diretamente relacionada com produtividade dos negócios.

Os engenheiros de produção geralmente influenciam a tomada de decisão dos gestores e, pra isso, é fundamental saber como implementar mudanças de gestão em vários setores de uma organização.

Algoritmos e Lógica de Programação

Na disciplina de algoritmos e lógica de programação, o engenheiro de produção desenvolve o raciocínio lógico e aplica os conceitos de tecnologia pra resolver problemas e situações concretas da engenharia. O objetivo é identificar as diferenças entre algoritmo e programa de computador, avaliando as etapas necessárias pra elaboração de cada um.

Além disso, o aluno ainda acompanha a execução de programas de computador, tendo conhecimento das principais estruturas que constroem algoritmos voltados pra programação.

Desenho Técnico Projetivo

A matéria de desenho técnico na Engenharia de Produção garante a padronização de peças e otimiza os processos empresariais, facilitando o entendimento do produto por parte do operador. Inclusive, é por meio do desenho técnico que o profissional consegue viabilizar suas ideias antes mesmo da fabricação do produto.

Da mesma maneira, o desenho ajuda no processo de manutenção, tendo em vista que ele funciona como um esqueleto do produto.

Física Geral e Experimental

Na disciplina de física geral e experimental, os estudantes estudam os conceitos de energia e mecânica, além de cálculo diferencial, integral e vetorial. Com isso, são abordadas as leis de conservação de energia, os conceitos de medidas, demonstrações e experimentos.

O que se espera é que, ao final da matéria, o aluno de Engenharia de Produção seja capaz de formular hipóteses e resolver problemas a partir do conhecimento obtido nas aulas.

Orçamentos e Custos Industriais

Já pensou na importância da Engenharia de Produção nas empresas? Nesta disciplina, isso fica ainda mais evidente. Você aprende a utilizar as informações de custos pra tomar decisões no ambiente corporativo. A disciplina aborda conceitos como o de custo fixo, lucro, margem de contribuição, ociosidade, limitações na capacidade de produção, entre outros.

O intuito é que o profissional consiga analisar os custos para auxiliar as empresas a atingirem a melhor estratégia no vasto mercado de trabalho da Engenharia de Produção.

Cálculo Diferencial e Integral

Já a matéria de cálculo numérico habilita o futuro engenheiro a compreender e utilizar os métodos numéricos básicos necessários pra resolução de problemas técnicos que podem ser elaborados matematicamente. O conteúdo da disciplina conta com conceitos de aritmética, equações algébricas, equações lineares e não-lineares, dentre outros.

Gestão de Produção e Manutenção

Em gestão de produção, os estudantes estudam os fundamentos da administração, entendendo os fatores de produção e como utilizar da melhor forma os recursos empresariais. Além disso, os futuros engenheiros se qualificam pra administrar os recursos materiais, financeiros, humanos e mercadológicos das organizações.

 A disciplina também aborda um breve histórico sobre o conceito da produção e suas diferentes classificações quanto a propriedade, tamanho e tipo. A grade curricular ainda conta com conhecimentos sobre planejamento estratégico, estrutura organizacional e orientação do produto.

Processos de Fabricação

Na matéria de processos de fabricação, os alunos estudam tudo o que diz respeito à produção e às operações das indústrias química, petroquímica, mineradora e da agroindústria. O objetivo é que os recém-formados se aprofundem nas tecnologias de produção e tenham uma visão geral dos sistemas produtivos.

O conteúdo da disciplina ainda traz conceitos sobre solidificação, fundição e conformação dos metais, apresentando todos os fatores que fazem parte dos processos de fabricação desse tipo de material.

Gestão de Operações e Serviços

O objetivo da matéria de gestão de operações e serviços é introduzir os alunos aos estudos dos serviços, tendo uma visão estratégica e estrutural do gerenciamento das empresas. O conteúdo aborda ferramentas, técnicas e metodologias da Engenharia de Produção que são utilizados no setor terciário.

Ao final da disciplina, os alunos serão capazes de implementar melhorias, além de oferecer maior qualidade e competitividade na oferta de serviços nos mais diferentes tipos de empreendimentos.

Quem deseja aproveitar as excelentes oportunidades oferecidas pelas diferentes áreas da Engenharia de Produção deve optar por uma instituição de ensino de qualidade, com uma metodologia consistente pra formação acadêmica.

Assim, será possível sair da faculdade pronto pra enfrentar os atuais e futuros desafios desse mercado tão promissor –– principalmente diante do avanço da tecnologia, presente no planejamento e controle dos processos que fazem parte da rotina do profissional.

Aqui na Pitágoras, o aluno tem contato com disciplinas de variadas vertentes da Administração, Economia e Engenharia, todas voltadas pra gestão e controle de produção. E se você quer saber quais são as bolsas de estudo na Pitágoras, temos várias opções e facilidades que possibilitam a continuidade dos estudos na graduação.

Faça a sua parte!

Agora que você já sabe quais são as matérias de Engenharia de Produção, deve ter ficado mais fácil tomar a sua decisão em se matricular no curso, não é? Tenha em mente que o setor é altamente valorizado e oferece excelentes oportunidades pra quem busca por qualificação. 

Gostou do conteúdo com a grade curricular de Engenharia de Produção? Quer ter todos esses ensinamentos durante a graduação? Então, se inscreva agora mesmo no vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.