Você sabe quais são os motivos de ter a documentação reprovada no processo seletivo do Prouni? Não são poucas as situações que podem explicar a reprovação, infelizmente. Por isso, o mais indicado é levantar a cabeça e acessar o site oficial do programa pra saber quais são os dados exigidos.
As causas que impedem a aprovação no Prouni podem ter relação com a renda do estudante, a ausência de algum documento ou alguma informação divergente, por exemplo. Mesmo assim, não precisa se desesperar, viu? Você pode tentar a vaga de novo se algo der errado na sua inscrição.
Pra te ajudar a conquistar o sucesso profissional com o ensino superior, a gente aqui da Pitágoras preparou este post com o que pode ser feito caso você tenha a documentação reprovada Prouni. Vem conferir!
Verifique o motivo da reprovação
Você sabe que o processo de ingresso no programa de bolsas é feito inteiramente pelo portal do MEC e Prouni, né? Então, é preciso apresentar a documentação exigida e entregar ao setor financeiro da instituição de ensino que pretende iniciar os estudos.
Com isso, você recebe um protocolo e fica mais uns dias esperando pra descobrir se foi aprovado ou reprovado no Prouni. Haja coração! Se a faculdade aprovar os seus dados, vai ser convocado pra assinar o termo de concessão da bolsa e fazer a matrícula. Mas em caso de reprovação, é fundamental correr atrás pra entender o que houve de errado, combinado?
No geral, quando a instituição nota que algum documento não foi apresentado, ela avisa o candidato pra que ele providencie o que falta o quanto antes. A reprovação, nesse caso, só pode acontecer quando você deixa de comprovar as informações cadastradas no sistema do programa.
Revise todos os documentos enviados
Pra se inscrever e conseguir realizar a sua matrícula na instituição de ensino em que você quer estudar, é fundamental separar os documentos do Prouni pra iniciar o processo de avaliação. Geralmente, cada faculdade conta com um funcionário específico do próprio programa pra acompanhar o andamento da candidatura dos alunos.
Os documentos apresentados precisam ser cópias simples dos originais, e o programa não exige uma autenticação das cópias no cartório — ainda bem, né?
Os principais documentos solicitados pelo Prouni são:
- documento de identificação seus e dos membros da sua família: carteira de identidade, identidade militar, passaporte, título de eleitor, entre outros;
- comprovante de residência: contas de água, energia elétrica, telefone, entre outros;
- comprovante de rendimentos seu, se tiver, e dos membros da sua família: contracheques, carteira de trabalho, extrato bancário, entre outros.
Por conta da grande quantidade de documentos que precisam ser apresentados, o mais indicado é organizar a papelada com antecedência — até mesmo pra não correr o risco de perder algum prazo, né? Com tudo nas mãos, dá pra fazer a inscrição no Prouni e concorrer a bolsas pra efetivar a sua matrícula na faculdade.
Entre em contato por e-mail ou telefone com o Prouni
Se você tiver a documentação reprovada e já revisou as informações apresentadas na hora de se candidatar ao programa, entre em contato por e-mail ou por telefone com a coordenação do Prouni. Tire todas as suas dúvidas pra entender o que aconteceu e não fique com a curiosidade remoendo, combinado?
O ideal é guardar o comprovante de entrega dos documentos e o registro das mensagens trocadas com o Prouni. Assim, você tem mais chances de descobrir se faltou entregar algum papel ou se houve qualquer problema no processo de avaliação documental.
Entre em contato com a faculdade
Como cada faculdade conta com um funcionário específico pra tratar com os assuntos do Prouni, você também pode tentar entrar em contato com a gestão pra verificar o andamento do seu processo de ingresso no programa. É bem comum acontecer o extravio de algum documento, fazendo com que ele não chegue ao setor responsável pela avaliação.
Por isso, o mais indicado é manter uma comunicação constante com a faculdade em que pretende estudar — até mesmo pra saber se está tudo certo com a sua matrícula. Assim, você pode se organizar melhor pra começar a graduação e saber, de fato, o valor do investimento necessário pra iniciar os estudos.
Submeta a documentação do Prouni novamente
Se você realmente for reprovado no Prouni, por falta de documentação ou por não comprovar alguma informação, é possível ir em busca de uma bolsa no programa de novo. Na verdade, dá pra tentar quantas vezes quiser, desde que faça o Enem e se enquadre nos pré-requisitos.
Mas a tentativa só pode ser feita no semestre seguinte da última edição lançada do Prouni. Uma situação comum que acontece também é quando o aluno é selecionado, mas não consegue comprovar os dados cadastrados no sistema. Desse jeito, a vaga só passa a valer na segunda chamada ou na lista de espera do site do Prouni.
Como o prazo de comprovação da documentação pode variar de 2 a 4 dias, tenha em mente que você deve organizar a tempo a papelada e entregar tudo na faculdade pra não correr riscos de ficar de fora da oportunidade, certo?
Aqui na Pitágoras, a gente oferece uma série de formas de descontos e bolsas para os nossos alunos, facilitando a entrada no ensino superior. Além do FIES e Prouni, também temos a Bolsa Enem e a Bolsa Incentivo.
Pra conseguir esses e outros benefícios, como acesso exclusivo ao Canal Conecta, aqui vai uma notícia melhor ainda: você pode escolher entre as modalidades de ensino presencial, semipresencial e 100% online . O que for melhor pra sua rotina e necessidades! Não deixe de conferir as opções de cursos da faculdade Pitágoras e escolher o que mais combina com seu perfil.
Viu só como não precisa se preocupar se você tiver a documentação reprovada no Prouni? Mesmo que não consiga concluir a sua inscrição na primeira tentativa, lembre que existem outras opções pra ingressar no ensino superior. O que não dá é ficar de fora das boas oportunidades, né?
Então, que tal garantir agora mesmo a sua vaga na faculdade e iniciar a sua trajetória profissional da melhor forma? Se inscreva agora mesmo no vestibular da Pitágoras!
*Sujeito a alteração