Formas de conseguir desconto na faculdade de Medicina

desconto faculdade medicina

Teste Vocacional Rápido

Quem deseja seguir a profissão de médico sabe que precisa se dedicar bastante pra conquistar uma vaga, né? Afinal, estamos falando de um dos cursos mais concorridos, inclusive por ser uma carreira com alto piso salarial — R$ 14.619,391* pra 20 horas semanais de trabalho.

Outro interesse comum dessas pessoas é como conseguir desconto na faculdade de Medicina. Depois de serem aprovados em uma instituição de ensino particular, muitos estudantes só podem realizar o sonho de concluir a formação com algum tipo de auxílio financeiro. Que tal descobrir quais são as possibilidades?

Acompanhe o post que preparamos aqui na Pitágoras e veja o que fazer pra conseguir seu desconto na mensalidade do curso de Medicina!

Formas de desconto na faculdade de Medicina

Além das bolsas concedidas pelos programas do governo federal, existe uma gama de opções para as pessoas estudarem em faculdades particulares no Brasil. A seguir, listamos as principais maneiras de aproveitar os descontos durante os períodos de formação da Medicina. Confira!

Desconto direto com a instituição

Uma alternativa é verificar se a própria instituição de ensino oferece bolsas de estudo. Cada faculdade tem as suas estratégias pra atrair alunos, e uma delas pode ser facilitar o pagamento para aqueles que atenderem às regras de seus programas exclusivos. Em geral, esse tipo de benefício é disponibilizado pra quem:

  • é ex-aluno da instituição;
  • foi indicado por um amigo;
  • tem orçamento limitado e comprova sua insuficiência de renda;
  • consegue uma colocação diferenciada no vestibular;
  • apresenta um desempenho acadêmico exemplar;
  • faz estágio ou presta algum serviço para a instituição.

Embora existam todas essas oportunidades, é essencial conferir se alguma delas é mesmo ofertada pela instituição em que você está matriculado ou que pretende cursar. Uma das vantagens de tentar o desconto na faculdade particular é possivelmente ter menos concorrência do que um programa federal, além de ter que cumprir uma burocracia reduzida.

Aqui na graduação da Pitágoras, oferecemos formas de ingresso facilitadas em todas as modalidades de ensino. Temos um exemplo que funciona muito bem e se aplica ao curso de Medicina. O programa se chama Amigo Vale-Prêmio e oferece vantagens pra quem indica outras pessoas que acabam realmente fazendo a sua matrícula.

Se o amigo indicado aceita o convite e faz sua inscrição pelo voucher enviado por e-mail, o desconto é repassado pra quem fez a indicação. O melhor de tudo é que, quanto mais indicados, maior será o benefício, podendo até abater o valor total da mensalidade. Pra isso, o colega não pode estar matriculado na faculdade ainda, certo?

Vale lembrar que o Amigo Vale-Prêmio inclui todos os cursos de graduação, independentemente de ele ser Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo, e também a Medicina. Além disso, serve para todas as modalidades: presencial, semipresencial (modalidade a distância, com atividades presenciais) e 100% online.

Convênios

Algumas instituições firmam parcerias com empresas públicas e/ou privadas que têm como benefício o desconto nas mensalidades das suas formações.

Assim, os funcionários adquirem o desconto diretamente (ou seja, pelo único critério de ser um colaborador da empresa) ou ao concorrerem a bolsas no curso de Medicina. Em alguns casos, o auxílio pode ser estendido pra familiares, principalmente cônjuges e dependentes até certa idade.

Os valores da dedução também podem variar bastante. Portanto, essa é mais uma situação que precisa ter todas as regras confirmadas com a instituição de ensino. Entre em contato com a sua antes de se planejar!

Desconto pontualidade

Assim como os estudantes precisam organizar suas finanças pra pagar as contas em dia, as faculdades devem se preocupar com o fluxo de caixa pra continuarem prestando seus serviços, certo? No caso das instituições particulares, elas não recebem nenhum repasse do governo pra cobrir suas despesas.

Sendo assim, a entrada dos recursos se dá pelo pagamento das mensalidades pelos alunos. Por isso, muitas oferecem o desconto pontualidade (que pode assumir qualquer outro nome) para aqueles que pagam as parcelas até determinada data do mês –– o quinto dia útil, por exemplo.

Programas da faculdade Pitágoras

Contar com a possibilidade de bolsa é ótimo, afinal, a faculdade de Medicina tem um preço mais alto. Pra obter os melhores descontos da Pitágoras, separamos alguns dos principais programas oferecidos pela instituição pra que você conheça as suas chances!

Bolsa Enem

A Pitágoras oferece bolsas de estudo que podem chegar a 100% da mensalidade pra estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os critérios pra ter uma pontuação válida são:

  • ter feito alguma edição do Enem nos últimos três anos;
  • ter alcançado pelos menos 200 pontos na média das provas objetivas;
  • não ter zerado a redação do Enem.

Se você tem uma pontuação que atende aos três critérios, maravilha! A sua nota do Enem vai substituir a realização do vestibular, e ainda dá pra ganhar uma bolsa de estudo pra fazer as mensalidades de Medicina caberem no bolso.

Bolsa Incentivo

Com a Bolsa Incentivo a ideia é reduzir o valor a ser pago pelo aluno que deseja cursar Medicina e está com alguma dificuldade de arcar com as mensalidades.

Pra ter essa possibilidade, é preciso escolher a bolsa assim que a inscrição do vestibular for feita. Vale lembrar também que o aluno deve apresentar os documentos solicitados e que o desconto varia conforme o curso escolhido, bem como a unidade.

O desconto começa a valer a partir do primeiro mês, influenciando o preço da faculdade de Medicina.

Bolsa Primeiro Semestre

Por sua vez, a Bolsa Primeiro Semestre tem mais amplitude que a Bolsa Incentivo. Isso acontece porque ela não é focada apenas naqueles estudantes com dificuldades financeiras.

Todos os novos estudantes da graduação, independentemente da modalidade que escolherem, têm direito a desconto nos 6 primeiros meses –– o que pode reduzir bastante o valor da faculdade de Medicina.

Algo interessante é que a bolsa vale tanto pra graduações na modalidade EAD quanto na presencial. Então, há a possibilidade de obter esse desconto não só na Medicina, mas em outros cursos da área da saúde.

Bolsa servidores públicos e militares

Pensando na faculdade de Medicina e no preço, a gente sabe que as mensalidades costumam ser mais altas. Mas as bolsas da faculdade Pitágoras são de grande ajuda nesse momento. Uma das opções é Bolsa Servidores Públicos e Militares.

Nesse caso, não só os servidores e militares têm a possibilidade de usufruir da bolsa, mas também seus filhos até 24 anos bem como os cônjuges.

Pra ter acesso ao desconto na mensalidade de Medicina, o aluno novato ou veterano precisa entrar em contato com a unidade do curso, fazendo a comprovação por meio de documentos.

Programa da Creditas

Creditas, em parceria com a faculdade Pitágoras, traz uma opção exclusiva pra você: o Empréstimo com Garantia. Por meio dele, dá pra utilizar o seu veículo ou a casa pra garantir crédito de qualidade que ajuda nos custos dos seus estudos na graduação. A boa notícia é que o curso de Medicina é um dos contemplados.

Além dos juros baixos, um dos seus maiores benefícios é ter até 20 anos pra quitar o empréstimo. Assim, você pode pagar o valor da faculdade de Medicina com tranquilidade e por um preço mais baixo do que o comum, visto que tem mais tempo pra isso.

Bolsa transferência externa

Os estudantes que já fazem um curso de graduação e querem estudar na Pitágoras podem entrar no processo de transferência externa e ainda ganhar uma bolsa até o final do curso.

A bolsa de transferência externa é cumulativa. Para os cursos da modalidade presencial, você pode somá-la ao desconto obtido no programa Amigo Vale-Prêmio, por exemplo.

Razões pra estudar Medicina na Pitágoras

Além de ter todas essas opções de bolsas, estudar Medicina na Pitágoras tem outros benefícios, como diferentes formas de ingresso. A seguir, a gente fala um pouco mais do que o estudante do curso pode encontrar quando ingressar na faculdade!

Infraestrutura

Um dos principais diferenciais de Pitágoras é a infraestrutura do curso. A instituição conta com laboratórios de ponta, que auxiliam na formação acadêmica do futuro profissional. São espaços pra que o aluno conheça mais sobre a anatomia humana e o local onde cada órgão está no corpo. Além do mais, ele pode colocar em prática tudo o que aprende na sala de aula.

Outra vantagem da infraestrutura é a clínica-escola, na qual o futuro médico tem o primeiro contato com pacientes de verdade com apoio dos professores. Nesse espaço, o aluno pode realizar um atendimento humanizado, de acordo com as teorias dos livros e apostilas aos quais teve contatoIsso sem contar as salas de aula que são bem-equipadas e oferecem todo o conforto para os estudantes

A biblioteca é outro diferencial, pois é atualizada constantemente e ainda conta com obras tradicionais da Medicina. O aluno ainda tem salas especiais dentro dela pra estudar ou mesmo se reunir com os seus grupos para reuniões.

Grade curricular

grade curricular da Medicina também se destaca, principalmente, pois foca dois pontos fundamentais: as práticas e humanização. A teoria também é algo importante. Por isso, existe um equilíbrio pra que o estudante desenvolva todas as habilidades fundamentais pra ser um profissional mais completo.

A atualização da grade também é feita com frequência, visando sempre a seguir as demandas da sociedade e também acompanhando os acontecimentos médicos. A ideia é que as matérias estejam alinhadas com as tendências do futuro, o que faz toda diferença na hora de se tornar um profissional mais completo. Algumas delas são:

  • Concepção e Formação do Ser Humano;
  • Habilidades Médicas;
  • Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência;
  • Desordens Nutricionais e Metabólicas;
  • Saúde da Mulher, Sexualidade Humana e Planejamento Familiar;
  • Percepção, Consciência e Emoção;
  • Emergências.

Corpo docente qualificado

Os professores da instituição são outro destaque dela. Eles são todos qualificados em diferentes níveis da especialização, passando pelo mestrado e doutorado. Inclusive, são médicos atuantes em instituições públicas e privadas, o que é bem importante pra trazer um pouco do dia a dia da profissão para os alunos.

Esse fato faz toda a diferença. Já pensou ter em sala de aula exemplos práticos do que profissionais experientes já viverem? Isso permite que as discussões e o desenvolvimento dos alunos sejam ainda melhores, considerando o contexto de saúde.

Além disso, o aluno também tem acesso à Aula Destaque, um evento que reúne profissionais famosos em suas áreas de atuação, com um contexto que enriquece a experiência dos futuros médicos.

Os nomes são sempre referências em suas áreas –– só pra se ter uma ideia, o Doutor Jairo Bouer já participou de uma das edições falando sobre o impacto do cenário atual na formação dos profissionais para o futuro da Medicina.

Projetos de Extensão

Os alunos da Medicina também podem fazer parte de projetos de extensão nas comunidades locais e regionais. Assim, entendem melhor sobre a realidade dos médicos nessas localidades.

Lembrando ainda que a graduação da faculdade está vinculada ao Mais Médicos, o que ressalta o compromisso de investimento nas redes de saúde do município onde está localizado. Com isso, você tem uma experiência na saúde pública e a oportunidade de melhorar esses espaços de atendimento.

Pra quem tiver interesse em continuar estudando e até fazer uma especialização em alguma das áreas da Medicina, vale dizer que alguns desses programas também incluem cursos de pós-graduação. Ou seja, dá pra continuar seus estudos e ainda conquistar desconto nesse tempo.

Ofertas exclusivas

Na Pitágoras, a nossa intenção é que você aprenda muito mais do que o conteúdo de sala de aula, como vimos no tópico anterior. É por isso que a grade contempla também os Estudos Dirigidos (ED) com as Habilidades Digitais. A cada semestre, dá pra fazer essas atividades extracurriculares gratuitamente e online!

Também temos parceria exclusiva com o Canal Conecta. O portal reúne vagas de emprego e estágio nas melhores empresas do país pra nossos estudantes. Já pensou conseguir uma oportunidade dessas ainda na faculdade?

Passo a passo pra solicitar bolsas e descontos na Pitágoras

Até aqui você viu quais são as opções de bolsas e desconto na Pitágoras, além dos maiores diferenciais do nosso curso de Medicina. Agora, queremos te ajudar com mais uma coisa: um passo a passo de como solicitar o seu benefício (bolsa ou desconto).

Acompanhe e tire suas dúvidas!

Escolha o tipo de bolsa ou desconto

A melhor maneira de escolher uma das opções de bolsa e desconto da Pitágoras é avaliando aquela mais vantajosa para o seu bolso. Se você conseguiu uma nota alta no Enem, por exemplo, tem a chance de ganhar uma bolsa de até 100% na faculdade.

Quem não fez o Enem, mas trabalha em uma empresa conveniada com a Pitágoras, não pode perder a chance de tentar um desconto.

No caso de estudantes que já fazem Medicina, vale a pena ver a possibilidade de fazer a transferência externa pra Pitágoras, em vez de prestar o vestibular outra vez, e ainda ter a chance de ganhar uma bolsa nas mensalidades.

Em suma, a melhor opção varia de caso para caso. Portanto, tire um tempinho pra saber em qual delas você se encaixa.

Reúna a documentação e informações necessárias

Pra cada forma de ingresso na Pitágoras, é exigido uma documentação diferente do estudante. No ato da inscrição, algumas informações pessoais são solicitadas:

  • CPF;
  • RG;
  • nome completo;
  • endereço de e-mail;
  • número de celular;
  • data de nascimento;
  • ano de conclusão do ensino médio.

Quem optar pela nota do Enem ainda precisa apresentar os documentos pra comprovar o desempenho, incluindo uma cópia da relação de pontos no Exame.

No caso de estudantes que querem estudar na Pitágoras por transferência externa, são solicitados 5 documentos: RG, CPF, histórico escolar atualizado, atestado de vínculo com a faculdade de origem e conteúdo programático das disciplinas em que obteve aprovação (ementas).

Faça sua solicitação

A inscrição no processo seletivo da Pitágoras é inteiramente online e gratuita.

Na página oficial, você escolhe o curso, a cidade e a unidade, além da modalidade de ensino e da forma de ingresso: vestibular online, tradicional ou nota do Enem. Em seguida, basta preencher seus dados nos campos obrigatórios e, pronto, boa sorte!

Dicas pra organizar as finanças e pagar as mensalidades

A questão financeira é uma constante na vida de quem vai fazer o vestibular –– o que não quer dizer que isso desaparece quando você entra na graduação, concorda?

Na verdade, arcar com as mensalidades pode exigir algumas adequações no orçamento, ainda mais em um curso tão longo e desafiante como Medicina.

Sabendo disso, é indispensável contar com um planejamento financeiro. Isso vai permitir ao aluno manter uma qualidade de vida durante o curso, evitar dívidas e ainda arcar com as despesas que podem aparecer.

Confira, a seguir, nossas dicas pra arcar com as mensalidades de Medicina sem dores de cabeça.

Considere as despesas extras da faculdade

Um erro comum dos futuros acadêmicos é considerar apenas o valor das mensalidades pra fazer um planejamento financeiro. O curso de Medicina e outras graduações envolvem despesas que pegam de surpresa quem não se preparou.

Portanto, além das mensalidades, considere custos com materiais para usar durante o curso de Medicina, alimentação, transporte, livros, cópias e apostilas.

Descubra quanto você ganha e gasta

O estudante que quer movimentar seu dinheiro também precisa entender exatamente a sua receita mensal e quanto gastam em média.

A receita envolve todos os seus rendimentos fixos e variáveis, como salário, fonte de renda extra, bônus etc. Já o valor de quanto você gasta abrange, por exemplo, supermercado, saúde, transporte e lazer.

Com essas informações em mente, vai ficar mais fácil equilibrar as contas, definir o que é prioridade no seu orçamento e o que pode ser economizado.

Tenha uma reserva de emergência

Pra maioria dos estudantes, a única maneira de equilibrar a vida financeira é economizando pra criar uma reserva de emergência. Essa quantia extra será fundamental pra lidar com o prejuízo de emergências, como gastos, doenças e acidentes.

O sucesso profissional espera por você!

Conseguir um desconto no preço da faculdade de Medicina não é um sonho impossível. Apesar da concorrência e de todas as exigências envolvidas em cada processo, o aluno pode explorar essas possibilidades pra conquistar o tão desejado diploma e construir sua carreira como médico.

Não deixe de buscar informações com a faculdade pra conferir todas as opções, saber quanto custa a faculdade de Medicina e conhecer as formas de ingresso.

Pra saber como funcionam as bolsas de estudo e ficar por dentro de outros detalhes, visite a página do nosso curso de Medicina!

*FENAM, valores sujeitos a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.