4 formas de conseguir desconto na faculdade de Medicina

estudante de medicina

Quem deseja seguir a profissão de médico sabe que precisa se dedicar bastante para conquistar uma vaga, não é verdade? Afinal, estamos falando de um dos cursos mais concorridos, inclusive por ser uma carreira com alto piso salarialR$ 14.619,39 para 20 horas semanais de trabalho. Outro interesse comum dessas pessoas é como conseguir desconto na faculdade de Medicina.

Depois de serem aprovados em uma instituição de ensino particular, muitos estudantes só podem realizar o sonho de concluir a formação com algum tipo de auxílio financeiro. Que tal descobrir quais são as possibilidades?

Acompanhe o post que preparamos aqui na Pitágoras e veja o que fazer para conseguir seu desconto na mensalidade de Medicina!

Prouni

Essa é uma das opções mais conhecidas, já que o Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do governo federal para toda a população brasileira. O objetivo é viabilizar o acesso ao ensino superior para estudantes que tenham uma renda mais baixa.

Então, são oferecidas bolsas parciais (50% de desconto) e integrais (100% de abatimento do valor da mensalidade) em cursos de faculdades particulares que sejam credenciadas ao programa.

Esse é o primeiro requisito que deve ser seguido pelo candidato, já que não adianta tentar uma bolsa de estudo em uma instituição de ensino que não faça do Prouni. O próximo passo é se informar sobre os critérios de participação. As condições atuais para tentar um desconto são:

  • ter realizado a prova do Enem do ano anterior, apresentando resultado de pelo menos 450 pontos na média geral e não ter zerado a prova de redação;
  • não ter diploma do ensino superior;
  • ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e em escola particular como bolsista integral;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor efetivo da rede pública e concorrer a bolsas para Licenciatura (nesse caso, não é preciso atender os critérios de renda);
  • ter renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa (para bolsas integrais);
  • ter renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa (para bolsas parciais).

Os candidatos que se encaixarem nos quesitos acima devem entrar no site para começar a sua inscrição do Prouni, seguindo todas as orientações do sistema. Vale lembrar que os períodos de seleção são divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) duas vezes ao ano, geralmente em janeiro e junho.

Um detalhe importante é que a nota de corte para aprovação em Medicina costuma ser bem alta, visto que se trata de uma das graduações mais disputadas. Na Pitágoras, por exemplo, a nota de corte do curso de Medicina na edição do Prouni 2019 foi 774.96.

Isso quer dizer que é diferente escolher entre Enfermagem ou Medicina, por exemplo, que exigem pontuações distintas.

De qualquer forma, a dedicação para a prova do Enem com certeza será um diferencial para aumentar suas chances de conseguir uma bolsa. Então, não deixe de estudar!

Desconto direto com a instituição

Uma alternativa é verificar se a própria instituição de ensino oferece bolsas de estudo. Cada faculdade tem as suas estratégias para atrair alunos e uma delas pode ser facilitar o pagamento para aqueles que atenderem às regras de seus programas exclusivos. Em geral, esse tipo de benefício é disponibilizado para quem:

  • é ex-aluno da instituição;
  • tem parentesco com outro aluno ou funcionário;
  • foi indicado por um amigo;
  • tem orçamento limitado e comprova sua insuficiência de renda;
  • consegue uma colocação diferenciada no vestibular;
  • apresenta um desempenho acadêmico exemplar;
  • faz estágio ou presta algum serviço para a instituição.

Embora existam todas essas oportunidades, é essencial conferir se alguma delas é mesmo ofertada pela instituição em que você está matriculado ou que pretende cursar. Uma das vantagens de tentar o desconto na faculdade particular é possivelmente ter menos concorrência do que um programa federal, além de ter que cumprir uma burocracia reduzida.

Aqui na graduação da Pitágoras, oferecemos formas de ingresso facilitadas em todas as modalidades de ensino. Temos um exemplo que funciona muito bem e se aplica ao curso de Medicina. O programa se chama Amigo Vale-prêmio e oferece vantagens para quem indica outras pessoas que acabam realmente fazendo a sua matrícula.

Se o amigo indicado aceita o convite e faz sua inscrição pelo voucher enviado por e-mail, o desconto é repassado para quem fez a indicação. O melhor de tudo é que, quanto mais indicados, maior será o benefício, podendo até abater o valor total da mensalidade.

Convênios

Algumas instituições firmam parcerias com empresas públicas e/ou privadas que têm como benefício o desconto nas mensalidades das suas formações.

Assim, os funcionários adquirem o desconto diretamente (ou seja, pelo único critério de ser um colaborador da empresa) ou de concorrer a bolsas na faculdade de Medicina. Em alguns casos, o auxílio pode ser estendido para familiares, principalmente cônjuges e dependentes até certa idade.

Os valores da dedução também podem variar bastante, portanto, essa é mais uma situação que precisa ter todas as regras confirmadas com a instituição de ensino.

Desconto pontualidade

Assim como os estudantes precisam organizar suas finanças para pagar as contas em dia, as faculdades devem se preocupar com o fluxo de caixa para continuar prestando seus serviços, certo? No caso das instituições particulares, elas não recebem nenhum repasse do governo para cobrir suas despesas.

Sendo assim, a entrada dos recursos se dá pelo pagamento das mensalidades pelos alunos. Por isso, muitas oferecem o desconto pontualidade (que pode assumir qualquer outro nome) para aqueles que pagam as parcelas até determinado dia do mês.

Para quem tiver interesse em continuar estudando e até fazer uma especialização em Medicina, vale dizer que alguns desses programas também incluem cursos de pós-graduação.

Enfim, conseguir um desconto na faculdade de Medicina não é um sonho impossível. Apesar da concorrência e de todas as exigências envolvidas em cada processo, o aluno pode explorar essas possibilidades para conquistar o tão desejado diploma e construir sua carreira como médico. Não deixe de buscar informações com a faculdade para conferir todas as opções, verificar os valores e conhecer as formas de ingresso.

Para saber como funcionam as bolsas de estudo e ficar por dentro de outros detalhes, visite a página do nosso curso de Medicina. Apesar da “fama” de ser uma graduação extremamente cara, você pode se surpreender com os nossos valores!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.