O que é um curso superior e por que investir em um?

estudante pensando num curso superior

Desconto nota do Enem

O curso superior é uma etapa de aprendizado em que você vai adquirir os conhecimentos e habilidades sobre uma área. Também chamado de ensino terciário, ele garante um diploma reconhecido em todo o Brasil pra que você possa mandar bem na carreira que escolheu.

Tem uma galera que sempre escuta a importância de fazer a graduação, mas fica na dúvida se vale mesmo a pena investir tempo e dinheiro nessa formação. Se você também pensa nisso, não pode perder as informações que a gente, da Pitágoras, reuniu aqui neste post.

Entenda o que é graduação, suas modalidades e formatos. Continuando a leitura, você também vai descobrir por que não pode marcar bobeira e precisa começar logo o ensino superior. No final, ainda temos dicas incríveis de como escolher uma boa faculdade!

O que caracteriza um curso superior?

O objetivo de um curso superior ou graduação é que você passe a dominar uma área do conhecimento e possa, dessa forma, dar início ao exercício profissional. Isso porque acompanha uma formação séria, que é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e começa a ter as competências pra trabalhar naquele setor. Bacana, né?

Tipos de graduação

Agora que você já viu o que é curso superior, uma coisa que precisa saber é que os formatos dessas formações podem variar. Confira a seguir qual é a proposta de cada um deles.

Bacharelado

Essa é aquela formação mais tradicional, que pode durar de 4 a 6 anos. São cursos que te preparam pra um conhecimento bem amplo de uma área e pra adquirir as habilidades pra atuar no mercado de trabalho. É o caso das Engenharias, Direito, Medicina, Jornalismo, entre outras graduações.

Licenciatura

São os cursos voltados pra quem quer dar aula na educação básica, como turmas do ensino fundamental e médio, profissionalizantes e pré-vestibulares. Dá pra escolher entre as Licenciaturas em História, Matemática, Educação Física e por aí vai.

Então, o lance desse curso superior, que dura de 3 a 4 anos, é ensinar sobre metodologias de ensino, aspectos pedagógicos, entre outros temas pra que você fique fera em ser professor –– além dos conhecimentos da área escolhida, é claro.

Tecnólogo

Esse é um formato mais recente e muito legal, com curta duração (2 a 3 anos). Ele é direcionado pra quem tem pressa em entrar no mercado de trabalho. Muita gente fica na dúvida, mas o Tecnólogo é curso superior, sendo uma formação bem valorizada no mercado.

Aqui você estuda um segmento específico, como Gestão Hospitalar, Design de Interiores e Marketing Digital. Assim, tem disciplinas mais focadas nas situações práticas da rotina de trabalho.

Modalidades de ensino

Além de decidir se o que mais combina com você é o Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo, é preciso escolher também qual modalidade de ensino superior se encaixa direitinho na sua rotina.

Tour pela prova do Enem

É que ninguém precisa abandonar o sonho de ter o diploma porque trabalha o dia todo ou, por qualquer outro motivo, não tem como ir à faculdade com frequência. Veja a seguir as modalidades de ensino que você encontra pra fazer graduação na Pitágoras:

  • curso presencial — é o ensino em sala de aula, em que você tem o acompanhamento direto do professor e aprende junto à sua turma;
  • curso semipresencial — esse modelo, que faz parte do EAD, tem um mix do presencial com as aulas digitais. Então, você acompanha a maior parte das matérias online no horário e local que der mais certo. Só que também vai algumas vezes na semana até a faculdade pra participar de práticas em laboratório, e ver aulas ao vivo por videoconferência com o professor;
  • curso 100% online — nessa modalidade, todo o conteúdo do curso superior é oferecido digitalmente por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Você só vai à faculdade pra fazer as provas.

Quais são os motivos pra fazer graduação?

Deu pra perceber o que é a faculdade e como ela vai dar aquele impulso na sua trajetória profissional? Ainda fica na dúvida se essa é a melhor escolha, pensando como entrar na faculdade é difícil? Se liga nas vantagens de ter o diploma de ensino superior e descubra como vale a pena correr atrás dessa formação.

Mensalidades mais em conta

Com novos formatos de ensino, como o EAD, que oferecem mensalidades mais acessíveis e a possibilidade de bolsas e financiamentos, fica fácil você fazer uma graduação.

Trabalhar numa área que é a sua cara

O fator mais importante é que você vai fazer carreira numa área que tem tudo a ver com você, já que foi um campo que escolheu estudar. Isso vai contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e criar motivação pra sempre dar o seu melhor, tendo realização no trabalho.

Valorizar o currículo

Como conseguir emprego com mais facilidade? A principal resposta para isso é: fazer uma faculdade. As empresas querem pessoas que tenham conhecimento e competências de uma área específica. Por isso, destinam seus cargos pra profissionais formados.

Ganhar mais

Os empregos de quem tem ensino superior oferecem salários melhores do que aqueles com somente o ensino médio. É que são cargos bem-estruturados, com altas responsabilidades, por isso mais valorizados.

Participar de concurso público

Quando você tem o curso superior, surgem mais opções de concurso público pra prestar. Dessa forma, se sonha em conquistar um emprego estável e com uma remuneração alta, saiba que o diploma vai ajudar bastante.

Como escolher uma boa faculdade?

Pra fazer um bom investimento quando o assunto é sua carreira, é preciso escolher uma boa instituição de ensino. Opte por uma faculdade particular de referência! A Pitágoras tem uma infraestrutura completa com laboratórios atualizados, e também uma metodologia diferenciada, especialmente no EAD.

Sem contar que aqui você conta com um time de professores qualificados e cursos que acompanham as tendências do mercado. Você pode aproveitar ainda a nossa parceria exclusiva com o Canal Conecta, que te ajuda a encontrar a melhor oportunidade de estágio e emprego.

O curso superior dá um novo rumo na sua vida: você consegue trabalhar num setor que tem tudo a ver com seu perfil, conquista bons salários, e ainda pode alcançar o sucesso abrindo o próprio negócio.

Tome a melhor decisão, escolhendo a Pitágoras. Conheça nossa variedade de cursos, se inscreva no vestibular online e faça a prova com mais tranquilidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados