Veja um passo a passo para consultar a situação da bolsa do Prouni

estudante conferindo situação de bolsa do prouni no computador

Como você bem sabe, a seleção para o Programa Universidade para Todos acontece duas vezes por ano com base na nota do Enem. Aqueles que conquistam uma pontuação maior são pré-selecionados, mas é preciso ficar de olho no cronograma e consultar a situação da bolsa do Prouni pra não perder o prazo.

Tudo é feito pela internet. Então, você mesmo é quem deve estar atento a sua situação pra conferir se passou pra próxima etapa. Mas sabe onde ver esses resultados e como consultar a lista de quem deve apresentar os documentos na faculdade?

Se ainda tem dúvidas, não se preocupe! Neste post, a gente fez um passo a passo pra você acessar o sistema do Prouni sem complicação. Continue lendo e confira quais são as outras ações que pode realizar pelo computador ou celular!

Como consultar a situação da bolsa Prouni

Pra concorrer a uma bolsa do Prouni, você precisa participar do Enem, tirar no mínimo 450 e não zerar a redação. Além disso, deve preencher requisitos básicos, como não ter um diploma de ensino superior, ser estudante de escola pública e não ultrapassar a renda per capita máxima.

Depois de prestar o Enem, ainda tem que esperar abrir o período de inscrições. Elas são feitas pela internet no site do Prouni. Você fornece alguns dados e pode escolher duas opções de curso. A primeira é sua preferência: aquela graduação dos sonhos.

De acordo com a quantidade de vagas, os candidatos são pré-selecionados na primeira chamada e convocados pra apresentarem a documentação. Se elas não forem preenchidas, acontece uma segunda chamada. Os demais podem manifestar interesse pela lista de espera.

Tudo isso você mesmo deve acompanhar, viu? Então, é importante saber consultar a situação da bolsa do Prouni. Se não sabe como fazer isso, não se desespere! Veja a seguir como conferir seu cadastro e descobrir se foi pré-selecionado ou aprovado pra uma das vagas.

Acesse o sistema

Pra consultar a situação da bolsa do Prouni, você pode acessar o site do programa ou baixar o aplicativo no celular. Ele está na loja pra aparelhos com sistema Android, Windows Phone e iOS. Assim que estiver na página principal, escolha uma das opções de consulta.

Escolha a opção de consulta

As duas alternativas de busca no site do Prouni são: Ver Resultado e Lista de Selecionados. No primeiro caso, você acessa o sistema colocando o seu login, que é o CPF ou número de inscrição do Enem e a senha. No segundo, só tem que selecionar a faculdade, a opção de curso, a turma, entre outros dados pra conferir a lista dos pré-selecionados.

Insira os dados corretamente

Optando por Ver Resultado, você tem informações mais completas sobre a situação da sua bolsa de estudos. Como a gente explicou, pra acessar o sistema, é só colocar o CPF ou número do Enem, e a senha é aquela que você criou quando fez a sua inscrição do Prouni. Se perder os seus dados, basta pedir pra recuperá-los, e as instruções serão enviadas por e-mail, certo?

Interprete o status do processo

Quando consulta a situação da bolsa do Prouni, você vê diversas informações na tela. Aparece uma lista das pessoas que optaram por esse mesmo curso, a nota de cada uma no Enem e uma bolinha, que pode ser:

  • verde: indica que você foi pré-selecionado;
  • cinza: significa que foi selecionado em outro curso;
  • vermelha: quer dizer que não conseguiu aprovação no Prouni.

Se você ver uma bolinha verde na frente do seu nome, muita calma nessa hora! Não significa que já ganhou a bolsa de estudos, mas que foi pré-selecionado, certo? Agora, deve comparecer à faculdade, levando todos os seus documentos pra que eles sejam analisados.

Depois, você pode consultar a situação da bolsa do Prouni do mesmo jeito, só que agora pra ver se conseguiu a vaga. São três marcações possíveis na frente do seu nome:

  • quadrado verde: quer dizer que você foi aprovado e pode fazer sua matrícula;
  • quadrado vermelho: quer dizer que a documentação foi reprovada;
  • bolinha preta: significa que a inscrição está inválida.

Ações que podem ser realizadas no sistema Prouni

O site e o aplicativo não servem apenas pra consultar a situação da bolsa do Prouni. Outras ações também são realizadas ali. Veja só quais são os recursos que você vai encontrar no sistema.

Alteração/correção de dados

Se quiser trocar de e-mail, telefone, endereço ou tiver qualquer outra alteração nos dados cadastrados, esse é o local. Também é possível fazer correções caso tenha informado algo errado. Não se esqueça de ser verdadeiro nessas informações, porque elas precisam ser comprovadas por documentos.

Consulta à nota de corte

O Prouni também tem nota de corte, que varia de acordo com cada instituição ou curso. Pra que você possa concorrer a uma vaga, precisa alcançar essa pontuação mínima no Enem. Caso perceba que não é suficiente, pode mudar a graduação que escolheu.

Mudança nas opções de curso

Como você viu, dá pra trocar o curso escolhido. A mudança pode ser em função da nota de corte ou apenas porque você decidiu fazer outra faculdade –– não importa. É possível trocar quantas vezes quiser, mas o sistema sempre vai considerar a última opção registrada.

Acompanhamento do resultado

Não custa lembrar que todo o processo de seleção do Prouni é feito pela internet. Então, você é quem deve acompanhar os resultados pelo site ou aplicativo. Cuidado pra não deixar passar qualquer data do cronograma, porque se for pré-selecionado e não comparecer, vai perder sua vaga.

Adesão à lista de espera

A seleção da lista de espera é diferente da primeira e segunda chamada. Se você não for pré-selecionado e tiver interesse em participar dela, precisa informar o sistema. Isso também é feito pelo site ou aplicativo. De novo, existe um prazo pra se inscrever, então, fique de olho!

Sabia que você pode estudar aqui na Pitágoras usando uma bolsa do Prouni? São descontos de 50% e 100% em diversos cursos, inclusive na modalidade de ensino a distância ou semipresencial. Ainda tem mais praticidade na hora de estudar e faz isso com uma grade curricular completa e o suporte de professores e tutores.

Aprendeu como consultar a situação da bolsa do Prouni? Não esqueça que você pode participar do processo seletivo duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, usando a mesma nota do Enem. É chance em dobro pra fazer faculdade –– talvez até estudar de graça!

Você sabia que existem outras opções de bolsas e descontos que pode negociar direto com a faculdade? Aqui na Pitágoras, é só facilidade pra sua vida acadêmica. Então, que tal fazer sua inscrição para o nosso vestibular online e ter acesso a todas essas oportunidades?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.