Faculdade Pitágoras: como ingressar pelo Prouni

Desconto nota do Enem

Se você fez o Enem e está em dúvida sobre como entrar na Faculdade Pitágoras pelo Prouni, acompanhe o conteúdo que separamos com as principais dúvidas dos ingressantes.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa federal do MEC (Ministério da Educação), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior. O foco é o auxílio justo à graduação para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior que têm baixa renda familiar mensal.  

A Faculdade Pitágoras faz parte do Prouni e abre bolsas que podem corresponder até 100% do valor da mensalidade. Para concorrer, basta que o candidato obtenha uma pontuação acima da nota de corte no curso de interesse. 

Saiba como se inscrever

Todo ano acontecem duas edições do Prouni. Uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre, de acordo com os períodos letivos das instituições de ensino.

A próxima edição prevista é a 2021.1, que terá o seu edital lançado no começo do ano no site do Prouni. Seguindo o exemplo dos anos anteriores, o período de início das inscrições deve acontecer entre o fim de janeiro e/ou começo fevereiro de 2021.

A inscrição no Prouni é gratuita. Basta se inscrever no site com seu número e senha de acesso do Enem, preencher os seus dados cadastrais e escolher as duas opções de cursos de interesse. Você deve selecionar a unidade, turno e tipo de bolsa (50% ou bolsa integral). A Faculdade Pitágoras disponibiliza bolsas para cursos concorridos, como Medicina, mas são vagas limitadas, quanto maior a sua nota no Enem, maiores são as chances de conseguir!

Por dentro da nota de corte da Pitágoras

A nota de corte é o ponto de atenção de todo candidato. Ela representa a menor pontuação que permite conseguir uma vaga na opção escolhida. Para ficar mais claro, também podemos nos referir como a nota do último candidato que conseguiu entrar naquela opção, dentre todas as vagas oferecidas.

👉 É importante acompanhar diariamente o desempenho parcial da nota de corte para as suas opções escolhidas. Dessa forma, fica mais fácil saber quais são as suas chances de conseguir a vaga pretendida e mudar de opção, caso seja preciso, para aumentar as suas possibilidades de ingresso. 

👀 As notas de corte para os cursos da Faculdade Pitágoras variam de acordo com os cursos e unidades. Portanto, fique de olho e não perca os prazos de inscrição!

Caso ainda esteja com alguma dúvida a respeito do Prouni, no site oficial é disponibilizado um FAQ, que responde os principais questionamentos dos canditados.

Passei na Pitágoras pelo Prouni: quais documentos entregar?

Essa é uma dúvida recorrente dos estudantes que recebem a confirmação do Prouni sobre a conquista da vaga na Pitágoras. Bom, os documentos necessários para a matrícula com bolsa do Prouni são solicitados por cada unidade Pitágoras.

O padrão é que a unidade entre em contato com o candidato via e-mail ou telefone, com a informação da relação de documentos necessários. Mas caso você esteja ansioso para saber quais são os documentos, confira abaixo quais geralmente são solicitados pelas unidades Pitágoras*:

  • cópia simples do RG, CPF ou carteira de habilitação;
  • cópia simples da certidão de nascimento ou casamento;
  • comprovante de residência dos últimos 3 meses;
  • cópia autenticada do histórico escolar e certificado de conclusão do 2ºgrau;
  • comprovantes de renda: os documentos a serem apresentados cabem ao coordenador do Prouni. Pode ser solicitado qualquer tipo de documento para comprovar os rendimentos do estudante e dos integrantes do grupo familiar, sejam eles pessoas físicas assalariadas ou informais e/ou eventuais pessoas jurídicas vinculadas. Nesta página do site oficial do Prouni, são elencadas as opções de documentos para comprovação da renda familiar.

Não consigo entrar pelo Prouni – posso usar a minha nota do Enem em outra forma de ingresso?

Calma, se você não conseguiu nota ou não se encaixa nos padrões exigidos pelo ProUni, há outras chances de ingresso!

Tour pela prova do Enem

Dá uma conferida nas outras possibilidades:

Use a sua nota do ENEM para substituir o vestibular

Isso mesmo, só escolher o seu curso e selecionar “Quero utilizar meu ENEM para a inscrição” – pode ser usada a nota de edições posteriores ao ano de 2010 – depois, só finalizar o processo de matrícula e correr para o abraço;

FIES

O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa oferecido pelo Governo, assim como o Prouni. Podem se inscrever neste tipo de financiamento os estudantes já matriculados em cursos superiores e que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC (Ministério da Educação).

📌 Confira o post que fizemos contando tudo sobre o Fies e saiba mais sobre a política de inscrição.

Super viável, não é mesmo? Então, sem perder tempo: vamos dar aquele pontapé inicial no tão sonhado curso de graduação. A Faculdade Pitágoras oferece além dos principais cursos do país, com várias unidades super acessíveis, a possibilidade do curso semipresencial ou EAD, saiba mais.

São variadas opções, não é mesmo? Já sabe qual a melhor para você? Faça o nosso quiz abaixo e descubra qual opção se encaixa no seu perfil!

Saiba mais sobre a Pitágoras

A Faculdade Pitágoras faz parte do grupo Kroton, responsável pelo ensino superior da holding Cogna Educação.

Além da tradição e qualidade de ensino, a instituição também conta uma enorme infraestrutura. São mais de 50 unidades para cursos presenciais e cerca de 400 polos de apoio em várias regiões do Brasil.

Para saber mais sobre a Pitágoras, assista ao vídeo:

Pitágoras: Além de uma formação, uma transformação! | Vestibular 2021

Agora que você já sabe como entrar na Faculdade Pitágoras pelo Prouni, tirou suas dúvidas e conheceu mais sobre a faculdade, compartilhe com seus colegas e se inscreva em nossa newsletter.

*A relação de documentos pode variar conforme a unidade Pitágoras responsável pela matrícula.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados