Como estudar para o vestibular? Veja 9 boas práticas

estudante lendo para o vestibular

Desconto nota do Enem

Como estudar pro vestibular? Essa é a dúvida de uma galera que sonha em entrar na faculdade. Além de dedicação, é importante ter planejamento e organização pra dar conta de repassar todas as matérias e também ficar ligado nos noticiários do Brasil e do mundo.

A gente sabe que é preciso fazer muitas leituras e exercícios, mas, definindo uma rotina e colocando em prática algumas estratégias, vai mandar bem na hora da prova. Quer saber como? Então, não perca a lista com 9 dicas de estudos para o vestibular que a Pitágoras trouxe especialmente pra você!

Faça um cronograma

Pra dar conta de estudar as matérias do vestibular, o primeiro passo é definir em quais horários você vai fazer isso. Então, caneta e papel na mão pra montar uma tabela com os dias da semana, dividida por horas.

Comece definindo seus compromissos fixos, ou seja, os horários que você não consegue parar pra estudar. Veja os espaços que sobraram e dedique esse tempo aí pra pegar firme nas leituras e exercícios.

Com essa rotina de estudos, fica fácil se organizar e dividir os tópicos que serão estudados em cada dia. Assim, você não deixa nenhum assunto importante pra trás. Lembre de dedicar um tempinho maior para aquelas matérias que tem mais dificuldade, combinado?

Estude em grupo

Se você não sabe como estudar para o vestibular porque falta motivação, uma dica bacana é se reunir com seus colegas. Vocês podem marcar um horário fixo pra estudar juntos na casa de alguém ou na biblioteca de uma das unidades da Faculdade Pitágoras. É uma estratégia interessante pra que um anime o outro a seguir o cronograma.

Mas muita calma nessa hora: de nada adianta se reunir com a galera pra ficar conversando. A coisa aqui é séria! Então, combine com o pessoal que é preciso ter concentração e disciplina pra que um ajude o outro.

Treine a redação

Quando se trata do Enem e grandes vestibulares, tem um ponto que martela a cabeça de muita gente: a temida redação.

Mas não tem segredo! Basta ler bastante e treinar, quer dizer, escrever, por exemplo, uma redação por semana pra ir se acostumando com esse estilo de texto. Siga sempre a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão e defenda seu ponto de vista sem enrolação.

Uma boa redação vai aumentar a sua pontuação, ajudando a usar a nota do Enem pra entrar em boas faculdades.

Mantenha-se atualizado

Repassar todas as matérias é muito importante, mas um jeito de estudar para o vestibular é ficar ligado no que está acontecendo no Brasil e no mundo. As provas exigem que você esteja atualizado. Por isso, reserve um tempo no seu cronograma pra acompanhar as notícias, ainda mais os temas de geopolítica, direitos humanos e meio ambiente.

Tour pela prova do Enem

Muitas questões de Geografia, Sociologia ou de outras áreas do conhecimento podem mesclar os acontecimentos atuais com os tópicos dessas matérias. A prática de ficar ligado nas notícias vai ajudar você a ter noção do que estão falando.

Sem contar que a redação também pode ser de um assunto que foi notícia. Assim, se você está por dentro, vai ficar mais fácil defender suas ideias.

Utilize um método

Se valer de um método de estudo vai dar aquela força pra quem busca dicas pra estudar para o vestibular. Como assim? Veja o que pode ajudar:

  • aposte no resumo — leia um tópico da matéria e tente reescrever de forma a destacar o que é mais importante do tema;
  • escreva à mão — quando a gente pega a caneta e escreve, o nosso cérebro fixa melhor as matérias;
  • adote a técnica Pomodoro — aqui, a ideia é fazer pequenas pausas. Você estuda por 25 minutos (o que equivale a 1 pomodoro) e para por 3 minutos. Depois de fazer “4 pomodoros”, pode ter um tempo de descanso maior, de 15 a 20 minutos.

Resolva simulados

Um jeito eficiente de estudar as matérias do vestibular é fazendo simulados. Você vai ter exercícios no mesmo estilo que aparecem pra resolver na hora da prova. Além disso, consegue saber quanto tempo leva pra responder cada questão e ainda descobre em quais assuntos precisa se dedicar mais.

Aposte em recursos interativos

Ficar sentado com livros, cadernos e apostilas pode ser desestimulante –– e o que a gente mais precisa quando o assunto é estudar para o vestibular é, justamente, animação. A dica aqui é buscar recursos mais dinâmicos e interativos que vão ajudar a assimilar melhor as matérias.

Você pode utilizar música pra estudar, aplicativos com exercícios, videoaulas e até plataformas voltadas exclusivamente pra ajudar os alunos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

O legal dessas ferramentas é que elas melhoram suas habilidades com tecnologia e podem auxiliar na hora de fazer o vestibular online, oferecido aqui na Pitágoras. Também são um bom treino pra prova digital EAD dos nossos cursos a distância.

Busque orientação pedagógica

Você estuda várias horas por dia e sente que não consegue se concentrar e aprender? Talvez seja o momento de buscar ajuda especializada, como uma orientação pedagógica. Dessa forma, conta com um orientador que vai acompanhar seus estudos, identificar suas dificuldades e sugerir estratégias pra mandar bem na hora de fazer as leituras e exercícios.

Aplique o que você planejou

De nada vai adiantar você ter montado uma rotina superlegal de estudos se não cumprir o que estabeleceu. Então, nada de distrações, principalmente com o celular, que toma um tempo precioso da gente!

Tenha o compromisso de pegar firme nas matérias, lembrando sempre do seu objetivo maior, que é entrar na faculdade e começar sua carreira.

Viu só como estudar para o vestibular dá certo? Com uma organização certinha dos horários e até definindo um canto de casa que seja tranquilo e silencioso pra repassar todas as matérias, você vai conseguir ter foco e arrasar na hora da prova.

Está louco pra planejar seu futuro profissional? Vem com a gente e faça sua inscrição no vestibular online da Pitágoras! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados