Por que vale a pena investir na certificação profissional? Descubra!

certificação profissional

Desconto nota do Enem

A certificação profissional é um curso de curta duração que visa ampliar os conhecimentos dos estudantes de graduação. Ela se relaciona com a área de estudo desses graduandos e complementa sua formação, preparando-os melhor para o mercado de trabalho.

As boas faculdades disponibilizam para os seus alunos um espaço online para obter essas certificações. Elas podem ser realizadas simultaneamente ao curso de graduação, assim, o estudante finaliza o seu curso com um diferencial no currículo, tornando-se mais competitivo para as melhores vagas.

Por isso, investir em uma certificação contribui para que você construa uma carreira de maior sucesso. Ainda tem dúvidas? Então continue lendo este artigo, confira alguns benefícios que esse tipo de curso oferece e veja por que você também deveria fazer esse investimento em sua formação!

Promove o conhecimento profissional

Os estudantes de Agronomia, por exemplo, adquirem o mesmo conhecimento em seu curso. Mas aqueles que investem em uma especialização em Gerenciamento de Impactos e Riscos Ambientais têm um conhecimento profissional superior.

O mesmo acontece com os estudantes de cursos de Licenciatura. Todos eles terão o devido preparo para compor um corpo docente, mas os que estudam Atividades Lúdicas, Didáticas ou Fatores da Aprendizagem podem desempenhar um trabalho de maior qualidade.

Sendo assim, as microcertificações agregam maior conhecimento sobre a área em que você deseja atuar. Assim, terá a oportunidade de aprender além do que a graduação oferece e enriquecer o seu currículo, mostrando-se melhor qualificado.

Garante a expertise em uma determinada área

Em todas as áreas de conhecimento, existem diferentes ramos que podem ser seguidos. Por isso, quem faz uma graduação pode optar por várias vertentes, e os certificados profissionais são uma excelente estratégia para ter uma formação voltada aos seus interesses.

Ao cursar Engenharia, por exemplo, é possível se especializar em Planejamento e Controle de Produção, Sistemas Logísticos, Gestão de Materiais e Estoques, entre outros. Aqueles que escolheram a área de Ambiental podem se especializar em assuntos relacionados à sustentabilidade, como a Gestão de resíduos, Biocombustíveis, Energias Renováveis, e outros.

Apostar nesses nichos garante que você tenha uma expertise em determinada área — e são essas atitudes de profissionalismo que fazem toda a diferença para que você encontre melhores oportunidades no mercado. Com elas, você se tornará especialista em algo!

Facilita a entrada no mercado

É verdade que algumas áreas de atuação apresentam uma grande demanda de profissionais, o que pode dificultar sua entrada no mercado de trabalho. Sendo assim, você precisa aumentar as suas chances, e as microcertificações são suas aliadas nesse sentido.

Quem escolheu a área de Administração, por exemplo, pode ter um destaque maior investindo em certificados profissionais como: Gestão da Inovação, Relacionamento com Cliente, Gerenciamento de Projetos, Negociação, Planejamento Estratégico, entre muitos outros.

Tour pela prova do Enem

Essa complementação do seu currículo também faz toda a diferença na hora de competir por uma vaga em sites de emprego e plataformas como o canal Conecta. Afinal, você receberá um número maior de opções disponíveis, já que tem um diferencial em seu currículo que o torna atrativo para as empresas.

Aumenta as chances de promoção no trabalho

Outro grande benefício de investir em uma certificação profissional é o aumento das suas chances de ter uma promoção no trabalho. Isso porque você sairá na frente em relação às indicações profissionais, uma vez que tem uma formação mais completa do que os demais candidatos da mesma vaga.

Isso acontece porque o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Os empregadores dão preferência para aqueles que têm habilidades e dominam conhecimentos que possam oferecer algo a mais para a organização.

Ainda que você não esteja empregado, é válido já garantir esse diferencial para facilitar a sua entrada no mercado e, depois, subir os degraus, ocupando vagas mais desafiadoras. Por isso, é interessante que você escolha as microcertificações que estejam de acordo com a área em que deseja atuar.

Torna o currículo mais atrativo

Você já parou para pensar sobre o que faz com que o seu currículo seja diferente dos demais estudantes que fazem a mesma graduação que você? Os cursos superiores oferecem o mesmo conhecimento para todos os estudantes, e novas turmas se formam a cada semestre, então, o único modo de se destacar é investindo em algo além.

Mas isso não quer dizer que você deva fazer qualquer curso, afinal, conforme explicamos, o ideal é que você procure fazer uma certificação profissional que esteja relacionada com a área em que deseja seguir. Desse modo, estará se especializando cada vez mais em um determinado segmento e aprimorando as suas competências.

Gera um diferencial competitivo em um processo seletivo

Não há como negar que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. São muitos candidatos visando uma mesma vaga, sendo assim, as chances de ser o selecionado estão diretamente relacionadas com o diferencial na formação de cada um.

É muito importante ter uma graduação, mas parar nesse degrau já não faz mais brilhar os olhos dos recrutadores. Portanto, o ideal, conforme reforçamos ao longo deste artigo, é garantir que o seu currículo traga diferenciais, seja mais atrativo e você se destaque em um processo seletivo.

Os certificados profissionais são esse algo mais que mostra que você está melhor preparado para ocupar as vagas disponíveis, seja para um estágio remunerado, como aprendiz, trainee, um emprego ou promoção. Ao ver que você tem uma especialização, as empresas darão preferência para o seu currículo.

Percebeu como a certificação profissional pode ajudar você a construir uma carreira de sucesso? Por isso, prefira uma faculdade que ofereça também esse suporte, disponibilizando diferentes cursos para complementar a sua graduação alcançando um diferencial competitivo para não ter dificuldades para se colocar no mercado de trabalho.

Na hora de escolher uma instituição de ensino, priorize aquela que investe realmente em ações que colaboram para seu crescimento. A Pitágoras tem esse compromisso com seus alunos, oferecendo oportunidades de aprendizado com professores qualificados e experientes, além de oferecer livre acesso à sua plataforma de empregabilidade parceira, o canal Conecta!

E então, gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também descubram como se destacar com uma formação mais completa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados