6 táticas para conquistar indicações profissionais

6taticasparaconquistarindicacoesprofissionais

Desconto nota do Enem

Com certeza, você já sabe que a busca por indicação profissional é uma prática comum no mercado, além de ser uma forma interessante de mostrar valor e se posicionar em um cenário competitivo, não é? Mas para conquistar boas indicações, tendo acesso a oportunidades nas melhores empresas, é importante ser estratégico e investir em algumas táticas.

Cultivar bons relacionamentos, ter dedicação e investir no desenvolvimento de novas habilidades: quer saber como fazer tudo isso? Confira agora mesmo as 6 táticas incríveis para conquistar indicações profissionais que trouxemos para você!

1. Cultive bons relacionamentos

O primeiro passo para ser indicado por profissionais de relevância é apostar no networking e criar bons relacionamentos. Professores, colegas de profissão e, até mesmo, conhecidos que atuam em outras áreas podem e devem fazer parte da sua lista de contatos.

Tenha em mente que, além ter bons relacionamentos, é preciso cultivá-los. Por isso, busque marcar presença, seja mandando um olá por e-mail ou chamando as pessoas para uma conversa produtiva. Afinal, você já deve ter ouvido falar que e quem não é visto, dificilmente é lembrado, né?

2. Seja um estudante e profissional dedicado

Para conquistar a tão desejada indicação para um emprego também é importante fazer sua parte e se dedicar tanto como profissional, quanto como estudante. Afinal, as boas notas são um resultado da sua participação, do investimento de tempo nos estudos e da disposição para o aprendizado. Consequentemente, um curso bem-feito trará a bagagem que você precisa para encontrar o estágio ou emprego desejado.

Então, fique atento! É pouco provável que um professor ou colega escreva uma carta de indicação profissional para uma pessoa sem comprometimento ou que não demonstra vontade de evoluir na carreira.

3. Invista no desenvolvimento de novas habilidades

Outro passo importante para quem deseja saber como conseguir indicação profissional é investir no desenvolvimento de novas habilidades. Em um mercado em constante evolução não é possível se contentar com o conhecimento que já tem.

Tour pela prova do Enem

É preciso ir além, ficar atento às tendências e buscar sempre acrescentar novas habilidades ao seu currículo. Mostre que é um profissional em constante evolução.

4. Desenvolva projetos relevantes no trabalho e faculdade

Fica mais fácil pedir indicações profissionais quando você tem um currículo sólido e pode mostrar para sua rede de contatos que tem algo de relevante para oferecer.

Nesse sentido, garanta que os projetos no estágio e na faculdade sejam importantes para sua área de atuação. Dessa forma, ficará mais fácil mostrar para professores e colegas porque eles deveriam indicá-los para alguma oportunidade profissional ou acadêmica.

5. Peça indicação profissional com moderação

Outra tática para conseguir uma indicação profissional é pedir diretamente para as pessoas. O LinkedIn, maior rede social profissional, é uma excelente ferramenta para isso. A função “recomendação” permite que os profissionais recomendem outros, escrevendo um breve texto sobre a pessoa. Para atrair essas recomendações, uma boa dica é investir no marketing pessoal.

Mas lembre-se: a facilidade da ferramenta é útil, porém, use-a com moderação! É importante não mandar mensagens para diversas pessoas, sem critério, ou sem ao menos conhecê-las. Isso pode causar o efeito contrário e prejudicar sua imagem profissional.

6.Faça freelas

Fazer um bom trabalho é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de garantir uma indicação profissional. Por isso, outra forma de conseguir o apoio que você precisa para evoluir no mercado de trabalho, e, de quebra, construir um portfólio é investir em trabalhos temporários para mostrar tudo o que sabe fazer.

Conseguir indicação profissional é um passo importante para se firmar na área de atuação e garantir o acesso às melhores oportunidades. Invista em networking, dedique-se às suas tarefas do dia a dia e participe de projetos realmente relevantes. Dessa forma, você garante uma boa imagem no mercado e, consequentemente, a indicação para vagas com seu perfil!

Se você gostou das dicas, não deixe de ler também tudo o que você precisa saber antes de começar um estágio!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados