Afinal, como conseguir uma bolsa de 50% na faculdade?

afinalcomoconseguirumabolsade50nafaculdade

Desconto nota do Enem

Quem deseja conquistar a independência e viver com autonomia sabe que desenvolver a carreira é uma etapa muito importante. Nesse sentido, conseguir uma bolsa de 50% na faculdade tende a ser um passo e tanto para atingir seus objetivos, concorda?

Afinal, um desconto tão grande como esse pode fazer uma enorme diferença no orçamento. Pensando nisso, preparamos este texto. Durante a leitura, mostraremos o que você pode fazer para tentar aliviar seu bolso sem deixar de investir na própria carreia. Aproveite as dicas!

Quais são as formas de conseguir uma bolsa de 50% na faculdade?

Pense bem: você quer estudar, se aprimorar e realizar os seus sonhos. Então, por que não contar com uma bolsa de estudo de 50%? Para isso, é preciso conhecer algumas das principais alternativas de financiamento estudantil existentes em nosso país. Algumas delas são:

Para que você saiba como ter acesso a elas, confira, a seguir, as particularidades e detalhes de cada uma.

Prouni

A bolsa de 50% do Prouni não é uma das mais procuradas do país à toa — e se você achou que essa quantia não era o bastante, saiba que os descontos podem chegar a 100% do investimento exigido para fazer uma faculdade!

Para se candidatar, você deve tirar no mínimo 450 pontos na média das notas das provas do Enem. Além disso, é preciso ter nota maior que zero na redação e atender a um destes requisitos, pelo menos:

  • ter feito todo o ensino médio em escola pública;
  • ter alguma deficiência;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral;
  • ser professor da rede pública;
  • se enquadrar no perfil de renda exigido (renda familiar de até 3 salários mínimos per capita mensal).

Bolsas institucionais

As bolsas institucionais são as oferecidas pelas próprias faculdades. Nesse caso, não há limites ou regras específicas, porque você pode conseguir 50 por cento de desconto na faculdade de várias formas — tudo depende da instituição.

Para se ter ideia, algumas oferecem o abatimento na mensalidade de acordo com sua nota do Enem ou com seus méritos acadêmicos. Ainda existem os descontos familiares, os convênios com empresas, os programas de indicação etc.

Tour pela prova do Enem

Políticas de desconto

Na prática, as políticas de desconto são parecidas com as bolsas institucionais. Em algumas faculdades, você pode conseguir mais de 50% de desconto de acordo com a nota que tirou no vestibular, por exemplo.

Bolsas concedidas por empresas

A fim de estimular o desenvolvimento de seus talentos, algumas empresas oferecem bolsas para seus colaboradores. Portanto, converse com o seu chefe para checar a existência dessa oportunidade onde você trabalha.

Sites que negociam descontos

Há uma série de sites que negociam bolsas de estudo — em vários casos, elas podem ultrapassar a marca de 50% da mensalidade. Os exemplos mais conhecidos são o Quero Bolsa, o Educa Mais Brasil e o Educafro.

É inegável que uma bolsa de 50% pode fazer a diferença em seu futuro, não é mesmo? Por isso, procure saber mais sobre essas opções e comece a investir em sua trajetória! A Pitágoras pode ajudá-lo muito nisso, pois além de ter a parceria com bolsas do governo, oferecermos bolsas incentivo e desconto pontualidade — vai ficar por fora dessa?

Além disso, existem diversas outras formas de ingresso no ensino superior, que vão além das bolsas. Confira algumas opções no material abaixo!

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como investir no seu futuro, sem precisar comprometer as suas finanças ou alguma dica a respeito do assunto, deixe seu comentário aqui abaixo! Adoraremos bater um papo com você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados