Quais são as áreas mais promissoras em Engenharia Mecânica?

áreas promissoras engenharia mecânica

Desconto nota do Enem

Escolher uma graduação não é uma tarefa fácil, pois é preciso considerar as oportunidades de trabalho, além das habilidades e paixões pessoais. Mas, se você chegou a este post, a gente imagina que tenha interesse em saber mais sobre os rumos da carreira pra quem faz o curso de Engenharia Mecânica.

Pensando nisso, se liga em algumas áreas promissoras da Engenharia Mecânica que listamos. Elas estão passando por muitas inovações e, sem dúvida, representam excelentes oportunidades pra você trilhar a jornada rumo ao sucesso profissional.

Fique conosco e aproveite esta leitura!

Setor metalúrgico

Você sabia que o setor metalúrgico é um dos que mais movimentam a economia no país? A metalurgia transforma os recursos minerais da Terra, como alumínio, carbono, cobre, titânio e ferro, em matérias-primas que serão utilizadas em todo tipo de produto e estrutura. As combinações desses minérios, por exemplo, resultarão no aço. 

Depois, esses materiais se tornarão dos mais simples produtos, como chips de computador e utensílios médicos até estruturas gigantescas, como pontes e navios.

Como a manipulação desses minérios acontece às toneladas, a indústria metalúrgica precisa de do engenheiro mecânico pra atuar nos projetos de todo o maquinário que vai transformar esses recursos. Um exemplo está nas esteiras transportadoras de minérios e fornos

Além disso, uma vez que essas matérias-primas estejam prontas pra se tornarem produtos, elas precisam de uma maquinário pra beneficiamento (cortar, moldar, dobrar, separar etc.). Então, os engenheiros mecânicos trabalharão em projetos de equipamentos pra essas empresas, como:

  • aplainadoras;
  • fresadoras;
  • máquinas de perfuração;
  • prensas;
  • retificadoras;
  • serras mecânicas;
  • tornos.

Setor energético

No setor energético, os engenheiros mecânicos têm forte atuação nas estações de distribuição de energia, e estão envolvidos em todos os aspectos da sua produção e conversão. Você vai encontrar muitos deles trabalhando nos projetos de obras e nas operações de usinas de energia –– por exemplo, de combustível fóssil, hidrelétricas, convencionais, nucleares e de cogeração (que combina calor e eletricidade).

Além disso, os engenheiros mecânicos também estão envolvidos em projetos de desenvolvimento de alternativas pra energia térmica, dispositivos de ciclo de energia, células de combustível, turbinas a gás e usos inovadores de carvão, vento e fluxo das águas.

Entre algumas das atividades do engenheiro mecânico no setor energético, podemos destacar:

  • operar de maneira segura e eficiente motores de combustão interna e turbinas a vapor e a gás;
  • investigar falhas e problemas em um equipamento pra diagnosticar uma operação defeituosa e fazer recomendações à equipe de manutenção;
  • auxiliar no desenvolvimento de projetos estruturais de equipamentos e obras;
  • supervisionar a instalação, operação, manutenção e reparo de máquinas e equipamentos de energia pra garantir que esses permaneçam funcionando de acordo com as normas técnicas e legislação.

Gestão

As atividades de gestão estão entre as mais importantes das empresas de Engenharia Mecânica. Aqui, o profissional pode ser responsável por diferentes áreas, como:

  • administração geral;
  • gestão de projetos;
  • gestão de recursos;
  • gestão de manutenção;
  • gestão ambiental;
  • planejamento de operações.

Pra atuar nessas atividades, é interessante que o profissional adquira experiência prática no ramo desejado e se especialize em alguma área de gestão. O mais importante é ter em mente que o engenheiro mecânico precisará de diversas ferramentas e conhecimentos pra desenvolver soluções pra desafios cotidianos.

Com uma visão holística, o gestor na Engenharia Mecânica vai atuar como se movesse peças de um tabuleiro de xadrez, utilizando raciocínio lógico e abordagens inovadoras de acordo com os propósitos do cliente ou projeto. 

Além disso, ele terá um importante foco na administração de recursos e pessoas, especialmente porque é cada vez mais comum a presença de equipes de trabalho multidisciplinares. Ou seja, que tenham profissionais de diversas áreas e/ou especialidades –– o que resulta em lidar com um conjunto de necessidades.

Tour pela prova do Enem

Vale lembrar que os salários de Engenharia Mecânica variam muito na área de gestão, de acordo com a função, nível de responsabilidade e até benefícios adicionais. 

Área de fluidos

Os engenheiros mecânicos que atuam na área de fluidos se preocuparam em desenvolver os melhores sistemas e equipamentos para o transporte de todo tipo de líquido ou gás, como água, esgoto e combustíveis.

Como dá pra perceber, é possível se engajar em obras de todos os tamanhos. Inclua na lista desde um projeto de piscina, que utilize bombas-d’água bem simples, até projetos gigantescos, como hidrelétricas ou sistemas de dutos e canais que controlam a distribuição da água de uma cidade.

Mas não para por aí. Quando os fluidos são gasosos, é preciso que o engenheiro mecânico entenda a dinâmica do gás, sua densidade, velocidade de propagação através de um bico e até quais são os gases quimicamente reativos.

Logo, essa é uma das especializações da Engenharia Mecânica mais interessantes. Ela não apenas se concentra em fabricar mecanismos, mas envolve uma série de disciplinas pra que você entenda sobre hidráulica e saiba como aplicar as técnicas ideais para cada tipo de projeto.

Setor automobilístico

Não dá pra pensar o mercado de trabalho de Engenharia Mecânica sem passar pelo setor automobilístico. Afinal de contas, os engenheiros mecânicos conduzem a indústria automotiva, construindo todo tipo de veículo –– desde ônibus e caminhões até carros de Fórmula 1.

As tarefas de um engenheiro mecânico automotivo incluem projetar novos veículos, atualizar versões dos modelos já existentes, conduzir testes de laboratório pra segurança de desempenho e solucionar problemas de projeto ou fabricação na linha de montagem.

Além disso, os engenheiros mecânicos automotivos trabalham como parte de uma equipe que inclui outras áreas, como a Engenharia de Computação. Juntos, desenvolvem as melhores tecnologias pra garantir ao veículo conforto, segurança, durabilidade, economia etc.

Pra construir carreira em uma área muito concorrida, deve começar desde cedo, preferencialmente entrando nos programas de estágio e trainee oferecidos pelas empresas. Dessa maneira, vai ter mais tempo e oportunidades pra adquirir todo o conhecimento e habilidades técnicas esperados de cada área, bem como escolher quais passos dar em sua especialização depois da faculdade.

Como você viu, essas são algumas das áreas em alta Engenharia Mecânica. Mas pra se dar bem nelas, em primeiro lugar, precisa acertar na escolha da faculdade. 

Por isso, considere uma instituição como a Pitágoras, que é uma das referências em Engenharia Mecânicas na atualidade. Com um projeto pedagógico inovador e moderna infraestrutura de laboratórios pra atividades práticas, você receberá uma formação completa, compatível com as demandas do mercado de trabalho.

Além disso, a Pitágoras oferece uma série de diferenciais pra seus alunos, como é o caso das Aulas Destaque com especialistas do mercado. Também temos parcerias pra certificações em tecnologia e apoio ao aluno com vagas de estágio e trabalho, por meio o Canal Conecta.

Agora é com você!

Viu quantos diferenciais? Então, não perca tempo! Inscreva-se já no vestibular de Engenharia Mecânica da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados