Conheça 7 áreas da Farmácia e saiba qual é a sua! 💊

conheca7areasdafarmaciaesaibaqualeasua

Desconto nota do Enem

Uma das grandes vantagens do curso de Farmácia é a possibilidade de atuar em áreas diversas, reforçando a empregabilidade do farmacêutico e permitindo que ele escolha trabalhar no segmento com o qual mais se identifica. Para isso, a graduação, que tem duração média de 5 anos, oferece conhecimentos do campo da Saúde, Ciências Biológicas, Química e noções das Ciências Sociais, Humanas e Exatas.

Se você se interessa por atividades laboratoriais e de pesquisa, apresentando também um apreço por ambientes industriais e trato com o próximo, tem tudo para seguir uma carreira de sucesso como farmacêutico. Mas, qual segmento escolher? A seguir, traremos as principais áreas da Farmácia e explicaremos como cada uma funciona. Acompanhe!

1. Clínica

O papel do farmacêutico clínico é auxiliar pacientes quanto à medicação necessária e à administração desses remédios. Grande parte desses profissionais opta por trabalhar em farmácias, orientando, também, os vendedores e a equipe do estabelecimento. Tudo isso para garantir que as pessoas que vão ao local para adquirir algum fármaco ou item tenham informações concretas, precisas e claras, sem que nenhuma dúvida fique pendente.

Há também a possibilidade de que o farmacêutico clínico trabalhe em um consultório, geralmente, anexo à própria farmácia. Lá, eles realizam atendimentos, fazem aplicações, oferecem serviços como aferimento da pressão, bioimpedância, testes rápidos para doenças etc. Se você gosta do contato com o público, fazendo atividades como essas e dando uma atenção mais personalizada ao paciente, explicando sobre fórmulas, propósito do tratamento, efeitos colaterais de medicações, entre outros assuntos, trata-se da área ideal.

2. Saúde pública

Seguir carreira na esfera pública é certamente o sonho de muitas pessoas, devido à estabilidade e até mesmo ao prestígio que um cargo público agrega. Para o farmacêutico formado, isso não poderia ser diferente, não é mesmo? Para concretizar esse desejo, o profissional precisa acompanhar os editais dos concursos municipais e estaduais.

Nessas áreas da Farmácia, o farmacêutico pode trabalhar em postos de saúde, hospitais e demais estabelecimentos da rede pública. Suas funções vão desde a administração de remédios e orientação aos pacientes à logística de medicamentos. No entanto, lembre-se de que a disputa é acirrada, especialmente quando os cargos são atrativos. Sendo assim, aproveite ao máximo as experiências na faculdade (estágios profissionais, inclusive, no setor público, pesquisas etc.) e se prepare bastante!

3. Cosmetologia

A cosmetologia é uma carreira em Farmácia que sempre estará em alta, visto que, além da saúde, a preocupação com a estética e o bem-estar da pele também são aspectos que fazem parte da vida de muitos pacientes. Trata-se do segmento da ciência farmacêutica voltado à pesquisa, ao teste, à elaboração e à comercialização de produtos cosméticos.

Basicamente, o profissional de Farmácia que decide atuar nesse campo precisa de muito mais que afinidade com a área. Ele deve ser criativo para trabalhar no desenvolvimento de produtos de beleza ou higiene, combinando fórmulas que visam cuidar das regiões nas quais os itens serão aplicados. Além disso, cabe a ele fazer o devido controle de qualidade no processo de fabricação, garantindo a eficácia da produção.

Tour pela prova do Enem

É justamente graças a esse trabalho de pesquisa, cuidado e padronização que novidades — como produtos para cabelos, pele, lábios, unhas etc. — continua sendo lançado no mercado, facilitando o dia a dia das pessoas e, é claro, contribuindo com a autoestima da sociedade.

4. Perícia criminal

A área da perícia sempre atraiu a curiosidade das pessoas, uma vez que têm a ver com a investigação detalhada para a resolução de crimes. E se falarmos que também há espaço para o profissional de Farmácia nessa carreira? Isso mesmo! Entre as suas responsabilidades estão analisar as amostras coletadas pelos peritos locais na cena do crime, como sangue e demais vestígios de DNA.

Para ingressar na perícia criminal como farmacêutico, na maioria das vezes, também é necessário passar por um concurso público, já que os empregadores são geralmente órgãos ligados à polícia. Além de atraente, a carreira é de extrema importância para a sociedade, já que o perito ajuda na identificação de criminosos e no mapeamento dos danos causados às vítimas.

5. Farmácia Industrial

Construir carreira dentro de indústrias é outro caminho bastante escolhido pelos farmacêuticos formados. Trata-se de uma profissão que também tem muita importância quanto ao bem-estar da sociedade, uma vez que lida com o controle de qualidade dos medicamentos que curam e/ou aliviam os sintomas das mais variadas doenças.

Dentro da carreira, o profissional pode escolher dentre vários segmentos. Como exemplo, temos a pesquisa para o desenvolvimento de fármacos cada vez mais eficientes e com efeitos colaterais minimizados, conferência da qualidade das matérias primas e até mesmo supervisão do transporte dos componentes produzidos.

7. Indústria alimentícia

Até então, já deu para perceber a diversidade de áreas de atuação da Farmácia, não é mesmo? Dos estabelecimentos comerciais ao desenvolvimento de cosméticos, o profissional encontra mesmo uma vasta gama de possibilidades. Nesta lista, não poderíamos deixar de falar, também, sobre o segmento de alimentos. Sabia que os farmacêuticos são indispensáveis nessa indústria? Isso porque eles elaboram métodos para a fabricação e controle de produção de itens alimentícios.

Entre as funções desse profissional, podemos listar:

  • elaboração de fórmulas para a obtenção de alimentos para consumo humano e animal;
  • análise toxicológica e controle microbiológico da produção;
  • fiscalização das normas referentes à indústria junto à vigilância sanitária etc.

Para finalizar, como foi possível perceber, as áreas da Farmácia são muitas. Temos:

  • Clínica;
  • Saúde pública;
  • Cosmetologia;
  • Perícia criminal;
  • Farmácia industrial;
  • Indústria de alimentos.

Ao longo da formação, é natural que o aluno crie mais afinidade com alguma dessas áreas da Farmácia. Por isso mesmo, na hora de decidir onde estudar, é importante buscar por um curso completo, oferecido por uma instituição de ensino de qualidade — caso da Pitágoras. Somente assim o profissional estará preparado para lidar com as diferentes demandas do mercado, potencializando sua empregabilidade e vivenciando experiências que fortalecerão sua atuação futura. Nesse ponto, oferecemos o canal Conecta, exatamente para ligar nossos alunos ao mundo profissional!

E então, que tal aproveitar que está aqui e conversar diretamente com o nosso time? Venha conhecer as diferentes modalidades do curso de Farmácia, a grade curricular da formação, infraestrutura da graduação, entre outros diferenciais que só a faculdade Pitágoras tem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 57

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados