O que um Enfermeiro faz? Veja as atribuições desse profissional em diferentes cargos!

residência em enfermagem

Desconto nota do Enem

Você já se perguntou o que um enfermeiro faz no seu dia a dia? Essa é uma dúvida que costuma ser bastante comum entre os estudantes que pensam em construir carreira nessa profissão, mas ainda não sabem ao certo quais serão suas atribuições no futuro. 

Pensando nisso, nós separamos a seguir alguns dos principais cargos e setores em que um enfermeiro pode trabalhar e o que ele faz em cada um deles. Confira!

Aprenda o que faz um enfermeiro em diferentes cargos e setores!

A Enfermagem é uma área essencial e de extrema importância para a manutenção da saúde pública. No entanto, esse profissional pode atuar em diversos setores diferentes, seja em hospitais, clínicas ou no Home Care, e cada um possui atribuições distintas. 

Para ajudar você a saber exatamente o que um enfermeiro faz em diferentes cargos, nós separamos as principais ocupações desse profissional a seguir. Confira!

  • Enfermeiro geral;
  • Enfermeiro neonatal;
  • Enfermeiro intensivista (da UTI);
  • Enfermeiro pré-hospitalar;
  • Enfermeiro de Home Care. 

Atribuições do enfermeiro geral 

De maneira geral, entre as atribuições de um enfermeiro está o cuidado direto com o paciente. Isso, em todas as etapas do tratamento dele, o que inclui o atendimento inicial, prestando assistência na realização de exames e em urgências, entre outros. 

Além do mais, os enfermeiros são um dos encarregados de garantir o bem-estar dos pacientes no dia a dia, organizando o envio de materiais, alimentação e ainda supervisionando as outras pessoas da equipe de cuidados. 

Atribuições do enfermeiro neonatal

Uma das muitas especializações da enfermagem é em neonatal. Isso é, os cuidados com os recém-nascidos, sejam eles saudáveis ou que necessitem de atenção especial, como os prematuros. 

No dia a dia, as atribuições do enfermeiro neonatal incluem: desenvolver e controlar todas as atividades que incluem os cuidados com os recém-nascidos, garantir que todos da equipe estejam trabalhando de maneira unida e cumprindo as normas específicas do setor. 

Atribuições do enfermeiro intensivista (da UTI)

Já as atribuições do enfermeiro intensivista, ou seja, aquele que atua dentro das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) incluem todos os cuidados especiais que esses pacientes necessitam. Entre os principais, podemos citar: dar banho, administrar medicações, fazer curativos e ainda monitorar os sinais dos aparelhos. 

Tour pela prova do Enem

Como essa é uma unidade que necessita de uma atenção multidisciplinar, os enfermeiros intensivistas trabalham diariamente em conjunto com um time de outros profissionais, como médicos e fisioterapeutas, para garantir a recuperação dos pacientes. 

Atribuições do enfermeiro pré-hospitalar 

Quem se forma no curso de Enfermagem, também pode escolher se especializar para atuar no atendimento pré-hospitalar, fazendo a triagem, para avaliar a gravidade da situação, e prestando os primeiros-socorros. 

Nessa área, o profissional costuma trabalhar em parceria com os socorristas, no atendimento primário aos pacientes. Isso é, em casos de acidentes ou pessoas que precisem de cuidados com urgência. 

Atribuições do enfermeiro Home Care

Um profissional de enfermagem também pode se especializar para atuar em Home Care. Isso é, cuidando das pessoas na casa delas. Nessa área, as atribuições do enfermeiro costumam incluir o gerenciamento de todas as equipes envolvidas, prestar suporte e montar planos de cuidado individual para os pacientes. 

Fora isso, esse profissional também faz o acompanhamento completo, para garantir o bem-estar do paciente, administrar medicação e ainda pode orientar as pessoas da família, em casos, sobre os procedimentos mais adequados. 

A Pitágoras pode te ajudar a realizar o sonho de cursar a Faculdade de Enfermagem!

E aí, após descobrir o que um enfermeiro faz você ficou ainda mais animado para começar essa graduação? Então aproveite todos os benefícios que a Pitágoras traz para você e estude em uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil!

Na Pitágoras você conta com o apoio de um corpo docente mais do que capacitado para guiar os futuros profissionais e ainda pode estudar em vários locais do Brasil, pois ela possui uma grande abrangência de unidades. Todas elas com uma infraestrutura de ponta e completa para atender todas as necessidades dos estudantes. 

Sabe o que é melhor? A instituição possui mensalidades que cabem no bolso, possibilidade de conseguir bolsas de estudos ou outros descontos incríveis e ainda suporte para que você consiga ingressar no mercado de trabalho. 

Vai ficar esperando o quê? Faça hoje mesmo a sua inscrição no vestibular e corra atrás do seu sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados