5 qualificações que vão dar destaque ao seu currículo

qualificações que vão dar destaque ao seu currículo

Desconto nota do Enem

Em tempos de concorrência acirrada e crise econômica, estudantes e recém-formados não precisam se engalfinhar pra conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Na verdade, eles devem saber como colocar suas qualificações no currículo.

Depois de todo o esforço e dedicação ao curso superior, estar com o diploma em mãos e procurar sites de emprego na internet pode não ser suficiente: você precisa aprender a destacar seus principais atributos profissionais quando for participar de processos seletivos.

Pensando nisso, a gente destacou aqui algumas dicas rápidas pra incrementar seu currículo, além de pequenos truques pra você se sair bem na entrevista. Não perca!

Cursos de idioma

Depois do curso de graduação, essa é uma das principais qualificações pra quem ainda não tem experiência. Se você está pensando em um modelo de currículo pra trabalhar em médias ou pequenas empresas, precisa saber se comunicar em outras línguas — e o Inglês é a mais comum.

Mas o Mercosul é responsável por colocar o Espanhol no mapa-múndi, assim como o desenvolvimento recente da China elevou a procura por cursos de Mandarim.

O importante é que você dedique algumas horas na semana para o aprendizado e a prática da língua pra atingir a fluência em todas as habilidades:

  • falar;
  • ouvir;
  • ler;
  • escrever.

Esses cursos podem ser feitos ao longo da carreira, mas também há opção de fazer imersões culturais em outros países. Veja o próximo tópico!

Experiências profissionais internacionais

Entrar na faculdade é fundamental pra conseguir um emprego diferenciado na sua área de atuação. Mas lembre que ampliar as experiências aumentam as chances de ocupar postos de liderança.

Nesse sentido, vivenciar a realidade de outros países é uma experiência insubstituível pra profissionais que almejam subir na carreira. Há diversas formas de fazer isso:

  • programas de intercâmbio, em que você estuda e trabalha enquanto estiver fora;
  • programas de trabalho remunerado, pra ampliar a experiência profissional;
  • programas de pós-graduação stricto sensu e MBAs, com desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.

Cursos extracurriculares

Cursos livres e gratuitos podem ser encontrados na internet e vão fazer a diferença na sua carreira. Trata-se de uma formação opcional, ou seja, não prevista na grade curricular das graduações, mas que contribuem para o aprendizado de modo geral ou de temas específicos do seu curso.

Em sua maioria, podem realizados a distância e, depois da conclusão, você recebe um certificado. Veja algumas opções da área de desenvolvimento pessoal:

  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Atendimento ao Público;
  • Postura e Imagem Profissional.

Pra temas mais aprofundados, há opções pagas oferecidas pela própria faculdade, nas áreas de Saúde, Educação e Tecnologia, por exemplo. Imagine que um estudante de Educação Física se interesse por temas de inclusão e queira se atualizar no tema. Pra isso, pode fazer um curso livre de Esporte Escolar Adaptado e aprender a adaptar práticas esportivas a alunos portadores de deficiência. É um diferencial e tanto no currículo!

Trabalhos voluntários

Se você ainda não tinha considerado essa opção, nunca é tarde pra começar. Da educação básica até a vida adulta, a prática de trabalhar voluntariamente pode estar presente na sua rotina.

Tour pela prova do Enem

Pesquise instituições e ONGs que desenvolvam serviços sérios e separe uma parte do seu tempo pra essa atividade. Pode ser uma vez por semana, por mês ou, até mesmo, uma imersão em algum outro país no seu período de férias.

Além de engrandecer como pessoa, essa é uma forma única de aprender — em situações por vezes extremas. A prática de trabalho voluntário é uma maneira de adquirir experiência profissional e agregar valor ao seu currículo, que passa a ser bem-visto pelos recrutadores.

Estar cursando ou ter completado o ensino superior

Sem dúvida, o ensino superior é o grande diferencial para os vários tipos de currículo existentes. O diploma de graduação é um verdadeiro divisor de águas por diversos motivos, além do aprendizado:

  • possibilidade de fazer estágio ou trainee na área desejada e conhecer a prática da profissão;
  • iniciar um plano de network, conhecendo colegas e professores que atuam no mercado;
  • contar com o apoio do Canal Conecta, uma plataforma de estágios e empregos exclusiva pra alunos da faculdade;
  • desenvolver flexibilidade na carreira, ao ter contato com diferentes segmentos do curso.

Se você ainda está pensando em qual curso fazer e como colocar em prática esse objetivo, saiba que é possível usar a nota do Enem como forma de ingresso, sem precisar de um novo vestibular. Também há maneiras de estudar com bolsa na Pitágoras — procure se informar e dê início a uma carreira de sucesso!

A graduação é a porta de entrada no ensino superior. Você pode continuar se especializando numa determinada área ou fazer cursos lato sensu, que agregam conhecimento. Por exemplo, quem se forma em Direito pode se especializar em Direito Previdenciário; o pessoal da área da Saúde, como Enfermagem ou Fisioterapia, consegue buscar uma pós em Saúde pública.

Outras qualidades focadas no cargo que você deseja

Viu como é importante saber como descrever as principais qualificações no currículo? Os candidatos nem sempre se atêm a esse ponto e acham que colocar as informações listadas é suficiente. Na verdade, a forma como elas são passadas ao recrutador interfere no impacto do que é dito.

Por exemplo, só faça um currículo com foto se isso for relevante. Num documento online, procure ser objetivo e listar os cursos livres do mais recente ao mais antigo, destacando suas novas habilidades.

Enxugue ao máximo as informações desnecessárias pra um primeiro momento em que a empresa quer conhecer os candidatos. Filiação, número de CPF e outras podem ser apresentadas no momento adequado, apenas pra ficha cadastral.

Aproveite pra apresentar as qualidades que têm a ver com o cargo desejado. Gosta de cálculos e de Matemática? Tem aptidão pra cuidar de pessoas, é proativo? Tem habilidades digitais e curte tecnologia? Destaque o que imagina ser uma característica fundamental pra ocupar aquele cargo.

É bom lembrar que tudo o que constar no currículo precisa ser comprovado por meio de diplomas e certificados — além do mais importante: pela sua segurança em falar sobre o tema e a autoridade que você deixar transparecer na hora da entrevista.

Currículos muito bem elaborados podem ser selecionados em aplicativos de emprego, mas como o candidato vai se sair na entrevista se tiver maquiado a verdade, acrescentando informações falsas?

O aprendizado não para!

Agora que você conhece as qualificações pra dar destaque no seu currículo, vá atrás pra conquistá-las. Selecione aquelas que acha mais interessante e invista seus esforços nelas. Em pouco tempo, vai ver o quanto elas fazem a diferença na sua carreira.

Sabe o que também ajuda? Entender como se preparar para a entrevista de emprego por vídeo! Confira nosso próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados