Uma dúvida é comum na cabeça dos estudantes: é melhor tentar estágio ou trainee? Os dois programas são formas de entrar no mercado de trabalho e aprender a prática das profissões ensinadas durante a graduação. Porém, eles têm diferenças importantes e pré-requisitos para conseguir um emprego.
Se você quer se candidatar para uma vaga, é importante escolher aquela que trará mais conhecimento e experiência para a sua profissão. Como você verá a seguir, o seu período na graduação define qual tipo de oportunidade é melhor procurar, mas é possível ser estagiário e trainee no início da carreira. Entenda!
Qual a diferença entre estágio e trainee?
Estágio e trainee são duas oportunidades de trabalho voltadas para os estudantes. A principal diferença é que o trainee é obrigatório para aqueles no fim da graduação ou que acabaram de se formar, enquanto o estágio é mais amplo nos seus requisitos.
O estágio tem, como principal objetivo, oferecer uma experiência de trabalho para o aluno, que pode ser do ensino médio ou da graduação. O trainee tem funcionamento parecido, mas é um programa das empresas para revelar talentos e criar líderes para o seu quadro de colaboradores.
O trainee é mais amplo nos cursos permitidos, e o profissional tem contato com áreas diferentes antes de ser encaixado naquela mais próxima do seu perfil. Por outro lado, o estagiário é contratado para trabalhar na sua área de atuação, então é uma oportunidade mais direcionada ao seu curso e seu diploma.
Quais são os benefícios de fazer um estágio?
Em geral, o estudante precisa de uma primeira oportunidade para entrar no mercado de trabalho, certo? Uma das principais vantagens do estágio é a experiência profissional, em que é possível vivenciar a realidade da profissão e aplicar, na prática, tudo que é ensinado dentro das salas de aula.
Outros benefícios são o recebimento do salário, o que gera uma independência maior para o estudante, e a possibilidade de efetivação no emprego. Segundo a Lei do Estágio, o contrato máximo nessa modalidade é de dois anos, então os últimos períodos servem para encontrar uma vaga com potencial de contratação futura.
Quais as vantagens de um programa de trainee?
O programa de estágio e trainee tem funcionamento parecido, mas o segundo é voltado para jovens no último ano de graduação ou formados até três anos. A empresa que contrata esse profissional quer desenvolvê-lo em um período (geralmente dois anos) para efetivá-lo posteriormente e treiná-lo para assumir um cargo de gestão no futuro.
Durante o processo, o trainee roda por diferentes áreas da empresa e pode ter acesso a cursos e a treinamentos. A sua grande vantagem é a remuneração mais alta, que pode chegar a R$7 mil mensais, e a visibilidade no mercado, já que as empresas olham com bons olhos os participantes desses programas.
Qual dos dois devo escolher?
A diferença entre estágio e trainee está, principalmente, no momento do estudante. Se você está nos primeiros períodos da faculdade, o estágio profissional é excelente para ter o primeiro contato com o mercado e criar networking, que pode se transformar em oportunidade de trabalho no futuro.
Por outro lado, nos últimos períodos ou após a formatura, o trainee pode impulsionar a sua carreira e oferecer uma oportunidade de trabalhar em grandes empresas. Vale destacar que, se não for possível entrar um desses programas, ser efetivado no estágio pode ter o mesmo peso para o seu futuro.
A dica na hora de escolher estágio ou trainee é analisar qual dos programas terá mais impacto na sua carreira. Essas primeiras oportunidades no mercado são ótimas para aprender, na prática, a sua profissão, e são um passo importante para o desenvolvimento profissional. Escolha aquele que mais dialoga com seu curso e seus gostos.
Seja qual for sua escolha, esteja sempre atento para conquistar a efetivação, seguindo as dicas abaixo.
Se você está no início da carreira, é necessário entender o que as empresas buscam nos profissionais. Confira as nossas dicas para realizar uma apresentação profissional e ser o candidato ideal!