Procurando vestibulares de Medicina menos concorridos? Descubra como!

estudante de medicina

O curso de Medicina é um dos mais concorridos do país. A área de atuação atrai diversos estudantes que, por vezes, passam anos pra conquistar o sonho de ingressar na graduação e conseguir o diploma de ensino superior. O que muitos não sabem é que, além do estudo comprometido, há algumas dicas que podem ser aproveitadas pra ter a entrada facilitada nas melhores instituições do país.

Uma delas é encontrar vestibulares de Medicina menos concorridos, identificando unidades de ensino nos quais há possibilidade maior de aprovação. Essa análise deve ser feita a partir de diversos fatores, como número de vagas e quantidade de inscritos para o processo seletivo, como a gente vai ver melhor a seguir.

Pra aumentar as suas chances de passar numa faculdade de Medicina, se liga nas dicas práticas que você pode adotar. Não deixe de conferir o conteúdo que a gente preparou especialmente para o seu sucesso!

Escolha faculdades particulares

Uma das principais dicas pra encontrar vestibulares de Medicina mais fáceis é tentar a vaga em faculdades particulares. Isso porque, tendo em vista o número limitado de unidades públicas pelo país em relação às de iniciativa privada, fica muito difícil conseguir uma cadeira nessas instituições.

É importante lembrar que escolher uma graduação particular não significa necessariamente lidar com mensalidades caras. Por terem isso em mente, muitos estudantes acabam descartando a possibilidade de estudar em outros polos de ensino. Mas sabem por que eles perdem?

Há diversas oportunidades pra conquista de bolsa de Medicina que você pode aproveitar. Assim, além de ingressar mais rapidamente num curso superior, não precisa se preocupar com as questões financeiras caso esteja por dentro dessas possibilidades de abono nos custos.

Veja só aqui na Pitágoras. Você consegue descontos se pagar a mensalidade em dia, se indica algum amigo para o curso e por aí vai. Isso sem falar que seu bom desempenho no Enem pode valer ouro nas bolsas e financiamento do governo!

Estude em instituições do interior

Outra dica pra passar em Medicina é procurar instituições do interior, ou seja, buscar aquelas faculdades que, mesmo tendo sua sede em grandes cidades, cultivam unidades fora das capitais. Isso porque a concorrência menor nesses polos é certa, tendo em vista o reduzido número de habitantes.

Vale lembrar que, em geral, essas faculdades também podem ter uma mensalidade menor em relação às demais. Afinal, os custos pra manter a unidade no interior são expressivamente reduzidos quando comparados aos da capital.

Então, se ligue nos municípios vizinhos que podem oferecer essa possibilidade, não deixando de lado a análise sobre a qualidade e a credibilidade da instituição superior pela qual você vai optar, combinado?

Analise a média de vagas por instituição

A concorrência acontece, em geral, por conta de 2 fatores: a quantidade de candidatos inscritos e as vagas disponíveis para o curso. Esses elementos interferem até na nota de corte em Medicina pra programas de bolsa e créditos.

banner plano de estudos medicina pitágoras

Por isso, analisar essas informações pode te indicar quais são as unidades menos concorridas na sua cidade e nas quais vale a pena se inscrever. Não se esqueça de que isso pode mudar de um semestre para o outro — entre vestibular de inverno e de verão, por exemplo.

É importante se manter atualizado sobre esses dados. Além disso, tenha em vista que o fato de a concorrência ser menor não garante a vaga. Quando encontrar o melhor vestibular de Medicina pra se inscrever, verifique a sua estrutura de prova e se prepare para o processo seletivo escolhido.

O caminho ideal para o sucesso é juntar o número reduzido de candidatos e uma boa preparação. E é pra isso que a gente está aqui, né?

Verifique a existência de cotas para o curso

Uma dica importante pra encontrar o vestibular de Medicina mais fácil é verificar a possibilidade de ingresso por cotas. Pra isso, antes de se inscrever para o processo seletivo de uma faculdade, confira se há categorias distintas de avaliação destinadas a, por exemplo, estudantes de escola pública, aos alunos com renda familiar reduzida ou pessoas que se enquadram nas cotas raciais (negros, pardos e indígenas).

Com a finalidade de democratizar o acesso ao ensino superior, algumas instituições reservam uma porcentagem de vagas especificamente pra alguns grupos de pessoas. Assim, se dentro desse percentual houver menor número de inscritos, a concorrência para o ingresso pode ser mais branda, assim como a nota que você deve alcançar pra ter uma vaga na unidade.

Confira a nota de corte da instituição

Como deve ter percebido nas dicas anteriores, a gente falou muito sobre a nota de corte. Isso porque ela é um importante indicativo de concorrência da faculdade. É o valor que indica o desempenho mínimo que você deve alcançar no Enem pra conseguir ingressar em determinada instituição ou em programas de bolsa oferecidos pelo governo.

Ela é calculada considerando, justamente, o número de vagas e o rendimento que os inscritos no processo seletivo tiveram no exame. Assim, se houver 20 lugares para o curso, por exemplo, a pontuação do vigésimo colocado é equivalente à nota de corte. Por isso, pra ter ideia em qual faculdade há vestibulares de Medicina menos concorridos, fique de olho nessa dica.

Algumas delas, inclusive, permitem que você utilize sua nota do Enem pra ingressar imediatamente como estudante. É o caso aqui da Pitágoras. Nessas hipóteses, não precisa nem prestar o vestibular se você tiver obtido bom desempenho no exame nacional. Legal, né? Imagina só contar com um ensino de excelência e benefícios exclusivos, como o Canal Conecta!

Vem estudar com a gente!

Apesar de o curso ser muito procurado, existem diversas oportunidades que você pode aproveitar pra garantir uma vaga no ensino superior. Como vimos, há vestibulares de Medicina menos concorridos que permitem alcançar o sonho de ser médico com maior facilidade. Nesse sentido, a Pitágoras pode abrir portas pra sua carreira profissional.

Afinal, a instituição é um dos exemplos de unidade menos acirrada no país. Ao buscar formas de ingresso na faculdade, você garante uma excelente formação técnica voltada pra atuação prática no mercado de trabalho. Isso porque uma das missões da Pitágoras é melhorar os níveis de aprendizagem oferecendo suporte de excelência em todos as suas unidades.

E então? Gostou das nossas dicas de vestibulares de Medicina menos concorridos? Agora que você já sabe que a Pitágoras é uma das faculdades ideais pra esse objetivo, não deixe de se inscrever para o vestibular de Medicina da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content